Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, outubro 18, 2014

Ministra do Meio Ambiente diz que Sudeste vive seca ‘fora da curva’

Izabella Teixeira sobrevoou Serra do Cipó, atingida por incêndio há 7 dias.
Ela estima que chamas queimaram cerca de 10% do parque nacional.

 

Pedro Ângelo Do G1 MG
Ministra avalia que seca no Sudeste é fora da curva (Foto: Pedro Ângelo/G1) 
Ministra avalia que seca no Sudeste é fora da curva (Foto: Pedro Ângelo/G1)

 
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, disse nesta sexta-feira (17) que o Sudeste vive uma estiagem “fora da curva”. 

A declaração foi feita após ela sobrevoar o Parque Nacional da Serra do Cipó, na Região Central de Minas Gerais, área que é atingida por incêndio há uma semana.  

“É uma época de muita seca, talvez uma seca única, do ponto de vista do que está acontecendo aqui no Sudeste. 

É uma seca realmente fora da curva. [...] O Brasil precisa ter chuva”, disse.

Durante a coletiva de imprensa, no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a ministra também avaliou a situação da Serra do Cipó. 

Segundo ela, até o último dia 14, o fogo havia atingido cerca de 2,5 mil hectares.  

A estimativa atual, conforme Izabella Teixeira, é que as chamas já tenham atingido 3 mil hectares, o que corresponde a cerca de 10% da área total do parque nacional

 Já fora dele, na área de proteção ambiental, a estimativa repassada pela ministra é que tenham sido queimados de 5 a 7 mil hectares.

Segundo ela, a causa do incêndio ainda é desconhecida. 

As chamas começaram na região do Morro da Pedreira, onde o fogo já foi controlado, assim como na área conhecida como Travessão. 

A ministra disse que o local de maior complexidade para o combate é perto do Rio Preto, por se tratar de um local de difícil acesso.

Ministra estima que incêndio atingiu 10% do Parque Nacional da Serra Cipó (Foto: Reprodução/TV Globo)Ministra estima que incêndio atingiu 10% do Parque Nacional da Serra Cipó (Foto: Reprodução/TV Globo)

O trabalho do controle do incêndio na Serra do Cipó não conta com bombeiros militares. 

Aproximadamente cem brigadistas, entre combatentes do Instituto Chico Mendes, do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) e moradores da região, estão mobilizados. 

Três aeronaves – um helicóptero e dois air tractors – auxiliam o combate.

A ministra informou que mais 15 brigadistas do Ibama serão deslocados nos próximos dia para a Serra do Cipó. 

Eles trabalhavam na região de São João das Missões, no Norte de Minas, onde o fogo já foi extinto. 

"O que nós estamos tendo necessidade agora é de substituir as pessoas que estão lá, que estão exaustas, estão dormindo na mata. 

(...) Eles acampam lá, eles ficam lá combatendo e tem um sistema de rodízio”, pontuou a ministra.

De acordo com Izabella Teixeira, ainda está sendo avaliado o impacto do incêndio à fauna da Serra do Cipó, região que abriga “uma diversidade biológica enorme”.
Cerca de cem brigadistas atuam no combate ao fogo (Foto: Reprodução/TV Globo)Cerca de cem brigadistas atuam no combate ao fogo (Foto: Reprodução/TV Globo)
    Impacto à fauna da região da Serra do Cipó ainda é avaliado (Foto: Reprodução/TV Globo)Impacto à fauna da região da Serra do Cipó ainda é avaliado (Foto: Reprodução/TV Globo)

    Nenhum comentário:

    Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

    16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...