Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, novembro 12, 2014

Escola Ruth Rocha dá exemplo de solidariedade


Promover educação em Parauapebas não é apenas ensinar a ler e a escrever. 

É, também, exercício de solidariedade e cidadania. 

Prova disso foi a ação realizada por funcionários da Escola Municipal de Educação Infantil Ruth Rocha, que se mobilizaram para adquirir cadeira de rodas para um ex-aluno com necessidades especiais, Josivan Souza Gama, de 7 anos de idade.


A entrega da cadeira ocorreu recentemente, com a participação da comunidade escolar e dos pais de Josivan. 

De acordo com a diretora da Escola Ruth Rocha, Elindiomar Macedo dos Santos, todos na escola percebiam o quanto a criança sofria com a falta de uma cadeira de rodas adequada, uma vez que o garoto usava uma cadeira de adulto.


“A mãe dele, na tentativa de amenizar seu sofrimento, trazia uma cadeira de macarrão, e aqui na escola nós o colocávamos num colchonete para que Josivan pudesse assistir às aulas de forma confortável”, lembra Elindiomar. 

Ao perceber essas dificuldades, a equipe decidiu se mobilizar para ajudar o estudante.


Foi então que, por meio de grande mobilização que extrapolou os muros da unidade educacional, muita gente acabou aderindo à campanha voluntária da solidariedade. 

“Com tanta gente envolvida, ficou fácil realizarmos uma rifa e uma feijoada na escola. 

Assim, arrecadamos um volume expressivo de doação em dinheiro”, revela a diretora, informando que a campanha durou um ano e lucrou o suficiente para comprar a cadeira de rodas.


Elindiomar Macedo destaca a importância de parcerias que foram feitas no decorrer da mobilização, inclusive com os donos da farmácia Zero Hora da Cidade Nova, que os auxiliou na aquisição da cadeira.



PREMATURO


O pequeno Josivan é guerreiro desde o ventre de sua mãe, Artemiza dos Santos Souza. Nasceu prematuro, não se desenvolveu normalmente e apresenta deficiências visual e física. 

Entre 2012 e 2013, a criança estudou na Escola Ruth Rocha, onde, por sua história, conseguiu conquistar o carinho e o respeito de todos os servidores. 

Hoje, ele está matriculado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fernando Pessoa.


Para a mãe de Josivan, a aquisição da cadeira de rodas significa a realização de um sonho, a seu ver, quase impossível. 

“Há muito tempo, a gente precisava da cadeira, mas não tínhamos condições de comprar. 

Como Josivan já está com 7 anos, um pouco pesado, a gente quase não saía de casa com ele”, conta Artemiza Souza.


Com a força de verdadeiros amigos, o menino agora pode passear todos os dias e não mais ficar recluso em casa. 

“Hoje meu filho pode se locomover melhor, de forma mais confortável e, inclusive, estudar direitinho”, emociona-se a mãe de Josivan, expressando sentimento de profunda gratidão ao gesto nobre dos servidores da Escola Ruth Rocha e da comunidade em geral. “Só Deus para pagar a cada um de vocês”, reconhece.






































































Texto: 

Messania Cardoso

Fotos: Arquivo da Escola

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...