Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, setembro 24, 2014

O sucesso ou o fracasso nos negócios é resultado de as pessoas trabalharem ou não eficientemente juntas em equipe.



Quero neste resumido texto de psicologia de administração de empresas, disciplina que ministrei por alguns anos no Curso de Administração de Empresas, em escolas públicas, equivalente ao antigo 2º Grau, hoje conhecido como Nível Médio, parabenizar os servidores do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas - SAAEP, pelo espírito de união e cooperativismo desenvolvidos entre os colegas de trabalho que atuam nos diversos setores desta autarquia responsável pela excelente administração da água e do esgoto do município de Parauapebas, no governo "MÃOS QUE TRABALHAM", tendo sob seu comando, o prefeito Valmir Queiroz Mariano.

O que nos leva a prestar esta homenagem aos servidores do SAAEP, é a observação que tenho feito no dia a dia sobre o desempenho do espírito solidário que tem perdurado em cada servidor desta autarquia em colaborar com seu colega de trabalho independentemente dos setores que cada um é lotado, sem nenhum espírito de concorrência ou competição com seus colegas, demonstrando com essa atitude que o interesse de todos ali é primarem pelo sucesso e o bom andamento do modelo de administração participativa herdada do então gestor Gesmar Costa. Exemplo disso, foi a visita dos acadêmicos universitários da Faculdade Metropolitana de Marabá e da UNISA em Parauapebas, no penúltimo sábado deste mês, dia 20, em que servidores de diversos departamento do SAAEP se uniram para recepcionarem a contento os futuros engenheiros Civis e de Meio Ambiente, em visita as ETAs e ETE do município. 

Até o chefe de gabinete do atual gestor Paulo Galdino, Sérgio Neto, conhecido carinhosamente por "Sergel", se fez presente, assim como a Bióloga Shirley Cravo que deu um show de informações aos universitários sobre o tratamento do esgoto nas ETEs, os técnicos Manoel Vasconcelos, Perisvaldo Limeira, o engenheiro Izael, diretor operacional Fabiano Lima, o engenheiro químico Clênio, a engenheira química Keila, apoio operacional (operadores e engenheiros), o setor de envase na pessoa da Natália, responsável pela distribuição da água potável envasada em copos, para as secretarias do município, serviço de copa (cozinha) que colaboraram na manutenção, supervisor das ETAs, Adão, setor de transporte que disponibilizou transportes aos servidores e aos alunos da UNISA. 

Lógico que não poderíamos deixar de falar da participação direta do departamento de Educação Ambiental da autarquia, responsável pela condução de visitantes nas ETAs e ETEs do município como também promover campanhas de sensibilização em relação ao desperdício da água tratada e preservação da natureza e meio ambiente,  através das educadoras ambiental Vilma Pereira, Jacilene da Costa, Maria Izabel Ferreira, coordenadas pela pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, chefe daquele departamento,  Ebrhaim Muniz e Ernane de Paula fizeram imagens da visita.

O trabalho de equipe é a chave da gestão moderna.


Gestores bem-sucedidos trabalham através da equipe e o sucesso deles depende do sucesso da equipe.

Uma característica-chave de uma equipe é que os membros têm um propósito em comum e dependem uns dos outros para o melhor desempenho.

A equipe pode melhorar o seu desempenho se tiver uma forma de identificar onde estão suas fraquezas e a oportunidade de discutir e implementar melhorias.

Manutenção das equipes:

Comunicação

EU LEVO OU DEIXO?

Diz a lenda que Rui Barbosa, ao chegar em casa, ouviu um barulho estranho vindo do seu quintal.

Chegando lá, constatou haver um ladrão tentando levar seus patos de criação.

Aproximou-se vagarosamente do indivíduo e, surpreendendo-o ao tentar pular o muro com seus amados patos disse-lhe:

- Oh, bucéfalo anácrono!

Não o interpelo pelo valor intrínseco dos bípedes palmípedes, mas sim pelo ato vil e sorrateiro de profanares o recôndito da minha habitação, levando meus ovíparos à sorrelfa e à socapa.  

Se fazes isso por necessidade, transijo; mas se é para zombares da minha elevada prosopopeia de cidadão digno e honrado, dar-te-ei com minha bengala fosfórica bem no alto da tua sinagoga, e o farei com tal ímpeto que te reduzirei à quinquagésima potência que o vulgo denomina nada.

E o ladrão, confuso, diz: - Doutor, eu levo ou deixo os patos?

A COMUNICAÇÃO NAS ORGANIZAÇÕES

A comunicação é a utilização de qualquer meio pelo qual uma mensagem é transmitida.

Podemos dizer que a comunicação é a transmissão de um modo de pensar, de ser e de sentir.

É através da comunicação que as pessoas conseguem expressar suas emoções, motivar outras pessoas, transmitir fatos, opiniões e experiências.


Um grande engano ocorre quando se confunde comunicação com falar.

Comunicação é muito mais do que simplesmente o ato da fala.

Ela envolve outros sentidos que, na maioria das vezes, não são considerados como importantes.

Ver, ouvir, sentir são, constantemente, esquecidos quando se discute o processo de comunicação.



Muitas pessoas falam, e por não saber COMUNICAR, provocam danos irreparáveis na sua rede de relações humanas, principalmente na rede de relacionamentos profissionais.


Muitas pessoas escutam, mas não ouvem.

Muitas olham, mas não vêem.

Ouvir requer muita prática e paciência.

Requer a capacidade de saber segurar o impulso da impaciência para deixar a outra pessoa se expressar.

Quando você estiver ouvindo, foque sua atenção somente na outra pessoa.

Escute, veja, sinta o que ela tem a dizer.

Escute não somente o que está sendo dito, mas preste atenção principalmente no que não está sendo dito.


Obs.

Estamos a disposição para ministrar palestras ou curso sobre o tema acima abordado para qualquer empresa privada, administrações públicas, e instituições de ensino público e privado de nível médio ao superior. 

Texto:

Jornalista Valter Desiderio Barreto

Fotos:
Arquivo do SAAEP Operacional.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...