Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, setembro 27, 2014

Academia Parauapebense de Letras




Parauapebas, na noite do dia 16 de setembro de 2014, em uma reunião dos escritores locais, formalizam o sonho de anos a criação e fundação da APL - Academia Parauapebense de Letras. 

Cujo, na oportunidade de sua constituição a primeira diretoria eleita por aclamação tendo o Poeta- Paulo Poeta Reis como Presidente, a escritora Terezinha Guimarães como Vice-Presidenta, O Jornalista Waldir Silva como 1º Secretario, O escritor Cordelista Lima Rodrigues como 2º Secretario, o poeta Rubens Moraes, como 1º Secretario,o escritor Denilson Elias, como 2º Tesoreiro e a escritora Rosa Ibiapina como Diretora de Biblioteca




Esta faltando nesse quadro de membros dessa academia de letras parauapebense que foi fundada agora, nosso amigo que é o primeiro escritor representante do nosso município, professor Valter Desiderio Barreto, e que está sempre promovendo eventos a nível nacional para projetar a nossa cidade a nível nacional, como o primeiro encontro de escritores do norte do Brasil que aconteceu no governo Chico das Cortinas, na Câmara de Vereadores da nossa cidade que participaram escritores de São Paulo e até de Roraima, o último evento cultural que aconteceu no CDC a nível nacional também, que foi o Concurso Nacional de Literatura prêmio Educadora Estela Noemy Borges, foi um dos primeiros professores de nível superior do Colégio General Euclydes Figueiredo em 1985, tem uma longa história de serviços prestados a este nosso município e nunca recebeu nenhuma homenagem pelo que já realizou de bom na nossa cidade e ele nunca reclamou disso, quem quiser saber a história deste homem que só vive para fazer o bem ao seu semelhante, inclusive está sempre prestando homenagens a pessoas da nossa cidade, já era pra ter sido reconhecido por quem conhece a sua trajetória de vida e dedicação no nosso município de Parauapebas desde que aqui chegou é só entrar no seu blog para vê o currículo dele e o quanto ele já fez de bom para o nosso município. 



Amigos verdadeiros são aqueles que reconhecem os méritos de seus amigos, e eu reconheço os méritos de meu grande amigos professor Valter Desiderio Barreto e não tenho nenhum constrangimento de me manifestar publicamente a seu respeito. Eu tenho o privilégio e a honra de ser seu amigo desde do ano de 1984.

Valter Desiderio Barreto


Obrigado meu estimado amigo Gaspar Ordemiro (Panela Cheia) pela sua manifestação de apoio a minha pessoa ! 

Você como sempre, com esse coração generoso, sempre me prestigiando e me dirigindo palavras tão motivadoras. 


Só pessoas nobres e virtuosas sabem reconhecer os méritos de pessoas que contribuem de forma voluntária com alguma coisa que promova o bem estar do seu próximo e da sociedade como um todo. 


E quando se age dessa forma, o reconhecimento vem de forma também espontânea sem que precise o autor da benfeitoria "reclamar" tal reconhecimento. 


Na verdade é muito cômodo quando alguém realiza grandes coisas sob a força e o império do dinheiro, porque corre o risco de envaidecer-se por suas realizações individuais e pessoais, nisso não existe nenhum mérito, mas quando alguém realiza algo em parceria e compartilhada com outras pessoas, aí se divide méritos, e graças a Deus é isso que tem acontecido comigo sempre, minhas realizações são compartilhadas e divididas os méritos com outras pessoas como foi o caso do Primeiro Encontro de Escritores do Norte do Brasil que tivemos bons parceiros para garantir o sucesso daquele grande evento, que nunca mais aconteceu neste município, neste mais recente também, a entrega do Prêmio Nacional de Literatura "Educadora Estela Noemy Borges" que contamos com o seu apoio, da Prefeitura Municipal de Parauapebas, tendo o amigo Assessor de Comunicação da ASCOM Walmor Costa como intermediário, a Secretaria Municipal de Cultura na pessoa de seu secretário Fernando Veras que nos apoiou na realização deste evento inédito na história de Parauapebas cedendo-nos o espaço do CDC. 


Quero concluir dizendo ao amigo, que eu já sou possuidor de muitos troféus e homenagens ao longo da minha trajetória de vida, basta acessar o meu blog e conferir as mensagens carinhosas de reconhecimento dos meus leitores, do que tenho procurado realizar em favor do nosso semelhante, e que tais mensagens considero como se fosse um troféu, um prêmio Nobel muito mais importante do que uma cadeira na Academia Brasileira de Letras, porque tenho absoluta certeza que muitos acadêmicos da ABL nunca receberam manifestações de respeito e consideração pelo que temos realizado ao longo dos meus 61 anos de idade em pró do bem estar, progresso, defesa e evolução da nossa sociedade, como tenho recebido.

Essa sua manifestação de apoio a minha pessoa, é o mais novo "troféu" que acabo de receber. 


