Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, maio 18, 2014

Enchente nos Balcãs deixa 37 mortos e ameaça usinas de energia na Sérvia


É a pior chuva na região dos Balcãs em mais de um século.

Número provavelmente irá subir à medida que as águas baixarem.

Da Reuters
 
Vista aérea da cidade de Orasje, inundada neste domingo (18) (Foto: Reuters)Vista aérea da cidade de Orasje, inundada neste domingo (18) (Foto: Reuters)

Soldados, policiais e moradores de aldeias lutavam para proteger as usinas de geração de energia na Sérvia em meio a enchentes no domingo, quando o número de mortos da pior chuva na região dos Balcãs em mais de um século chegou a 37.

Doze corpos foram recuperados na cidade sérvia mais atingida de Obrenovac, a 30 quilômetros a sudoeste da capital, Belgrado, mas o número provavelmente irá subir à medida que as águas baixarem.

"A situação é catastrófica", disse o primeiro-ministro Aleksandar Vucic a repórteres.

Centenas de soldados e moradores correram para levantar barreiras de sacos de areia ao redor do perímetro da usina de energia Kostolac, a leste de Belgrado, onde um cinegrafista da Reuters disse que águas do rio Mlava, um afluente do rio Danúbio, avançavam cerca de um quilômetro.

Milhares de famílias tiveram de ser enviadas a abrigos (Foto: Reuters)Milhares de famílias tiveram de ser enviadas a abrigos (Foto: Reuters)
Os trabalhadores da usina juntaram-se ao esforço, cavando uma estrada na tentativa de desviar águas que ameaçavam inundar minas de carvão próximas. 

A planta Kostolac gera o equivalente a 20 por cento das necessidades de eletricidade da Sérvia.

Aviões de carga russos transportando barcos, geradores e comida juntaram-se às equipes de resgate de toda a Europa e milhares de voluntários locais para evacuação de pessoas após o rio Sava transbordar.

As chuvas diminuíram e as águas de enchentes retrocederam no domingo em algumas das áreas mais atingidas da Sérvia e da Bósnia, mas o Sava deveria subir ainda mais, segundo previsões.

A EPS, concessionária de energia da Sérvia, disse que uma nova onda de inundação também ameaçava a maior usina da Sérvia, a Nikola Tesla, em Obrenovac.

Inundações já cortaram a geração de energia sérvia em 40%, forçando o país sem dinheiro a aumentar as importações.

"Cada vez mais a água está chegando mais perto, mas por agora as barreiras de defesa de sacos de areia estão segurando", reportou a agência de notícias Tanjug citando o gerente-geral de Kostolac, Dragan Jovanovic.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...