Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, dezembro 17, 2014

Cidades de MG estão entre as que mais desmataram a Mata Atlântica

Dados integram atlas elaborado pelo Inpe e ONG SOS Mata Atlântica.

Atividade carvoeira e plantio de eucalipto teriam causado perdas em Minas.

Do G1, em São Paulo
Espécies de floresta nativas da Mata Atlântica brasileira (Foto: Divulgação/Pedro Jordano/Science)Espécies de floresta nativas da Mata Atlântica brasileira (Foto: Divulgação/Pedro Jordano/Science)
Levantamento que analisou o desmatamento da Mata Atlântica em 3.429 cidades cobertas pelo bioma, o mais ameaçado do Brasil, apontou que dos dez municípios que mais registraram desflorestamento entre 2012 e 2013, cinco estão em Minas Gerais, três no Piauí e dois na Bahia.
Os dados divulgados nesta quarta-feira (17) integram o Atlas de Remanescentes Florestais, que teve parte do estudo lançada em maio deste ano pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, e a organização SOS Mata Atlântica, de São Paulo.
Na época, as instituições apontaram que o bioma perdeu 235 km² de vegetação entre 2012 e 2013, aumento de 9% em relação ao período anterior avaliado (2011-2012).
 A área equivale a quase seis vezes o tamanho do Parque Nacional da Tijuca, que fica no Rio de Janeiro, ou ainda a 24 mil campos de futebol.
Pontos verdes no mapa mostram áreas de floresta da Mata Atlântica que ainda estão em pé no Brasil. Área em amarelo é o total do bioma. Atualmente, restam 8,5% da vegetação original (Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica/Inpe)Pontos verdes no mapa mostram áreas de floresta da Mata Atlântica que ainda estão em pé no Brasil.
Área em amarelo é o total do bioma. Atualmente,restam 8,5% da vegetação original
(Foto: Divulgação/SOS Mata Atlântica/Inpe)
Conservação em xeque em MG
De acordo com a segunda parte da pesquisa, Manoel Emídio (PI) foi a cidade brasileira que mais desmatou. 
No período analisado, houve a perda de 31,3 km² de vegetação.
 De acordo com a SOS, o aumento da produção agrícola na região teria relação com a alta do desmate.
A área de floresta eliminada na cidade piauiense equivale à soma total do desmate registrado nas cinco cidades mineiras do ranking. 
Águas Vermelhas, Ponto dos Volantes, Itinga, Curral de Dentro e Novo Cruzeiro perderam juntas 31,3 km² de mata.
Minas foi o estado que mais devastou o bioma entre 2012 e 2013. 
O levantamento apontou a retirada de 84,3 km² de vegetação – queda de 22% em relação ao total desmatado entre 2011 e 2012, que foi de 107 km². 
Marcia Hirota, diretora-executiva da Fundação SOS Mata Atlântica, afirma que a extração de madeira para carvoaria e plantio de eucalipto são as principais causas de registro de desflorestamento no estado.
Piauí vem em seguida, com a supressão de 66,3 km² de floresta. Bahia foi o terceiro estado que mais desmatou, responsável pela derrubada de 47,7 km² de vegetação no período avaliado. 
As cidades baianas que aparecem no ranking são Wanderley e Brejolândia.
Atualmente, restam apenas 8,5% de remanescentes florestais acima de 100 hectares. 
Somados todos os fragmentos de floresta nativa acima de 3 hectares, restam 12,5% da área original de Mata Atlântica, que tinha 1,3 milhão de km² quando o Brasil foi descoberto.
Essa paisagem natural é uma das mais ricas em biodiversidade, e até 60% de suas espécies de plantas são endêmicas, ou seja, só existem naquela região.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...