Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, julho 15, 2014

Facebook testa formato ‘leve’ de imagem criado pela Mozilla

mozjpeg faz imagens serem 5% menores do que as fotos em JPEG.
Rede social doou US$ 60 mil para desenvolvimento do mozjpeg 3.0.

Do G1, em São Paulo
 
O Facebook começou a testar um formato de imagem criado pelo Mozilla que é mais “leve” do que o amplamente utilizado JPEG. 

As fotos são um problema para os sites se tornarem mais rápidos de carregar, à medida que são uma grande parte do tráfego na web.

A Fundação Mozilla, que desenvolve o navegador Firefox, é uma das empresas preocupadas em buscar uma alternativa de formato de imagem que seja menos pesado sem perder a qualidade. 

No ano passado, o órgão realizou um estudo que comparou o JPEG a uma série de formatos, como o WebP, suportado pelo Google.

A conclusão da companhia foi a de que nenhuma dessas alternativas oferece uma melhoria tal que exija uma mudança na web para suportá-la.

 A saída foi, segundo a Mozilla, tornar o JPEG ainda melhor. 

Dessa forma, nasceu o mozjpeg, cuja versão 2.0 foi lançada nesta terça-feira (15). Imagens em mozjpeg tem seu tamanho reduzido em 5% se comparadas àquelas em JPEG.

A equipe do Facebook aproveitou o anúncio para informar que já faz testes com a versão, para melhorar a compressão de imagens na rede social. 

Além disso, doou US$ 60 mil para contribuir com o desenvolvimento da tecnologia, incluindo a próxima geração, mozjpeg 3.0.

“O Facebook apoia o trabalho que a Mozilla tem feito em construir um codificador JPEG que possa criar menores JPEGs sem comprometer a qualidade visual das fotos”, disse Stacy Kerkela, gerente de engenharia de software no Facebook

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...