Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, novembro 21, 2014

MPF no DF pede para Exército cassar medalha de condenados no mensalão


Procurador-geral da República ainda precisa analisar pedido.
Genoino e Dirceu estão entre os que correm o risco de perder honraria.

 

Fernanda Calgaro Do G1, em Brasília
 
O Ministério Público Federal no Distrito Federal solicitou, no final de outubro, que sejam cassadas as medalhas de honra concedidas pelo Exército a cinco condenados no julgamento do mensalão

As medalhas estão entre as mais importantes do Exército e são concedidas a quem tiver prestado “relevantes serviços” à nação, em especial às forças armadas terrestres.

O G1 entrou em contato com o Comando do Exército, mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.

Os condecorados que correm o risco de perder a honraria são os ex-deputados José Genoino (PT-SP), João Paulo Cunha (PT-SP), Roberto Jefferson (PTB-RJ) e Valdemar Costa Neto (PR-SP), agraciados com a Medalha do Pacificador. 


Já o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu pode perder a medalha da Ordem do Mérito Militar, que também foi dada a Jefferson.

Os cinco foram condecorados antes do escândalo do mensalão vir à tona, em 2005. 


Dirceu, Genoino e Cunha foram condecorados em 2003, no primeiro ano do primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.  

Costa Neto recebeu a sua medalha em 1993. 

Jefferson, por sua vez, foi agraciado em 1995 com a Medalha do Pacificador e em 1997 com a Ordem do Mérito Militar. 

O julgamento pelo Supremo aconteceu entre 2012 e 2013.

A procuradora da República Eliana Pires Rocha abriu um inquérito civil sobre o caso e enviou, em 30 de outubro, um ofício ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, para que ele cobre do Exército a cassação das medalhas. 


O ofício ainda está no gabinete de Janot pendente de análise.

A concessão das medalhas é regulamentada por dois decretos, que determinam que sejam cassadas quando a pessoa é condenada pela Justiça com sentença transitada em julgado.
 

No caso da Ordem do Mérito Militar, também perde a honraria quem tiver tido seus direitos políticos suspensos ou mandatos eletivos cassados, que foi justamente o que aconteceu com Dirceu e Jefferson.

Em seu ofício, a procuradora questiona o comandante do Exército, Enzo Peri, sobre as “medidas que foram tomadas ou vem sendo adotadas frente aos referidos condenados a fim de dar atendimento a tais normas”. 


Procurado pela reportagem, o comando do Exército ainda não se pronunciou.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...