Sou homem de poucas amizades, e afirmo-lhe que tenho a honra de tê-lo como um dos meus poucos amigos sinceros e transparentes que tenho aqui neste município de Parauapebas. 

Abraço.

Gina Miuki Mikawa Barreto
 



Obrigado amigo Gaspar por esta linda mensagem que você dirige a meu esposo Valter ! 



Eu sou suspeita para falar dele, mas não poderia deixar de me manifestar lhe agradecendo. 



Afinal de contas hoje eu posso endossar e ratificar tudo que você fala dele, porque eu já ouvi depoimentos de várias pessoas que acompanharam a trajetória de vida dele aqui em Parauapebas parecidos com esse juízo de valores que você faz dele, desde quando ele chegou aqui na década de 80. 



Já vou completar seis anos de casada com ele, e ele continua sendo a mesma pessoa íntegra que conheci e tive o meu primeiro contato com ele. 



Sempre ele foi este homem sincero, virtuoso, sem papas na língua, transparente, sem segredos para mim, sei tudo da vida dele, até os casos que ele teve com inúmeras mulheres antes de mim, inclusive do casamento dele com uma mulher em Tucuruí que não durou 24 horas, e tantos outros casos, que hoje é passado que não volta mais. 



Cada dia que se passa me apaixono mais por ele, pela postura de homem de caráter, dignidade e moral que ele conserva consigo desde que o conheci. 



Além do mais ele é um servo fiel a Deus, dedicado a causa do Evangelho de Cristo como poucos que eu conheço. 



Enfim, falar do meu esposo só me dá satisfação e alegria, porque ele representa tudo de bom para a minha vida. 
 
Ele é o meu presente de Deus que tanto sonhei. 



Gina Mikawa Barreto.


Não desmerecendo nenhum dos novos escritores , mas acho injusto deixar o professor Valter., Quem já teve oportunidade de ler suas publicações foi citar somente um deles; A influência da Família nos destinos da Sociedade , é um livro que trás muitas inquietações que tange a problemática no mundo moderno.

Valter Desiderio Barreto


Obrigado pela referência querida amiga e eterna educadora Estela Noemy Borges ! 

Seu comentário a meu respeito é como se fosse mais um troféu imaginário que acabo de receber, que acrescentarei à minha galeria de homenagens recebidas por pessoas nobres e virtuosas como você.



Concordo com o senhor Professor Valter quando o senhor fala que o maior troféu que uma pessoa possa receber é o reconhecimento de alguém por aquilo que ela tem feito de bom para a sociedade como um todo, como é o seu caso aqui em Parauapebas desde que o senhor chegou aqui em 1984. 



Mas se falar da educação aqui em Parauapebas, sem falar no senhor que foi o primeiro professor de curso superior do Euclydes Figueiredo na área de psicologia, sociologia e filosofia para os tres cursos de 2º grau que tinha começado em 1984, é uma grande injustiça e falta de respeito para com a sua pessoa, e é também esconder parte da história de Parauapebas, se falar em jornalismo em Parauapebas sem falar no senhor, é outra falta de respeito para com o senhor, porque foi o senhor quem primeiro explorou essa área de comunicação escrita aqui em Parauapebas sendo o primeiro correspondente dos quatro maiores jornais da capital do estado que é o Jornal Liberal, Diário do Pará, a Província do Pará que não existe mais e a Folha do Norte, se falar de literatura e escritor em Parauapebas e não falar do senhor, estão negando a verdade, porque o senhor é o primeiro escritor de Parauapebas que lançou um livro a nível nacional e representou o Brasil em um evento cultural na Alemanha no governo Chico das Cortinas, levando o nome de Parauapebas como seu representante. 



Essas atitudes dessas pessoas que procuram esconder suas ações aqui em Parauapebas demonstra mais que é dor de cotovelo pelo que o senhor já fez pelo nosso município e eles nunca terão a capacidade de fazer o que o senhor já fez. 



Não é a quantidade de livros que um escritor escreve que significa que ele é mais importante e melhor do que os outros não, a capacidade de um escritor está é no conteúdo que ele fala nos seus livros e que interessa ao público, e os seus três livros publicador tem conteúdos importantes, eu tenho seus três livros, principalmente o seu último digitalizado com 1384 páginas, sobre campanhas eleitorais que o senhor vendeu cinco mil exemplares em pouco tempo, tenho certeza que nenhum dos escritores de Parauapebas não vendeu mais livros do que o senhor, principalmente os dois primeiros que estão com edições esgotadas. 



Volto a repetir, o senhor tem uma história em Parauapebas que ninguém vai conseguir apagar, cada um tem a sua história aqui em Parauapebas, mas nenhuma é igual a sua. Por isso que eu lhe admiro muito como uma pessoa do bem que não pensa só no seu bem estar. 



Sou testemunha que o tempo que o senhor viveu aqui em Parauapebas só procurou fazer o bem para as pessoas. 



O senhor nunca brigou por coisa nenhuma para o senhor, sempre brigou e se envolveu em problemas alheio no sentido de defender quem lhe procurava. 



