Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, setembro 13, 2014

Japonesa recebe primeiro implante de células humanas reprogramadas


Cirurgia aconteceu nesta sexta-feira, em hospital da cidade de Kobe.
Células iPS são consideradas como a nova geração de células-tronco.

Da France Presse
Imagem divulgada pelo Instituto Riken mostra uma folha de retina preparada a partir de células iPS. Material foi usado em cirurgia realizada nesta sexta-feira (Foto: Riken/Jiji Press/AFP)
Uma equipe de pesquisadores
Imagem divulgada pelo Instituto Riken mostra material preparado a partir de células iPS que foi usado em cirurgia realizada nesta sexta-feira (Foto: Riken/Jiji Press/AFP)



saiba mais


japoneses realizou nesta sexta-feira (12) a primeira intervenção cirúrgica mundial com células pluripotentes induzidas (iPS) humanas – consideradas a nova geração de células-tronco – para tratar uma doença ocular que pode causar cegueira.

A cirurgia, que durou duas horas, faz parte dos primeiros testes clínicos globais em seres humanos com esta técnica de medicina regenerativa.

A paciente é uma mulher de 70 anos, explicou a equipe médica da Fundação para a Investigação Biomédica e Inovação (Ibri) de Kobe, associada a Masayo Takahashi, diretora do Instituto Público Riken. 

O objetivo deste primeiro procedimento é verificar sua segurança e tentar melhorar o estado de saúde da paciente. 


Segundo os cientistas, o procedimento desta sexta-feira consiste em tratar uma variante da degeneração macular associada à idade (DMLA), que é a principal causa da cegueira em pessoas com mais de 55 anos nos países industrializados. 

Para conseguir isso, os cientistas criaram células da retina da paciente a partir de células iPS e as implementaram.


Em 2012, o pesquisador japonês Shinya Yamanaka e o britânico John Gurdon receberam o Prêmio Nobel de Medicina pela criação de um método que permite reprogramar células adultas em células-tronco.

Entenda o que são as células iPS
Na natureza, após a fecundação, o óvulo se divide e rapidamente aparecem as células que dão origem a todos os tecidos do corpo. 

São as células-tronco embrionárias pluripotentes que têm a capacidade para gerar todos os tipos de células.

Porém, com o desenvolvimento do embrião, as células se especializam e perdem a capacidade de se transformar em células com diferentes funções (células nervosas, cardíacas e etc).

Os cientistas descobriram que era possível reprogramar uma célula adulta para fazê-la recuperar as características de uma célula-tronco embrionária. 

Assim, com a tecnologia iPS é possível obter praticamente qualquer tipo de célula do corpo.

Essas células apresentam vantagens semelhantes às das células-tronco embrionárias, mas não envolvem o problema ético relacionado com a necessidade de manipular embriões.

As iPS podem ser uma fonte de células para fazer tudo, por exemplo, testar novas drogas ou estudar doenças.

Para a terapia celular experimental, elas não levam o risco inicial de rejeição por parte do corpo, porque vêm do próprio paciente. 

Mas ainda há um longo caminho a percorrer antes de assegurar a sua total segurança.

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bom trabalho tecnico científico que está acontecendo no japao ..ta bom dos políticos brasileiros prometerem o que nao pode cumprir e começar a investir em educação e tecnologia ..

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...