Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, outubro 26, 2014

Simão Jatene, PSDB, é reeleito governador do estado do Pará

Candidato venceu Helder Barbalho (PMDB) com 51,92% dos votos.
Simão Jatene já cumpriu dois mandatos no estado: em 2003 e 2011.

 



Do G1 PA


Simão Jatene Pará Belém Governador (Foto: Thais Rezende/G1)Simão Jatene concedeu coletiva de imprensa para falar sobre a reeleição (Foto: Thais Rezende/G1)

O candidato do PSDB, Simão Jatene, venceu a disputa eleitoral ao cargo de governador do Pará com 1.858.869 votos, correspondentes a 51,92% dos votos válidos. 

Ele disputou o segundo turno com o candidato do PMDB, Helder Barbalho, que teve 1.721.479 votos, que equivale a 48,08% dos votos válidos. 

O anúncio oficial foi feito por volta de 19h30, horário local, com 97% das urnas apuradas.  

Veja a apuração completa no Pará.
infográfico eleições mapa Pará corrigido (Foto: Adriano Moraes / TV Liberal)
 

Helder fala em compromisso
O candidato derrotado nas urnas, Helder Barbalho, disse em entrevista ao G1 que agradece o apoio recebido nas urnas, e que pretende continuar cobrando a melhoria dos serviços públicos no estado.

"Agradeco ao povo do Pará, aqueles que acreditaram no nosso projeto. 


Lamento que não tivemos êxito e sucesso, mas temos a convicção que cumprimos um belo papel", disse. 

"Eu, como alguém com a responsabilidade de representar a mudança, estarei ativo a defender que as coisas melhorem", concluiu.
 
Jatene avalia eleições
O candidato à governador do Pará reeleito neste domingo agradeceu ao povo paraense pelos votos, durante coletiva de imprensa em um comitê de campanha no centro da cidade.


"Esta campanha representou mais que uma eleição para governador. 

Essa disputa entra para a história. 

O segundo turno foi importante para que a população fizesse a sua escolha. 

O debate foi decisivo para a minha virada", afirmou Simão Jatene. 

"Não vejo problemas com a Dilma, eu respeito e espero reciprocidade", finalizou.

Biografia do vencedor

Simão Robinson Jatene concorreu pela primeira vez a um cargo eletivo em 2002, quando foi eleito governador do Pará – cargo que ocupou até 2006. 


Não concorreu à reeleição, mas se candidatou de novo em 2010, quando foi novamente eleito.

Natural de Castanhal, nordeste do Pará, tem 65 anos, é graduado em economia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e fez pós-graduação na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Foi secretário de Estado de Planejamento no período de 1983 a 1985 e de 1995 a 1998, e secretário-geral do Ministério da Reforma Agrária entre 1985 e 1990. 

Foi também secretário especial de Produção nos anos de 1998 a 2001.

Campanha

A disputa eleitoral foi marcada por atritos entre os candidatos. 


Jatene, que é o atual governador do Pará, questionava a relação do candidato do PMDB com o seu pai, o senador Jader Barbalho, que responde a ações penais no Supremo Tribunal Federal (STF). 

Barbalho chegou a renunciar ao mandato de senador em 2001, quando vieram à tona denúncias de que teria desviado verbas liberadas pela Superintendência de Desenvolvimento da Amazônia (Sudam).

Helder também criticou Jatene, alegando que o PSDB teria negligenciado regiões afastadas da capital durante a sua gestão.

Os dois candidatos contaram com a participação de políticos da base aliada durante sua campanha no Pará: Helder subiu ao palanque ao lado do ex-presidente Lula e da candidata do PT, Dilma Rousseff. 

Jatene trouxe para o Pará o candidato do PSDB, Aécio Neves, e Marina Silva (PSB), que disputou o primeiro turno e foi a terceira mais votada no país.

 
Propostas

Durante a campanha eleitoral, o governador reeleito afirmou que iria investir na educação no estado para melhorar o Índice de Desenvolvimento Educacional Brasileiro (Ideb), por meio do Pacto pela Educação. 


Jatene também disse que fez uma campanha limpa, sem utilizar a máquina pública para conseguir votos.

Em relação a empregos, o candidato afirmou que investirá na capacitação profissional, dentro de uma política de desenvolvimento planejada, e que irá concluir as 11 escolas tecnológicas profissionalizantes e implantar o ensino médio profissionalizante em todas as regiões. 

Jatene também se comprometeu a rediscutir com o governo federal políticas tributárias que favorecem as exportações mas não geram recursos para o estado.
Simão Jatene vota em Belém (Foto: Gustavbo Pêna / G1)
Candidato ao governo do Pará votou em Belém (Foto: Gustavbo Pêna / G1)


Prometeu ampliar o abastecimento de água nas cidades e comunidades rurais e ribeirinhas com a implantação de sistemas tradicionais ou alternativos de tratamento de água, e aumentar a parceria com o governo federal para ampliar a rede de esgotamento sanitário nas cidades e no campo. 

Jatene também disse que sua política de segurança pública priorizará o combate ao narcotráfico para diminuir os índices de violência no estado.

Na área da saúde, o candidato afirmou que foi um avanço a construção do Hospital Regional de Breves, e a realização das caravanas Pro Paz saúde. 

Na cultura, diz que irá manter o intercâmbio cultural com outros estados e países para difusão e busca de recursos para arte e cultura.


Resultado no Pará
Simão Jatene (PSDB): 1.858.869 (51,92%).
Helder Barbalho (PMDB): 1.721.479 (48,08%).
Brancos: 57.204 (1,48%).
Nulos: 240.437 (6,20%).
Abstenção: 1.308.042 (25,22%).


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...