Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Ex-diretor da Petrobras entrega o passaporte para a Justiça Federal

Paulo Roberto Costa foi preso durante a Operação Lava Jato.


Ordem do STF garantiu a liberdade provisória para ele, na segunda-feira (20).

Samuel Nunes Do G1 PR
Paulo Roberto Costa, no momento em quem foi solto pela PF, na segunda-feira (19) (Foto: Thais Kaniak/G1) 
Paulo Roberto Costa, no momento em quem foi
solto pela PF, na segunda-feira (19)
(Foto: Thais Kaniak/G1)
O advogado Fernando Fernandes, que defende o ex-diretor da Petrobras, Paulo Roberto Costa, entregou nesta terça-feira (20), o passaporte do cliente dele à Justiça Federal, em Curitiba. A medida atende uma das condições para a liberdade provisória de Costa, concedida pelo ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Teori Zavascki, na segunda-feira (19).

O ex-diretor da Petrobras foi preso durante as investigações da Operação Lava Jato, deflagrada pela Polícia Federal em março de 2014 e que investiga lavagem de dinheiro. 

Conforme as investigações, a quadrilha que seria chefiada pelo doleiro Alberto Youssef, movimentou mais de R$ 10 bilhões ilegalmente.

Paulo Roberto Costa aparece nas investigações por ter, supostamente, facilitado um contrato de uma empresa de fachada mantida por Youssef junto à estatal. 

No momento da prisão, ainda em março, Costa foi flagrado pelos policiais tentando destruir documentos que poderiam provar a ligação dele com o esquema.

A liberdade de Costa só foi concedida após uma reclamação do advogado junto ao STF, na qual ele questiona a competência da 13ª Vara Federal de Curitiba para analisar o caso. 

O motivo é que entre as pessoas citadas no processo aparecem políticos, como o deputado federal André Vargas (sem partido-PR) que possui foro privilegiado. 

Embora Vargas não tenha sido arrolado como réu nos processos da Operação Lava Jato, as ligações dele com o doleiro Alberto Youssef foram enviadas para o STF, que deve investigar e processar o parlamentar, se considerar necessário.

Outros presos

Ainda na segunda-feira, Zavascki respondeu a um pedido de esclarecimento sobre a decisão que soltou Paulo Roberto Costa.


 O juiz federal Sérgio Moro, que cuida do caso, indagou o ministro do STF quanto à extensão da medida tomada por ele. 

O objetivo era saber se a liberdade provisória se estenderia aos outros 11 detidos, mas a resposta foi negativa.

Sérgio Moro alertou o STF sobre a possibilidade de fuga dos acusados para outros países. 

O juiz alegava que todos possuíam amplo poder econômico para empreender a fuga, dado o volume de negócios suspeitos e de dinheiro envolvido nas operações ilegais.

Além de Youssef, também estão presos outros suspeitos de integrar o esquema de lavagem de dinheiro, entre eles, um homem acusado de tráfico de cocaína e outro que está na Espanha.

 Há ainda um acusado foragido.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...