Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Geólogo que descobriu as jazidas de Carajás palestra em Parauapebas

Aproveitando a vinda do geólogo Breno Augusto dos Santos que descobriu a primeira jazida de minério de ferro na Serra dos Carajás em 1967, a Secretaria Municipal de Cultural de Parauapebas (Secult), através do Museu Municipal de Parauapebas, o convidou para ministrar a palestra com o tema “Carajás: Um Caso Histórico”, a ser realizada no auditório do Centro Universitário de Parauapebas (Ceup), quinta-feira, 22, às 19h, quando serão contados detalhes da grande descoberta, que culminou com a criação da cidade de Parauapebas.

A palestra será aberta à comunidade e contará com a presença de autoridades, estudantes e população em geral. 

Na ocasião, Breno dos Santos receberá o título de Cidadão de Parauapebas.  

O geólogo está em Parauapebas desenvolvendo um trabalho, mas aceitou o convite da Secult para participar de alguns eventos, inclusive, como é um dos intermediadores da construção do Museu de Parauapebas, fará parte da mesa quando será anunciada oficialmente a conquista da área para construção do mesmo.

Histórico – Em um vôo de helicóptero o geólogo Breno dos Santos, então funcionário da US Steel, foi obrigado a realizar um pouso de emergência em uma clareira na região. 

Mas aquela clareira não era proposital, eles haviam pousado em uma “canga”, região onde o minério de ferro está tão rente à superfície que a vegetação não consegue crescer de forma normal. 

O geólogo, durante o vôo, havia notado diversas clareiras como aquela pela região, o que não é nada comum. 

Estava descoberta a maior reserva de minério de ferro do mundo.



Postado pelo Jornalista Valter Desiderio Barreto em Belém.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...