Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, dezembro 20, 2014

Brasileiro detido na Bulgária se uniria ao Estado Islâmico, diz Espanh


Jovem de 18 anos foi preso com dois marroquinos a caminho da Síria. 
Segundo polícia espanhola, brasileiro se converteu ao islamismo.

Do G1, em São Paulo

A polícia espanhola disse que o brasileiro preso na Bulgária na última segunda-feira (15)  iria se unir a combatentes do Estado Islâmico na Síria. 
O jovem de 18 anos, cuja identidade não foi divulgada, foi detido ao lado de dois marroquinos quando tentava atravessar a fronteira da Bulgária com a Turquia, a caminho da Síria.
Segundo o ministro do Interior catalão, Ramon Espadaler, o brasileiro mora em Monistrol de Montserrat e se converteu ao islamismo. 
Seus colegas, que têm 24 e 27 anos, viviam em Terrassa e Sabadell, nos arredores de Barcelona. 
Os três estavam sendo investigados desde junho por exporem ideias extremistas em perfis de redes sociais.

Espanha emitiu um pedido de extradição para que os três sejam julgados por associação a uma organização terrorista, embora não tenham chegado a se unir efetivamente ao Estado Islâmico
As autoridades afirmam ter informações suficientes para comprovar a intenção deles, embora os jovens tenham dito que estavam indo apenas passar férias na Síria, mesmo não tendo empregos fixos.

Nesta sexta (19), a polícia espanhola revistou as casas dos três jovens, além de uma quarta residência em Terrassa. 
As autoridades informaram ainda que os dois marroquinos têm antecedentes criminais, mas por delitos de menor gravidade, como roubo.

No Brasil, o Itamaraty informou que está prestando assistência consular ao brasileiro detido. 
Ele já teve contato com a Embaixada do Brasil em Sófia, na Bulgária, e deve receber a visita de um funcionário em breve. 
Alegando respeito à privacidade de cidadãos brasileiros no exterior e de suas famílias, o Itamaraty diz não ter autorização para fornecer mais informações
.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...