Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, junho 18, 2014

Reservistas de Parauapebas dispensados da obrigatoriedade da prestação do serviço militar prestam juramento à Bandeira no último dia 13.

O governo Valmir Queiroz Mariano através da Secretaria Municipal de Assistência Social - SEMAS, tendo como titular da pasta  Leudicy Leão, em parceria com a Junta de Serviço Militar de Parauapebas instalada na Praça da Cidadania, Bairro Rio Verde, nas instalações do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), antes conhecido por Casa do Cidão, com as presença dos representantes da 5ª Delegacia do Serviço Militar o 2º Ten. QAO Adm. G com, MARCELO MELLO DE MENEZES, Delegado da 5ª Del. SM/ 28 CSM, e o Sargento OLAVO, realizou no dia 13 do corrente mês na Praça da Cidadania, uma cerimônia de juramento a Bandeira de aproximadamente 500 reservistas que foram dispensados da obrigatoriedade de servirem as Forças Armadas Brasileira, e no mesmo dia, cada um recebeu sua carteira de reservista, documento indispensável que comprova sua quitação com o serviço militar. 

Além do Tenente Marcelo Melo e o Sargento Olavo, fazem parte do quadro da Junta Militar de Parauapebas, os servidores públicos do município, Claudiane, Denise, Maria Antônia, Edvânia, Rosangela, Liane e Benevânia, que atendem diariamente de segunda a sexta-feira, das 08 da manhã as 14 horas, de 100 a 150 pessoas não só do município de Parauapebas, como dos demais municípios vizinhos. 

Quem está a frente do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC), é a nossa competentíssima amiga CARMEM CARUME, que desde que assumiu esse setor de suma importância para os cidadãos parauapebenses, só tem demonstrado sua capacidade de grande administradora pública e engrandecido a administração do governo "Mãos que Trabalham".


PARA O SEU CONHECIMENTO:


O que é Serviço Militar


  
1. A Constituição Brasileira (Promulgada em 05 Out 88) determina que todos os brasileiros (natos, naturalizados, ou por opção) estão obrigados à prestação do Serviço Militar;
2. O Serviço Militar consiste no exercício de atividades específicas desempenhadas nas Forças Armadas - Exército, Marinha e Aeronáutica - e compreenderá a mobilização para todos os encargos relacionados com a Defesa Nacional;
3. Todos os brasileiros (sexo masculino), no ano em que completarem 18 anos de idade, estão obrigados a realizar o Alistamento Militar na Junta de Serviço Militar mais próxima de sua residência;
4.  As mulheres estão isentas do Serviço Militar em tempo de paz;
5. O Alistamento Militar é obrigatório e deverá ser realizado no período compreendido entre 2 de Janeiro até 31 de Maio;
6. A obrigação para com o Serviço Militar inicia-se no ano em que o cidadão completa 18 (dezoito) anos de idade e se encerra no ano em que completa 45 (quarenta e cinco) anos.



COMO ALISTAR-SE
Clique aqui para conhecer o processo de alistamento. 


QUEM É O PRESIDENTE DA JSM 

1.  A Junta de Serviço Militar é presidida pelo Prefeito Municipal, tendo como Secretário, um funcionário da Prefeitura, de reconhecida idoneidade moral;


DOCUMENTOS FORNECIDOS

1. Certificado de Alistamento Militar (CAM) que comprova a apresentação para a prestação do Serviço Militar. 

Tem prazo de validade, com prorrogação em determinados casos; 
2. O cidadão, que for dispensado da prestação de Serviço Militar deverá requerer o seu Certificado de Dispensa de Incorporação - CDI, recolhendo a Taxa Militar, a ser recolhido em qualquer agência do Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal ou Correios; 
3. Certificado de Reservista de 1ª categoria para aqueles que, tendo servido em Organização Militar da Ativa (OMA), atingiram um grau de instrução que lhes permita o desempenho de funções determinadas; 
4. Certificado de Reservista de 2ª categoria para aqueles que só tenham recebido instrução que lhes permite o desempenho de funções gerais, ou que tenham servidos em TG com aproveitamento; 
5. Certificado de Isenção (CI) para os brasileiros incapazes física ou outros e os Licenciados a Bem da Disciplina;
6.·Certificado de Dispensa do Serviço Alternativo (CDSA), para os brasileiros que optarem por convicção religiosa (Testemunho de JEOVÁ).