Sei que o senhor e sua esposa Gina estão aqui de passagem e breve estão voltando para Barretos, mas tenha certeza de uma coisa meu amigo, as pessoas que tem o bom senso aqui em Parauapebas sentem a sua falta, porque o senhor só soma, só acrescenta coisas boas para a sociedade. 



Por isso que sempre eu repito, quem quiser conhecer a sua história é só entrar no seu blog que vai confirmar tudo o que eu estou dizendo aqui. 



Seu amigo Gaspar Ordemiro Carvalho (Panela Cheia) que lhe estima muito e lhe considera como um irmão.

Gina Miuki Mikawa Barreto


Amigo Gaspar, não tenho palavras para lhe agradecer esse depoimento que você faz do meu esposo aqui na rede social ! Continuo dizendo que eu sou suspeita para falar qualquer coisa a respeito do meu marido, principalmente antes de o ter conhecido. 
 
Mas posso emitir meu juízo de valores a respeito dele, a partir desses quase seis anos de convivência com ele durante 24 horas do dia, debaixo do mesmo teto. 



Ele é realmente um homem generoso e só pensa no bem estar do seu semelhante. Realmente ele é um homem muito especial. Falta-me palavras para descreve-lo. 



Já tive o prazer de ouvir várias pessoas daqui de Parauapebas que conhece a trajetória da vida do Valter desde que aqui chegou em 1984, assim como você também conhece amigo Gaspar, que ele é um homem que não faz caso de nada para ele, sempre lutou em defesa dos injustiçados e indefesos de Parauapebas. 



Em Barretos ele também já agiu assim em favor de uma senhora que estava sendo injustiçada por membros de sua família e ele assumiu o controle da situação e defendeu essa senhora até na justiça, e tudo foi resolvido. 



Eu lhe agradeço mais uma vez pela consideração e o respeito que você tem pelo meu marido e posso lhe garantir que ele tem a mesma consideração por você, e eu também, tanto por você como pela sua esposa Leciene. 



Tenha um feliz final de semana com sua esposa e seu filho Tony. 
Gina.

Um comentário:

Henrique Pereira da Silva disse...

Conheço o Valter desde que chegou aqui na década de 80. Concordo absolutamente com tudo que os amigos Gaspar Panela Cheia fala a seu respeito, a própria esposa dela Gina Mikawa Barreto e a professora Estela Noemy Borges que recentemente teve sua história transformada em uma merecida homenagem tendo emprestado seu nome a um prêmio nacional de literatura cuja culminância se deu aqui em Parauapebas no dia 06 de setembro deste ano, realização deste homem que está sendo alvo destes comentários. O Valter é isso, é o cara que vive mais para os outros do que para si. As atitudes do Valter aqui em Parauapebas sempre contrariaram um grupo de elementos que só olham para os seus umbigos e só querem as coisas para eles. No entanto ele é a única pessoa neste município que realizou algo que será insuperável por alguém e que muita gente tenta ignorar e até tentam esconder das pessoas que não conhecem a vida deste homem desde que aqui chegou em 1984, que foi enfrentar o grupo de políticos responsável pelo assassinato do ex-vereador Prudêncio de Brito na década de 90, conseguindo libertar a esposa dele da cadeia, D. Marlene Abadia da Silva, onde a mesma passou nove meses presa inocentemente, acusada de ser a mandante da morte do seu marido, e o Valter conseguiu provar na justiça a sua inocência, fazendo com que a justiça obrigasse a Câmara de Vereadores de Parauapebas indenizá-la com 80 mil reais por danos morais e materiais. Concordo com o Gaspar quando ele fala, que falar da imprensa de Parauapebas, da educação e da literatura sem falar no Valter, é no mínimo querer negar a verdadeira história de Parauapebas. O Valter para mim é um dos maiores expoente da literatura brasileira que conheço, seu estilo literário é arrojado, corajoso, sem meias palavras, ele é realmente o nosso primeiro representante nesta área literária que enalteceu o nosso município a nível estadual, nacional e mundial com o lançamento do seu primeiro livro "Mafia Religiosa" que foi parar na livraria virtual das universidade do Texas e do Arizona nos Estados Unidos. O fato dele não ser membro de algumas academias de letras interiorana não fazem dele inferior aos que delas fazem parte, o seu nome na história da literatura brasileira não depende dele fazer parte desta ou daquela academia, a sua consagração como um dos melhores escritores brasileiros já é reconhecida pelo seu público leitor, isso é o que importa. O Valter faz as coisas de forma despretensiosa, sempre visando o bem estar comum de todos. Tem muita gente que precisa de certos "Accessórios" na vida para servir de estímulo para a sua sobrevivência, o Valter é diferente, ele dispensa qualquer coisa fútil desta vida tão passageira que segundo ele, termina na sepultura para onde todos nós haveremos de baixar um dia. Parabéns meu amigo Valter Barreto, por tudo que você já fez pelo nosso município e pelas pessoas, sem nenhum interesse de ter retorno material, financeiro e político como acontece com muita gente neste mundo !

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...