Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, setembro 30, 2014

Parauapebas é o primeiro municipio do Pará a oferecer métodos comtracept...


Parauapebas oferece 500 laqueaduras modernas este ano

IMAGEM LAQUEADURA 2
 
LAQUEADURA IMAGEMEssure, o mais moderno método de laqueadura, tem sido oferecido pelo serviço de saúde do município por meio do Programa de Planejamento Familiar. Mas muitas mulheres ainda desconhecem a informação que pode mudar suas vidas.
A iniciativa visa beneficiar gratuitamente mulheres que não querem ter mais filhos, através da laqueadura tubária por Essure, método definitivo de contracepção minimamente invasivo, com eficácia de 99,8%.
Essure está disponível para todas as pacientes da rede pública de saúde participantes do Programa de Planejamento Familiar de Parauapebas. “É um procedimento rápido, ambulatorial e minimamente invasivo, praticamente indolor, dispensa anestesia, não contém medicamentos ou hormônios. A colocação não dura mais do que 10 minutos e a paciente sai do ambulatório e pode voltar normalmente para suas atividades, sem necessidade de repouso. Do ponto de vista do sistema de saúde, há ainda a vantagem de que não há a ocupação de leitos hospitalares ou centros cirúrgicos”, explica o médico ginecologista Dr. Marcelo Barbosa Castro, encarregado de realizar os procedimentos de Essure nas pacientes do município.
Desde o lançamento da campanha para a comunidade, em março, já foram realizados mais de 100 casos. “As mulheres procuram por este método definitivo quando descobrem que não ficarão internadas, o que antes era motivo de rejeição do método convencional da laqueadura cirúrgica, já que muitas delas não têm com quem deixar os filhos. E gostaram tanto que houve aumento na procura, a nossa meta é realizar aproximadamente 80 casos por mês e chegar ao total de 500 procedimentos este ano”, informa a enfermeira Ruth Pinto, Coordenadora do Programa Saúde da Mulher no município.
Imagem do microimplante Essure

Considerado como primeira opção entre as mulheres europeias e norte-americanas, o método é aprovado pela Anvisa – Agência Nacional de Vigilância Sanitária desde 2009. No Brasil, há registros de mais de 3.000 mulheres que colocaram Essure e 750 mil no mundo. Além do Pará, outros estados já disponibilizam a técnica, como o Distrito Federal, Espírito Santo, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins.
Como funciona o método
Essure é um dispositivo que consiste em um microimplante macio e flexível, de apenas quatro centímetros, em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina por um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das tubas uterinas.
Nas semanas que se seguem ao procedimento, o corpo e os microimplantes trabalham juntos para formar uma barreira natural que impede o espermatozoide de alcançar o óvulo. Por esse motivo, durante os três primeiros meses, a paciente deve continuar a usar outra forma de contracepção. Após este período, é realizado exame de imagem da pelve e, confirmada a oclusão, não é mais necessário o uso de outro método contraceptivo.
O procedimento também é especialmente indicado para mulheres que apresentam efeitos adversos a outros métodos contraceptivos e que não desejam mais ter filhos, além de ser também uma excelente opção para as mulheres que apresentam alguma patologia que aumente os riscos cirúrgicos como, por exemplo, hipertensão, cardiopatia, diabetes, obesidade, entre outras.

Métodos para Laqueadura Tubária

LaparotomiaLaparoscopiaHisteroscopia
Realizado em Centro CirúrgicoRealizado em Centro CirúrgicoRealizado em Ambulatório
Uma incisão grandeDuas ou três incisões pequenasSem cortes
Exige AnestesiaExige AnestesiaDispensa Anestesia
Exige InternaçãoExige InternaçãoDispensa Internação
Analgesia pós-operatóriaAnalgesia pós-operatóriaDispensa Analgesia
Uma cicatriz grandeDuas ou três cicatrizes pequenasSem Cicatriz
Repouso/Restrições por 30 diasRepouso/Restrições por 15 diasRetorno Imediato às Atividades
1 procedimento/2 horas1 procedimento/2 horas8 procedimentos/2 horas
Procedimento InvasivoProcedimento InvasivoMinimamente Invasivo
Exames pré-operatóriosExames pré-operatóriosUma radiografia simples da pelve (pós-operatório)
Equipe médica extensaEquipe médica extensaEquipe mínima (duas pessoas)

Segundo a Lei 9.263, para ser submetida à laqueadura a mulher precisa ter mais de 25 anos ou dois filhos. Além de uma reunião de Planejamento Familiar. A cirurgia não pode ser feita no momento do parto, a não ser que a mulher tenha algum problema grave de saúde ou tenha feito várias cesarianas.

