Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Oposição cria painel para apontar quem fez indicações para a CPI mista


Objetivo de DEM, PPS, PSB e PSDB é cobrar nomes da base do governo.
Nesta terça, termina prazo para indicação de parlamentares para comissão.

Nathalia Passarinho Do G1, em Brasília
Painel montado pela oposição com os indicados para integrar a CPI mista da Petrobras (Foto: Nathalia Passarinho / G1) 

Painel montado pela oposição com os indicados para integrar a CPI mista da Petrobras (Foto: Nathalia Passarinho / G1)
Para pressionar o PT e siglas da base aliada, a oposição inaugurou na tarde desta terça-feira (20) no Salão Verde da Câmara um painel para mostrar, à medida que forem sendo feitas, as  indicações dos partidos para a CPI mista da Petrobras. 

Também foi lançado um site que acompanhará a tramitação da instalação da comissão.

O prazo de cinco sessões ordinárias para que as legendas apresentem os nomes dos parlamentares que comporão o colegiado termina nesta terça, mas, até a publicação desta reportagem, ainda faltavam as indicações de senadores do PT, PMDB, PDT e PP e de deputados do PT e PROS. A CPI mista será formada por 16 deputados e 16 senadores, conforme a Secretaria da Mesa do Congresso.

“Esse painel é para que o povo brasileiro saiba os partidos que estão boicotando o funcionamento de uma comissão que, de fato, investigue. 

O que eles querem é uma CPI chapa branca, que funcione só no Senado”, disse o líder do DEM na Câmara, deputado Mendonça Filho (PB).

Se os partidos não apresentarem os nomes até esta quarta (21), o presidente do Congresso, Renan Calheiros (PMDB-AL), terá prazo de outras três sessões ordinárias da Câmara para fazer ele próprio as indicações.

A estratégia do governo é postergar a instalação e esvaziar o funcionamento da CPI mista, porque preferem priorizar a comissão que já está em funcionamento no Senado, onde o governo tem ampla maioria e uma base aliada mais fiel.

“Aquela CPI do Senado é punho de renda. Não tem outro objetivo senão tentar jogar o foco  em temas laterais”, disse o deputado Ronaldo Caiado (DEM-GO).

 Para o líder do PSDB, Antônio Imbassahy (BA), ao demorar a indicar nomes para a CPI mista, a base aliada tenta impedir que denúncias contra a Petrobras sejam apuradas.

“Queremos salvar a Petrobras desse verdadeiro crime.

 A presidente Dilma orienta a base para evitar que a Petrobras seja investigada nessas denúncias graves”, disse o tucano. 

De acordo com o líder do DEM, a oposição vai tentar instalar a CPI mista nesta quarta (21), ainda que os partidos da base não tenham apresentado indicações.

“Como temos maioria, independentemente da vontade do governo, vamos reservar uma sala específica para realizar eleição do presidente da CPI. Precisamos de 17 membros para dar quórum”, disse Mendonça Filho.

PT não deve indicar

O líder do PT no Senado, Humberto Costa (PE), disse que o partido “provavelmente” não indicará seus integrantes e deixará nas mãos do presidente Renan Calheiros a escolha dos senadores petistas que participarão da CPI mista.


Ele argumentou que “os trabalhos da CPI no Senado estão consolidados” e uma eventual comissão com deputados servirá apenas de “palanque”.

“Provavelmente não indicaremos integrantes. 

O presidente Renan pode indicar os nomes e vamos participar sem problema”, disse.

Não será a primeira vez que caberá a Renan Calheiros escolher integrantes para CPI.

 Na comissão restrita ao Senado, diante da recusa da oposição de indicar nomes, o presidente designou Lúcia Vânia (PSDB-GO), Cyro Miranda (PSDB-GO) e Wilder Morais (DEM-GO).

Boicote

Mais cedo nesta terça, parlamentares da oposição no Senado boicotaram e não compareceram ao depoimento do ex-presidente da Petrobras José Sérgio Gabrielli à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI, exclusiva do Senado, que investiga a estatal. 


Nenhum integrante do DEM e do PSDB participou da audiência, na qual o executivo disse que a refinaria de Pasadena, no Texas (EUA), estava "barata" à época das negociações.


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...