Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 18, 2014

Mexicano suspeito de tráfico ficará preso até STF decidir sobre extradição



José Diaz Barajas foi detido na segunda-feira (16) no Galeão, no Rio.
Ele e a família pretendiam ver o jogo entre Brasil e México, em Fortaleza.

 

Natalia Godoy Do G1, em Brasília
 



O mexicano José Diaz Barajas, procurado pela DEA (a agência norte-americana de combate às drogas), foi preso pela Polícia Federal no Rio de Janeiro (Foto: Reprodução) 
O mexicano José Diaz Barajas era procurado pela DEA (agência norte-americana de combate às drogas) (Foto: Reprodução)
Detido no Aeroporto Antônio Carlos Jobim (Galeão), no Rio, a caminho de Fortaleza, o suspeito de tráfico de drogas mexicano José Diaz Barajas, incluído na lista vermelha da Interpol, permanecerá preso no Brasil enquanto durar a análise de um eventual pedido de extradição dele para os Estados Unidos, informou nesta terça-feira (17) a Polícia Federal (PF). 

O estrangeiro foi transferido para o Presídio Ary Franco, na Zona Norte da capital fluminense.

Um dos traficantes de drogas sintéticas mais procurados dos EUA e do México, Barajas foi detido pela PF na segunda-feira (16), ao tentar embarcar com a mulher e dois filhos para a capital cearense. 

Ele teria vindo ao Brasil para uma viagem de turismo com a família. 

O mexicano estava com ingressos da Copa do Mundo para o jogo desta terça-feira entre Brasil e México, às 16h, na Arena Castelão.

De acordo com a Polícia Federal, Barajas era procurado há alguns meses pela DEA (agência norte-americana de combate às drogas). 

Ele nunca havia sido preso.

A PF relatou que o traficante cruzou de carro, na última terça (10), a fronteira da Argentina com o Brasil, pelo município de Foz do Iguaçu (PR). 

De lá, seguiu de avião até o Rio de Janeiro.

saiba mais
Coordenador-geral de Cooperação Internacional da PF, o delegado Luiz Cravo Dorea explicou que caberá ao ministro Marco Aurélio Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), relator do processo na Corte, analisar o eventual pedido de extradição do mexicano para os Estados Unidos.

O governo americano, informou a PF, tem até 90 dias para encaminhar ao Ministério da Justiça brasileiro o pedido de extradição de Barajas. 

Caberá, então, à pasta repassar a solicitação ao Supremo. 

Se os EUA não formalizarem o pedido dentro do prazo, o traficante será liberado.

Estrangeiros barrados

Durante coletiva de imprensa em Brasília, o delegado da PF Luiz Cravo Dorea informou que, desde que começou a Copa do Mundo, 15 estrangeiros foram impedidos de entrar no país. 


Segundo a PF, os motivos que levaram às proibições de ingresso no Brasil são de caráter administrativo. 

A corporação não explicou quais foram os problemas identificados.

Dos 15 estrangeiros barrados, são nove argentinos, dois norte-americanos, dois angolanos e dois nigerianos.  

A PF afirmou que, durante o Mundial da Fifa, tem atendido diariamente cerca de cem solicitações de pedidos de informações sobre estrangeiros.

Durante coletiva em Brasília, a PF mostrou que a prisão do suspeito de tráfico já está atualizada na lista vermelha da Interpol (Foto: Vianey Bentes / G1)Durante coletiva em Brasília, PF mostrou que a prisão do suspeito de tráfico de drogas já está atualizada na lista vermelha da Interpol, a polícia internacional (Foto: Vianey Bentes/G1)
 

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...