Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, maio 20, 2014

Sabesp e agência dão números diferentes sobre nível do Cantareira


Para ANA, sistema tinha 22,2% na segunda (19). Sabesp divulgou 26,3%.
Divergência seria consequência da incorporação do volume morto.

Do G1 São Paulo
Represa Jaguari-Jacareí no interior de São Paulo, na divisa com sul de Minas Gerais. Responsável pelo abastecimento de metade de toda a Grande São Paulo, o sistema Cantareira registrou nesta quarta-feira, 30, novo recorde negativo (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)Represa Jaguari-Jacareí no interior de São Paulo, na divisa com sul de Minas Gerais. (Foto: Luis Moura/Estadão Conteúdo)
 
 Sabesp diverge de agência 
sobre nível 
do Cantareira (Denny Cesare/ Estadão Conteúdo)
 
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) e o comitê anticrise liderado pela Agência Nacional de Águas (ANA), responsável por acompanhar a seca do Sistema Cantareira, divulgaram informações diferentes na medição do Sistema desta segunda-feira (19).

 Os números passaram a divergir após a incorporação do volume morto na conta. 

Para a Sabesp, o Cantareira estava com 26,3% do total na segunda, já para a ANA, o número era 22,2%.

A diferença se explicaria porque a ANA incorporou no cálculo da capacidade total do sitema os 182,5 bilhões de litros do volume morto que passaram a ser captados.

 Isso eleva a capacidade total do sistema para 1,164 trilhão de trilhos. Já a Sabesp continuou considerando que a capacidade do sistema é de 982 bilhões de litros.


A partir desses números, a ANA calculou em 22,2% o nível do sistema nesta segunda, enquanto a Sabesp divulgou que o nível era de 26,3%.

Nesta terça-feira (20), o nível caiu novamente, segundo a Sabesp, e chegou a um índice de 26,2%.

Procuradas pelo G1, ANA e Sabesp não se manifestaram nesta terça sobre a diferença nos cálculos do nível do Cantareira.

Crise da água
 
A forte chuva que caiu no domingo na Grande São Paulo não chegou à divisa com Minas Gerais, onde estão concentrados os rios que abastecem o sistema.


A captação do volume morto foi uma das alternativas encontradas para combater a falta de água. O total da reserva técnica é de mais de 400 milhões de metros cúbicos.

O governo oferece bônus de 30% para quem economizar 20% de água e já prometeu que haverá multa para quem gastar mais do que de costume, estratégia criticada por advogados da área de defesa do consumidor.

Em alguns bairros, o governo mudou o fornecimento de água para que as residências sejam abastecidas por represas que não sofrem com a falta de água

. A Sabesp afirma não haver racionamento, mas são vários os moradores de bairros da capital, em especial da Zona Norte, que relatam que ficam sem água durante a noite e em alguns momentos do dia.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...