Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, novembro 24, 2014

Suspeita de escrever carta com teor racista no CE silencia em depoimento


A suspeita havia faltado a duas vezes a audiência antes desta segunda (24).
Delegado vai encaminhar o caso para o Ministério Público.

 

Do G1 CE
A motorista suspeita de enviar uma carta com ofensas e declarações preconceituosas aos agentes do Detran-CE esteve nesta segunda-feira (24) na Superintendência da Polícia Civil, no Centro de Fortaleza. 

De acordo com o delegado que acompanha o caso, Gustavo Pernambuco, apesar da visita, a suspeita permaneceu calada durante a audiência e não quis comentar o assunto.

“Ela compareceu com o seu advogado e logo no início nos informou que ia ficar calada com relação às perguntas que iam ser feitas. 

Sendo assim, ela usou o seu direito constitucional em de permanecer em silêncio. 

Eu fiz perguntas sobre o caso, os possíveis motivos dela ter escrito a carta, mas ela não falou nada”, afirmou.

A polícia vai encaminhar o caso para o Ministério Público. 

“Agora vou dar o saneamento do inquérito policial e encaminhar para o juiz. 

Lá ela terá a oportunidade de mais uma vez de falar e fornecer suas versões sobre os fatos”, explica o delegado.

Ausência em audiência
A suspeita faltou duas vezes a audiência. 


Na primeira falta, a suspeita alegou ter um compromisso inadiável e prometeu comparecer na última quinta-feira (20). 

Já na segunda, conforme Gustavo Pernambuco, o advogado da mulher o ligou informando que ele precisaria conversar com a cliente e analisar cuidadosamente o caso.

saiba mais

Nesta segunda-feira, o Sindetran-CE em uma nota lamentou o caso e informou que  repudia o ato de racismo ocorrido na semana passada nas dependências do Detran-CE, durante um atendimento público a um usuário(a) para liberação de um veículo.

O Sindetran/ce se solidariza com o trabalhador ofendido e com os seus pares, ressaltando que atos como esse são fruto de atitudes individuais e isoladas, que em nada representam a grandiosidade e o respeito do cidadão cearense pela categoria dos trabalhadores do Detran/CE.

Depoimentos dos agentes
Os três agentes aos quais a carta foi direcionada, João Paulo Cardoso Veras, José Eduardo Ferreira Soares e Mauro César Cabral Barbosa, conversaram com delegado na manhã desta terça-feira. 


Barbosa afirmou que ficou perplexo e triste com a carta.

"Quando recebi a carta eu não acreditei. 

Pensava que era brincadeira. 

Quando caiu a ficha fiquei muito triste e sem palavras. Fiquei chocado e nunca esperava receber uma ofensa tão pesada como essa", disse.

O caso


O Departamento Estadual de Trânsito do Ceará (Detran-CE) recebeu uma carta com ofensas, xingamentos e trechos de teor racista dirigida a servidores que participaram de uma operação de reboque. 


De acordo com o Detran, uma mulher que foi resgatar um carro rebocado, voltou ao órgão, no dia seguinte ao resgate, e entregou a carta à secretária do departamento de fiscalização. 

O carro foi rebocado em 11 de novembro por estar em uma vaga de táxi, na Rua Marcos Macedo. Os servidores registraram Boletim de Ocorrência. 

A mulher cujo nome aparece como sendo da autora da mensagem nega ter escrito o material.

Em um trecho da carta há o trecho: "seus desgraçados, excomungados, amaldiçoados: que o diabo, o satanás, o senhor das trevas acompanhe vocês a partir de agora [...]. 

Agora vou me referir ao cor da noite sem estrelas, o que estava  dirigindo o carro do reboque: hoje tu vive como gente, convivendo com gente, por causa da maldita princesa Isabel".

Carta se refere a servidor negro como "cor da noite sem estrelas" (Foto: Reprodução)Carta se refere a servidor negro como "cor da noite sem estrelas" (Foto: Reprodução)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...