Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, novembro 29, 2014

Inpe detecta aumento do desmate da Amazônia entre agosto e outubro




Sistema de alerta para fiscalização encontrou mais derrubadas que em 2013.
Foram registrados 1924 km² de alertas, 117% a mais que no ano passado.


Do G1, em São Paulo














Operação CONTRA desmatamento em agosto em Mato Grosso (Foto: Hebert Rondon/Ibama)

saiba MAIS


O Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) divulgou, nesta sexta-feira (28), os dados de desmatamento da Amazônia LEGALhttps://blogger.googleusercontent.com/img/proxy/AVvXsEjdPN-wgRxBnRpumSLE-VxfYIC_QoS0XDGLhryPy7QmO9EvhybcGZZQQH31sXdnfB-r5WtvABWoFAPPDRRe1uPncYyipXrw2doTrzTgDehUWw0Pz2Wc_byRsww-gLGvxRg85wSxjTp6C0K-aKgrw6SGjnS4wYnuxumU_V8= do sistema Deter para os meses de agosto, setembro e outubro.

No período, foram detectados ALERTAS de desmatamento por corte raso (derrubada total) e por degradação florestal (destruição parcial) que somam 1.924 km², um índice 117% maior que no mesmo trimestre de 2013, quando foram detectados 886 km².

O Inpe ressalta que o Deter é voltado a orientar a fiscalização em campo para coibir o desmatamento ilegal, não para a medição precisa de área, já que é feito com imagens de satélite de resolução moderada e tem sempre uma margem de falsos positivos (veja MAIS abaixo os diferentes tipos de monitoramento da floresta amazônica).

O Inpe estima que dos dos quase 2 mil km² de ALERTAS,  uma área de 856 km² de desmatamento por corte raso, 1.000 km² de áreas sejam de degradação florestal, e 68 km² sejam de falsos positivos.

Mato Grosso foi o estado com mais alertas de desmatamento entre agosto e outubro, com 729,09 km². 

O Pará foi o segundo,  514,72 km².

Diferenças entre sistemas
Existem diferentes sistemas de monitoramento do desmatamento da Amazônia. 

Todos eles são feitos por técnicos que observam imagens de satélite seguindo distintas metodologias.  
O Deter (Detecção de Desmatamento em Tempo Real) é produzido mensalmente pelo Inpe e, como é mais rápido, não se destina a medir áreas, mas detectar focos de derrubadas de floresta para que as autoridades sejam acionadas a tempo.

Na quarta-feira, o governo havia apresentado o dado anual de desmatamento, do sistema Prodes (Projeto de Monitoramento do Desmatamento na Amazônia Legal), que indicava redução de 18% entre agosto de 2013 e julho de 2014 em relação ao período anterior.

As informações do Prodes  representam o índice oficial de desmatamento do governo FEDERAL

Segundo ele, o bioma perdeu 4.848 km² de vegetação em um ano.

Um outro sistema, chamado SAD, é feito pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), de Belém, também mensalmente, mas, por ser de uma ONG, não é reconhecido pelo governo. 

Os números desses três sistemas, por serem gerados com métodos distintos, não podem ser comparados entre si.

Em outubro, a ONG havia divulgado tendência de crescimento no desmate em levantamento independente. 


Segundo a organização, ficou constatada ALTA de 191% no desflorestamento em agosto e setembro de 2014, em relação ao bimestre de 2013.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...