Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, outubro 19, 2014

Pai com paralisia supera separação e 20 cirurgias para criar filho sozinho

Ronaldo Aguiar tem 37 anos e mora com o menino em São Manuel, SP.
Para complementar a renda, ele começou a fazer pães caseiros.

 

Alan Schneider Do G1 Bauru e Marília
Ronaldo e o filho Bruno (Foto: Alan Schneider/G1)Ronaldo e o filho Bruno, de 6 anos, em São Manuel (Foto: Alan Schneider/G1)

Ronaldo Dias de Aguiar tem 37 anos e nasceu com paralisia infantil.  

Com deficiência nas duas pernas, ele praticamente não sai de casa, mas tem disposição de sobra para cuidar do filho Bruno, de 6 anos. 

Para isso ele precisou superar a separação da mulher e várias cirurgias ao longo da vida. 

Além do cuidado com o filho, o aposentado por invalidez começou a fazer pães caseiros em um pequeno forno em São Manuel (SP).

Há menos de dois meses ele aperfeiçoou o prazer de fazer pães para consumo próprio e, agora, passa o dia todo praticamente na cozinha. 

A produção ajuda ele a complementar a renda que recebe como aposentado. “Comecei a oferecer para amigos e vizinhos. 

Além disso, essa ocupação é muito importante para mim, já que fico sozinho o dia todo em casa, e é uma forma de melhorar a minha renda”, afirma.
Ronaldo começou a fazer pães para vender (Foto: Alan Schneider/G1) 
Ronaldo começou a fazer pães para vender (Foto: Alan Schneider/G1)

Separado da mulher há quase 4 anos, Ronaldo cuida do filho sozinho. 

“Ele vai para a creche pela manhã e volta para casa no final da tarde. 

Meu filho é muito inteligente e sempre me ajuda em casa. Também sabe tomar banho sozinho, escovar os dentes. 

Eu e o Bruno nos damos muito bem”, diz.
 
A limitação nos movimentos das pernas é amenizada com a utilização de uma prótese. "Minha perna não tem força muscular. 

Na direita, o grau é bem avançado em relação à esquerda. 

Então, a pouca musculatura que tinha foi reforçada com as cerca de 20 cirurgias que passei dos 5 aos 16 anos, conta.

Mesmo com a deficiência e com a missão de criar o filho sozinho, Ronaldo diz que é grato pela vida que tem. “O maior presente que recebi na vida foi o meu filho. 

Quando a gente é pai, na verdade a sua vida já não pertence a você. 

Tudo o que vem dele é que me faz feliz. 

A única coisa que sei fazer na vida é cuidar dele. 

Acho que sou um bom pai. 

 Quero que ele seja meu melhor amigo e eu o dele”, diz.

O filho, Bruno, corresponde a admiração do pai. “Gosto muito do meu pai. 

Ele que me ajuda e não deixo nada bagunçado", resume.
Ronaldo fica boa parte do dia na internet (Foto: Alan Schneider/G1)Ronaldo também usa a internet para se comunicar com os amigos (Foto: Alan Schneider/G1)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...