Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, outubro 21, 2014

Após caso de corrupção, ministra da economia do Japão entrega o cargo


Grupo político dela teria desviado verba em compra de ingressos teatrais.
'Desconhecimento não serve como desculpa', disse ela nesta sexta-feira.

Da EFE
Yuko Obuchi, que colocou o cargo à disposição após denúncias de corrupção (Foto: Yuya Shino/Reuters)Yuko Obuchi, que colocou o cargo à disposição após denúncias de corrupção (Foto: Yuya Shino/Reuters)


A nova ministra de Economia do Japão, Yuko Obuchi, pôs seu cargo à disposição do primeiro-ministro, Shinzo Abe, devido ao escândalo sobre o uso ilícito de recursos por parte de sua organização política, afirmou neste sábado (18) o jornal 'Nikkei'. 

Premiê ainda não se posicionou sobre o pedido.

Yuko, que assumiu a pasta de Economia, Comércio e Indústria no último dia 3, foi a nomeação mais destacada na primeira remodelação ministerial feita pelo governo Abe desde que chegou ao poder em dezembro de 2012. 

O primeiro-ministro passa por um momento de desgaste de sua popularidade.

Na semana passada, a imprensa japonesa revelou que uma organização política vinculada à Yuko teria usado ilicitamente de recursos para comprar entradas de teatro a seus filiados.

O desvio, que seria de 26 milhões de ienes (cerca de R$ 600 mil), ocorreu entre 2010 e 2011, quando a atual ministra era parlamentar.

A legislação de controle de finanças durante campanhas eleitorais no Japão proíbe expressamente que sejam dados presentes ou feitos convites a eleitores.

Os partidos da oposição pedem a demissão da ministra e denunciam outras suspostas despesas ilícitas, entre elas uma viagem feita por ela em 2012 e que não aparece nas contas da organização. 

Há também a compra de produtos para bebê e roupas para uma empresa vinculada à família de Yuko.
Ela já se mostrou disposta a assumir a responsabilidade sobre o caso ao afirmar que o "desconhecimento (do desvio) não serve como desculpa", após ser perguntada sobre a situação em um depoimento no Congresso japonês na última sexta-feira.

Yuko disse que foi "surpreendida" ao saber do caso pela imprensa e que iniciaria uma investigação "de forma urgente e profunda".

O primeiro-ministro do Japão estudará a situação e decidirá se aceita a demissão de Yuko em seu retorno ao país neste sábado, após participar da cúpula Ásia-Europa na Itália, disseram fontes do Executivo ao jornal 'Nikkei'.

A saída da ministra seria um duro golpe para a estratégia de renovação e concessão de mais protagonismo político às mulheres empreendida por Abe, considerado conservador, que decidiu nomear cinco ministras - fato que não ocorria no Japão desde 2001 - embora a maioria tenha sido colocada em pastas de menor importância.

Yuko Obuchi, filha do ex-primeiro-ministro Keizo Obuchi e com apenas 40 anos, era o rosto mais jovem e representativo da tática proposta por Abe.
Além de ter que lidar com os desafios econômicos do Japão, o ministério liderado por Yuko é responsável pelo delicado processo de reativação de parte dos 48 reatores atômicos após a crise nuclear na usina de Fukushima, provocada por um terremoto e um tsunami em março de 20

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...