APÓS O ALISTAMENTO
  
1.  Os cidadãos alistados serão encaminhados pela Junta de Serviço Militar para concorrerem à Seleção para as Organizações Militares de Exército ou para os Tiros de Guerra, serão submetidos a uma avaliação física e psicológica; 
2.  Os aptos na Inspeção Médica, realizada na Seleção Geral, passarão por várias outras avaliações que sendo Aptos, também, serão encaminhados para a fase seguinte, denominada DESIGNAÇÃO, e os não aptos na Inspeção Médica e nas outras avaliações serão DISPENSADOS e encaminhados a Junta de Serviço Militar para requererem o Certificado de Dispensa de Incorporação;
3.  O objetivo final do Serviço Militar é contribuir para a Defesa Nacional, cumprindo preceitos na Constituição Brasileira.



O SERVIÇO MILITAR NO MUNDO 
1.  A maioria dos países do mundo (inclusive os ocidentais) adota o Serviço Militar Obrigatório. 

Alguns países que adotam o Serviço Militar Voluntário passam por uma crise no recrutamento de seus efetivos (a Inglaterra recruta presidiários que não cometeram crimes graves / os EUA estudam a revogação do Serviço Militar Voluntário).

O SERVIÇO MILITAR NO BRASIL 

1.  O Brasil na pratica já adota o Serviço Militar Misto (mais da metade do efetivo do Exército é composta por profissionais voluntários): 
a.  O Brasil é um país continente, com enormes diferenças regionais, milhares de quilômetros de fronteira e vazios demográficos extensos.  

b.  O efetivo militar do Brasil é um dos menores do mundo (proporcionalmente à sua população).  

c.  A constituição de 1988 consagrou o Serviço Militar Obrigatório. 

d.  Atualmente a grande maioria dos conscritos alistados é voluntária.  

e.  O Serviço Militar Obrigatório torna as Forças Armadas uma representação mais fiel da sociedade brasileira, não havendo qualquer distinção de classe social, raça ou religião.
 
f.  Possibilita que um grande número de brasileiros passe por suas fileiras exercitando cidadania e civismo. 

g.  Evita o distanciamento entre o Exército e a sociedade, reforçando seus vínculos.  

h.  Processo seletivo rigoroso (universo de escolha mais amplo).  

i.  Reforça o caráter nacional da Instituição (brasileiros de todas as origens prestando serviço em regiões mais distantes e vazias demograficamente). 

j.  Permite manter os efetivos das Organizações Militares completos e renovados ano a ano. 

k.  Permite menor custo de manutenção de efetivos (o custo de um efetivo totalmente profissional é extremamente elevado, o que poderia onerar tremendamente toda a sociedade).  

l.  Cada país adota o sistema de Serviço Militar próprio, o Brasil como a maioria dos países do mundo adotou a Obrigatoriedade, levando em conta suas necessidades de defesa, sua situação econômica e sua conjuntura social. 

m. Mesmo aqueles que inicialmente não são voluntários passam, na sua maioria a gostar a sentir falta do tempo do quartel.   n. É comum os não voluntários se transformarem nos melhores soldados incorporados.  

o.  Complementa o processo de amadurecimento e socialização iniciado nos lares e nas escolas, buscando desenvolver valores morais e éticos.  

p.  Além da Defesa Nacional, o grande objetivo do Serviço Militar é transmitir o sentimento de respeito às leis e às instituições. 
q.  Toda a instrução militar transmitida busca reforçar a disciplina e o aprimoramento pessoal, devolvendo à sociedade um jovem mais preparado e maduro.
CARREIRA MILITAR
 
A Carreira Militar - a única maneira de seguir a carreira é a prestação de concurso público a nível Nacional, nas diversas opções prevista nas escolas militares do Exército, da Marinha e da Aeronáutica.
PATRONO DO SERVIÇO MILITAR

16 DE DEZEMBRO, DIA DO RESERVISTA. 

NESSE DIA DO ANO DE 1865, NASCIA OLAVO BILAC, POETA E ESCRITOR DE ELEVADA SENSIBILIDADE HUMANÍSTICA, EXPOENTE MÁXIMO DO PARNASIANISMO. 

DEDICOU OS ULTIMOS ANOS DE SUA VIDA A UMA CRUZADA INCANSÁVEL E MEMORÁVEL EM PROL DO SERVIÇO MILITAR OBRIGATÓRIO, ENOBRECENDO-O A PONTO DE CONSIDERÁ-LO ANTES QUE UM DEVER, UMA HONRA; HONRA QUE PROPUNHA DIVIDIDA ENTRE TODA JUVENTUDE DO PAÍS, AO EXORTÁ-LA E A DEDICAR-SE INTEIRAMENTE AO SERVIÇO DA PÁTRIA. 

