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quinta-feira, maio 22, 2014

Estudantes de Fisioterapia da Unama realiza exposição na Praça da República em Belém

Com o objetivo de levar conhecimento sobre a atividade de um fisioterapeuta, como um profissional que pode ser integrado em todo o sistema de saúde pública ou privada, estudantes universitário da Universidade da Amazônia-UNAMA, em Belém, realizaram uma exposição no último domingo, dia 18, pela manhã, com demonstrações de uso de pequenos aparelhos necessários para reabilitação de alguém que sofreu algum tipo de lesão em algum membro do corpo.

Ao aproximar-me dos jovens estudantes, tive uma recepção calorosa principalmente das estudantes que se prontificaram a me explicar todos os caminhos percorridos para alguém se tornar um fisioterapeuta de ponta. 

Fiquei mais interessado ainda pelo assunto, quando as duas acadêmicas que estavam me dando as explicações sobre a formação de um fisioterapeuta, me disseram que o curso de fisioterapia, possibilita o estudante desta área,  produzir alguns equipamentos de pequeno porte com materiais recicláveis, para atender necessidades emergenciais de algum paciente.

Saiba melhor o que se trata a atividade de um fisioterapeuta: 

O que é o Curso


O Currículo do Curso de Graduação em Fisioterapia busca avançar na concepção dos princípios que norteiam a Universidade por meio da articulação entre o Ensino, Pesquisa e Extensão/Assistência capacitando e possibilitando ao aluno uma formação profissional baseada no saber científico. Propõe a integração e interação de atividades curriculares comuns entre os cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, fortalecendo a prática interdisciplinar e generalista, a partir da compreensão de que o conhecimento se faz por meio da integração dos componentes curriculares.

Incentiva a abertura das discussões científicas no âmbito interdisciplinar e multiprofissional incluindo em seus debates os aspectos biopsicossociais, regionais, políticos, culturais e tecnológicos intrínseca e extrinsecamente nos componentes curriculares.


Nessa perspectiva, a constituição da proposta curricular levou em consideração a formação de um profissional tendo o movimento humano como objeto de estudo em todas as suas formas de expressão e potencialidades abrangendo os conteúdos essenciais que devem estar relacionados ao processo saúde-doença do cidadão, da família e da comunidade, conforme as diretrizes curriculares do curso de Fisioterapia (Arts.3 e 6 da Res.CNE/CES Nº4).


A dinâmica curricular está então configurada a partir da integração em todos os níveis de atenção em saúde, preconizado pelo Sistema Único de Saúde vigente no país, por meio de saberes e práticas contextualizadas nos problemas de saúde pública emergentes na região Amazônica, dando cumprimento à missão institucional da UNAMA estabelecida em seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

O Curso de Fisioterapia da Universidade da Amazônia foi implantado no ano 2000, tendo sido aprovado pela Resolução CONSUN n°013/99 de 03/05/1999 e Resolução CONSEPE n° 006/2000 de 07/01/2000.

Em junho de 2003, recebeu a vistoria, in loco, dos membros da Comissão de Avaliação das Condições de Ensino - Curso de Fisioterapia/Ministério da Educação, que manifestaram parecer favorável ao reconhecimento do Curso.

Objetivos

Visando implantar um curso que tenha como principal característica a qualidade da formação, para suprir com êxito a necessidade de profissionais  no Pará e na Região Amazônica, o Curso de Fisioterapia da Unama objetiva:

a) formar um profissional com conhecimento dos fundamentos e aspectos que constituem o ser humano, para que possa promover a saúde, reconhecer e tratar corretamente os distúrbios do movimento, de acordo com os comprometimentos que possam a estes estar associados;


b) proporcionar aos alunos, conhecimentos através de atividades teóricas e vasta vivência nos diversos campos da Fisioterapia, através da prática, tendo oportunidade de estágio na área clínica, assim como, na ocupacional, educacional e em saúde pública;


c) proporcionar aos alunos condições de desempenho científico, estimulando a participação em pesquisas na área de Fisioterapia, inclusive nas realizadas pelos professores que compõem o corpo docente do curso;


d) fornecer formação que capacite para a atuação interdisciplinar, possibilitando a inter-relação necessária com as áreas que tratem direta ou indiretamente de assuntos relacionados à Fisioterapia;


e) promover com os alunos, debates que favoreçam a tomada de consciência em relação ao papel do Fisioterapeuta no desenvolvimento humano sustentável e da sociedade;


f) proporcionar aos egressos, antigos alunos, formação continuada por meio da atualização, do aperfeiçoamento, da pós-graduação nas áreas específicas e afins da Fisioterapia.

Letycia Vitória Gomes e Aline Valéria Progene são alunas do 5º semestre da Unama

Um comentário:

Anônimo disse...

Bom, gostaria de fazer uma correção, é um pouco tarde para isso, porém, é necessária! O curso que vos fala não é de Fisioterapia e sim TERAPIA OCUPACIONAL! Desde já, obrigada! são cursos totalmente diferentes!

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