Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Dilma sanciona lei que altera ordem de candidatos na urna eletrônica


Pelo texto, deputado federal será o primeiro a aparecer durante votação.


TSE ainda vai julgar se mudanças valem para eleições deste ano.

  Felipe Néri Do G1, em Brasília

 A presidente Dilma Rousseff sancionou nesta terça-feira (20) a Lei 12.976, que altera a ordem de aparição dos candidatos a cargos eletivos nas urnas eletrônicas. 

Pelo texto, a primeira votação passará a ser para deputado federal – atualmente, a primeira votação é para deputado estadual ou distrital.

A lei não altera as aparições subsequentes na urna: senador, governador e presidente da República. A lei foi publicada no "Diário Oficial da União".

Procurado pelo G1 sobre se a lei terá validade para as eleições deste ano, o TSE informou que ainda analisará o caso e a previsão é que o julgamento ocorra até 10 de junho.

Com a publicação da lei, volta a valer a ordem de aparição que existia até 2008. 

Em dezembro daquele ano, o TSE publicou resolução que determinava que os candidatos a uma vaga de deputado estadual ou distrital deveriam ser os primeiros a aparecer na lista da urna eletrônica.

Após a mudança aprovada pela corte eleitoral, o deputado Milton Monti (PR-SP) apresentou projeto de lei que retomava a ordem anterior. 


Em sua justificativa, o parlamentar argumentou que a alteração poderia "confundir os eleitores".

"Entendemos que é um equívoco que a foto do candidato a deputado estadual com 5 dígitos no número apareça primeiramente. 


Isso certamente confundirá o eleitor, pois como já dito, é tradição que a foto do candidato a deputado federal anteceda aos demais candidatos", diz o autor do texto na justificativa da proposta.

Na dia em que o texto foi aprovado na Câmara, em 2010, o então presidente da Casa, Michel Temer, informou ao plenário da Casa que o então presidente do TSE, Ricardo Lewandoski, havia ligado para ele para manifestar preocupação com a mudança na ordem de aparição.


 Lewandoski afirmou à época que as urnas já estavam programadas com a configuração estabelecida pelo tribunal.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...