HONRA QUE DECORRE DA RENUNCIA DO INDIVIDUAL EM FAVOR DA SEGURANÇA E INTERESSE DA PÁTRIA. 

"DEFINITIVA PÁTRIA", ESCREVEU INSPIRADO, "QUE QUEREMOS CRIAR FORTE E LIVRE; PACÍFICA, MAS ARMADA, MODESTA, MAS DIGNA; DADIVOSA PARA OS ESTRANHOS, MAS ANTES DE TUDO MATERNAL PARA OS FILHOS, LIBERAL, MISERICORDIOSA, SUAVE, LÍRICA, MAS ESCUDADA DE ENERGIA E PRUDÊNCIA, DE INSTRUÇÃO E DE CIVISMO, DE DISCIPLINA E DE COESÃO, DE EXÉRCITO DESTRO E DE MARINHA APARELHADA, PARA SEGURAR E DEFENDER A NOSSA HONRA, A NOSSA INTELIGÊNCIA, O NOSSO TRABALHO, A NOSSA JUSTIÇA E A NOSSA PAZ!".

RESERVISTA BRASILEIRO! NO SEU DIA, AS HOMENAGENS DO EXÉRCITO BRASILEIRO, NA INSIGNE FIGURA DE OLAVO BILAC, PATRONO DO SERVIÇO MILITAR.



A PÁTRIA 

A Pátria, cujo segurança cabe a todos os brasileiros garantir, individual e coletivamente - o Brasil - é a terra onde nascemos, onde vivemos em comum, com as mesmas tradições, sujeitas às mesmas leis, costumes de governo.
"A língua, os hábitos, as tradições, o culto e a lei são os fundamentos da nacionalidade". 


A individuação da nossa Pátria é o resultado do trabalho e sacrifício das gerações que nos antecederam. Após séculos de esforço e de fé, legaram-nos, os antepassados, um Brasil livre, soberano e leal ao símbolo impresso pelo Criador no Céu da Pátria - o Cruzeiro do Sul. 


Realmente, a Constituição, impulsionadora da vida nacional, incorporou os interesses nacionais e as aspirações dos brasileiros, herdados de milênios de civilização, entre os quais: o direito de glorificar a Deus; o respeito à dignidade da criatura humana: o amor à liberdade, em todas as suas manifestações; a segurança de que todo o poder emana do povo e em seu nome deverá ser exercido; a livre iniciativa, apenas subordinada a realização da justiça social; a valorização do trabalho como condição da dignidade humana; o direito da educação, dada no lar e na escola e inspiradas nos ideais de liberdade solidariedade e no princípio da unidade nacional; o ideal do desenvolvimento econômico, mas em bases morais e sem perjúrio aos ideais cristãos e democráticos.


SÍMBOLOS DA PÁTRIA

A Lei 5.700, de 1º Set 1971 e suas modificações, Dispõe sobre a forma e a apresentação dos Símbolos Nacionais, e dá outras providências.
 

Art 1º - São Símbolos Nacionais, e inalteráveis: A BANDEIRA NACIONAL, o HINO NACIONAL, as ARMAS NACIONAIS e o SÊLO NACIONAL. 


A BANDEIRA é o retrato e o HINO é a voz sacrossanta da Pátria, síntese, ambos, dos nossos ideais de brasileiros. 
 bandeira_do_brasil

ARMAS NACIONAIS estão nas frontaria das repartições públicas Federais, Estaduais,e Municipais, nos Fóruns, Câmara dos Vereadores e Organizações Militares.

Armas_Nacionais
SÊLO NACIONAL será usado para autenticar os atos de governo e bem assim os diplomas e certificados expedidos pelos estabelecimentos de ensino oficiais ou reconhecidos.  


São cores Nacionais o VERDE e o AMARELO (Art 28, da Lei 5.700, de 01 Set 1971).

selo-nacional-brasileiro
A FAMÍLIA 

Defendendo a Pátria, defendemos a FAMÍLIA, núcleo natural e básico da organização do Estado democrático. 

Realmente, nela começam a desenvolver-se forças altruísticas que permitem ao homem romper o invólucro do egoísmo. 

A participação da família na ação educativa dos filhos de uma democracia é fundamental. 

Tem direito a proteção especial dos poderes Públicos.           

Temos o dever moral e legal de amar e proteger a família e defender o lar. 

A segurança da Pátria democrática e a segurança da família se entrosam e se completam.







Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...