Serviço:
O serviço municipal de Parauapebas tem convocando as mulheres interessadas em não ter mais filhos a comparecerem a uma Unidade de Saúde do município e mencionarem que querem realizar a Laqueadura Ambulatorial.
Após se inscreverem e participarem do Programa de Planejamento Familiar, a unidade de saúde encaminha a documentação das pacientes para o Centro de Controle e Avaliação da Secretaria Municipal de Saúde, que é encarregado de avaliar e autorizar o procedimento e entrar em contato com as selecionadas. Os procedimentos acontecem na USF – Unidade de Saúde da Família do bairro Liberdade I.



O Secretário de saúde do município de Parauapebas, Rômulo Maia, tem procurado oferecer a população paraupebense um atendimento de qualidade na área da saúde pública, principalmente as mulheres que não desejam ter mais filhos. E para garantir a essas mulheres um tratamento seguro e sem nenhum risco a sua saúde, ele adquiriu esse moderníssimo dispositivo que consiste em um microimplante macio e flexível, de apenas quatro centímetros, em titânio e níquel (materiais que apresentam excelente compatibilidade com o organismo) que, introduzido pela vagina por um equipamento extremamente fino (histeroscópio), é colocado em cada uma das 
tubas uterinas. 

No último dia 26 do mês findo, houve uma coletiva da imprensa local promovida pela Assessoria de Comunicação de Parauapebas (ASCOM) que contou com a participação do Secretário Municipal Rômulo Pereira, e alguns jornalistas e proprietários de veículos de comunicação. 

A maioria dos profissionais da comunicação de Parauapebas presentes aquela coletiva, limitou-se apenas em fazer perguntas aos titulares das pastas da saúde e da educação, além do Procurador Geral do Município de Parauapebas Marcones Santos, sobre as denúncias de supostas irregularidades no governo Valmir Mariano, e de tão repetitiva que eram as perguntas,  que pareciam mais um interrogatório de criminosos em uma sala do tribunal de júri, ao ponto do Secretário de Saúde Rômulo, fazer uma observação aos jornalistas que persistiam em repetir as mesmas perguntas, porque que eles não perguntavam sobre os benefícios dos investimentos que o governo Valmir Mariano esta fazendo em diversos setores da saúde do município, principalmente tomar conhecimento sobre a importância do dispositivo ESSURE para as mulheres parauapebenses, e divulgar em seus veículos de comunicação. 

Aproveito esta oportunidade para parabenizar o Secretário Municipal de Saúde Rômulo Pereira pelos esclarecimentos dados na entrevista daquela enfadonha coletiva do dia 26 do mês corrente, sobre denúncias de supostas irregularidades não comprovadas, na pasta que o mesmo é o titular, sem deixar quaisquer dúvidas sobre a transparência do trabalho que tem realizado como profissional da saúde em pró da população de Parauapebas, como nunca havia acontecido nos governos que antecederam o atual governo Valmir Queiroz Mariano.  


Valter Desiderio Barreto.



Um comentário:

Andreia de Jesus Nascimento disse...

Quero parabenizar aqui o trabalho que o secretário municipal de saúde está fazendo no município em benefício não só da população em geral, mas principalmente para nós mulheres de Parauapebas que já estamos sendo beneficiadas com esse novo método de laqueadura de nome Essure que não precisamos ficar mais internadas. Eu mesma já fui beneficiada com esse novo método de laqueadura e indico para as minhas amigas que não desejam ter mais filhos. É muito confortável e não provoca nenhuma reação desagradável no nosso organismo. As pessoas que vive falando mal do atendimento do hospital municipal de Parauapebas é porque não precisa ser atendido por ele, porque graças a Deus toda vez que precisei procurar atendimento nesse hospital municipal, sempre fui bem atendida, os profissionais de lá nos tratam muito bem, das faxineiras aos médicos sempre nos tratam com educação. Acabei de ler um depoimento neste blog de uma moradora de Curionópolis que se chama Janaína de Souza que me sentir até orgulhosa da minha cidade quando ela fala do bom atendimento que recebe dos funcionários e dos médicos quando precisa, isso para nós moradores daqui de Parauapebas é uma referência muito boa, inclusive essa senhora está vindo morar aqui por causa do hospital público e por causa também do nível de ensino das escolas do município. O nosso prefeito Valmir também está de parabéns que tudo isso está acontecendo é porque ele está investindo em profissionais competentes para lhe ajudar no seu governo, isso não aconteceu nos outros governos da nossa cidade. Votei em você em 2012 prefeito Valmir e se você se candidatar em 2016 eu vou votar em você novamente, porque eu quero que nossa Parauapebas continue evoluindo com a sua administração, porque só assim eu sei que meus três filhos vão ter oportunidade de crescer profissionalmente aqui.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...