Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, novembro 18, 2014

Delatores citaram que atual diretor da Petrobras recebeu propina, diz PF

Afirmação foi feita por delegados em depoimentos de presos na Lava Jato.
José Carlos Cosenza nega ter recebido comissões de empreiteiras.

 

Lucas Salomão Do G1, em Brasília
 
Em audiências nesta segunda-feira (17) e no domingo (16) com pelo menos nove presos na Operação Lava Jato, a Polícia Federal afirmou que o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da Petrobras Paulo Roberto Costa disseram que empreiteiras pagaram propina também para o sucessor de Costa na estatal, José Carlos Cosenza.

A afirmação foi feita por dois delegados durante as nove audiências. 

Eles usaram as falas de Youssef e Costa para embasar uma pergunta que fizeram aos executivos e funcionários ligados a empreiteiras presos na sétima etapa da operação.
Costa e Youssef foram presos no início da Operação Lava Jato. Eles fizeram acordo de delação premiada para contar o que sabem em troca de diminuição das condenações. 

Eles têm dito, nos depoimentos, que empreiteiras pagavam propinas em contrato com a Petrobras e que o dinheiro ia para diretores da estatal e para partidos políticos.

Nas perguntas direcionadas aos presos, os delegados afirmam ainda que, além de Cosenza, Youssef e Costa citaram também o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, também preso na atual fase da Lava Jato, e Nestor Cerveró, ex-diretor da Área Internacional da empresa.

"Paulo Roberto [Costa] e Alberto Youssef mencionaram o pagamento de comissões pelas empreiteiras que mantinham contato com a Petrobras para si, para os diretores [Renato] Duque [ex-diretor de Serviços da estatal], [Nestor] Cerveró, e [José Carlos] Cosenza e para agentes políticos. 

O Sr. confirma essa informação?", questionam os delegados, segundo transcrição das audiências publicadas no site da Justiça Federal do Paraná. 

Quatro dos presos disseram que desconhecem o pagamento de propina aos executivos da estatal. Os outros cinco optaram por ficar em silêncio durante o depoimento (Veja trecho da transcrição abaixo).

Os quatro presos que negaram foram o diretor-executivo da Queiroz Galvão Othon Zanoide; o ex-presidente da construtora Ildefonso Colares Filho; o diretor técnico da Engevix, Carlos Eduardo Strauch Albero; e o diretor de contratos da Engevix, Newton Prado.

Os cinco que optaram por ficar em silêncio são todos da Construtora OAS. 

Alexandre Portela Barbosa, José Ricardo Nogueira Breghirolli, Mateus Coutinho de Sá Oliveira, José Adelmário Pinheiro Filho e Agenor Franklin Magalhães Medeiros.
Trecho da transcrição de depoimento do ex-presidente da Queiroz Galvão Ildemar Colares Filho à Polícia Federal (Foto: Reprodução/Justiça Federal do Paraná)Trecho da transcrição de depoimento do ex-presidente da Queiroz Galvão Ildemar Colares Filho à Polícia Federal (Foto: Reprodução/Justiça Federal do Paraná)
 
Ao Jornal Nacional a assessoria da Petrobras informou que o atual diretor de Refino e Abastecimento, José Carlos Cosenza, nega ter recebido comissões de empreiteiras e jamais teve contato com o doleiro Alberto Youssef.

Operação Lava Jato

A operação investiga um esquema de lavagem de dinheiro que teria movimentado cerca de R$ 10 bilhões e provocou desvio de recursos da Petrobras, segundo investigações da Polícia Federal e do Ministério Público Federal.


A nova fase da operação policial teve como foco executivos e funcionários de nove grandes empreiteiras que mantêm contratos com a Petrobras que somam R$ 59 bilhões.

Parte desses contratos está sob investigação da Receita Federal, do MPF e da Polícia Federal. 

Ao todo, foram expedidos, nesta sétima etapa, 85 mandados em municípios do Paraná, de Minas Gerais, de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Pernambuco e do Distrito Federal.

Conforme balanço divulgado pela PF, 23 pessoas foram presas, e foram cumpridos 49 mandados de busca e apreensão. 

Também foram expedidos nove mandados de condução coercitiva (quando a pessoa é obrigada a ir à polícia prestar depoimento), mas os policiais conseguiram cumprir apenas seis.
VALE ESTE - Arte Lava Jato 7ª fase (Foto: Infográfico elaborado em 15 de novembro de 2014)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...