Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, dezembro 10, 2014

Comissão relata modalidades de tortura usadas contra presos políticos

Relatório final foi entregue nesta quarta-feira à presidente Dilma Rousseff.
Entre as modalidades estão choques elétricos, afogamento e estupro.

 

Lucas Salomão Do G1, em Brasília
 
Arte / comissão nacional da verdade / relatório final (Foto: Editoria de Arte / G1)


O relatório final da Comissão Nacional da Verdade, entregue nesta quarta-feira (10) à presidente Dilma Rousseff, relata diversas modalidades de tortura utilizadas contra presos políticos durante a ditadura, entre 1964 e 1985. 

O documento divide os tipos de tortura em "físicas", "psicológicas" e "sexuais".

Com 4.328 páginas, o documento consolida o trabalho da comissão, após dois anos e sete meses de audiências públicas, depoimentos de militares e civis e coleta de documentos referentes ao regime militar (consulte a íntegra). 

O texto aponta 377 pessoas como responsáveis diretas ou indiretas pela prática de tortura e assassinatos durante a ditadura militar
De acordo com o relatório, a violência contra presos políticos e opositores do regime militar não era algo isolado mas sim uma "política de repressão coordenada pelas Forças Armadas".

"A tortura, como enfatiza o relatório da Anistia Internacional de 1972, tornou-se um instrumento de poder e de preservação do governo – com destinação de recursos, organização de centros e de instrumentos e uso de pessoal próprio", aponta o documento.

"[A tortura] era aplicada em todas as vítimas de forma precisa e padronizada, seguindo um mesmo sistema estabelecido para todos os agentes.

Para alguns detidos, ainda eram usados métodos mais antigos de violência, com o risco de lhes causar a morte, ou até mesmo com esse objetivo", explica a Comissão da Verdade.

Entre as práticas de tortura mais conhecidas estão os choques elétricos, o uso de palmatórias e o "pau de arara", modalidade em que o preso fica pendurado pelos pés e com os braços amarrados. 

Segundo o relatório, os militares se utilizavam de mais de uma modalidade de tortura em diversos interrogarótios realizados.

Para exemplificar os tipos de tortura que era cometidos, o documento traz diversos depoimentos de pessoas que foram violentadas durante a ditadura. 

Além dos depoimentos, a CNV utilizou também documentos e reportagens veiculadas à época do regime que trazem relatos de violência por parte dos militares.

Outra prática comum era o uso da "geladeira", pela qual o preso era confinado em uma caixa de aproximadamente 1,5 m de altura com paredes forradas por placas isolantes que não permitiam a entrada de luz ou sons externos.

"Um sistema de refrigeração alterna temperaturas baixas com temperaturas altas fornecidas por um outro, de aquecimento. 

A cela fica totalmente escura na maior parte do tempo. 

No teto, acendem-se às vezes, em ritmo rápido e intermitente, pequenas luzes coloridas, ao mesmo tempo que um alto-falante instalado dentro da cela emite sons de gritos, buzinas e outros, em altíssimo volume. 

A vítima, despida, permanece aí por períodos que variam de horas até dias, muitas vezes sem qualquer alimentação ou água", explicam os pesquisadores no relatório.

À Comissão da Verdade, os presos políticos que foram tortutados também citaram que foram submetidos à sessões de afogamento, estrangulamento, asfixia, sufocamento e espancamento por militares.

Também é citado no texto o uso de animais na prática de tortura. 

 "Presos políticos foram expostos aos mais variados tipos de animais, como cachorros, ratos, jacarés, cobras, baratas, que eram lançados contra o torturado ou mesmo introduzidos em alguma parte do seu corpo", diz trecho do documento.

Em várias situações, segundo o relatório, a tortura levou à morte de presos políticos. 

É o caso de Aurora Maria Nascimento Furtado, que foi submetida à "coroa de cristo", prática na qual os torturadores colocavam uma fita de aço na cabeça do detido, com uma tarraxa permitindo que a "coroa" fosse apertada.

Tortura psicológica

O documento também traz modalidades de tortura psicológica. Segundo a comissão explica, foram consideradas práticas de tortura psicológica os atos "voltados a provocar sofrimento psíquico ou moral".


"Tortura psicológica pode ser compreendida como aquela na qual a violência, mais do que atingir e deixar marcas no corpo da vítima, produz danos psicológicos [...] De qualquer forma, a tortura psicológica raramente vem isolada, sem agressão física

Por vezes só a possibilidade do início das torturas físicas já causava no torturado um imenso pavor, consubstanciando tortura psicológica", explica o texto.

Segundo a CNV, o tipo de tortura psicológica mais comum era a ameaça ao indivíduo e a familiares e amigos. 

O texto cita, inclusive, parte do depoimento da presidente Dilma Rousseff à Comissão Estadual de Indenização às Vítimas de Tortura (CEIVT) de Minas Gerais, em 2001. 

Militante de esquerda, Dilma foi presa e torturada pelo regime militar.

“Tinha muito esquema de tortura psicológica, ameaças. [...] ‘Você fica aqui pensando, daqui a pouco eu volto e vamos começar uma sessão de tortura.’ 

A pior coisa é esperar por tortura", disse Dilma à comissão.

Violência sexual

A Comissão Nacional da Verdade dedicou um capítulo específico para a violência sexual no relatório. 


As práticas mais comuns deste tipo de violência, segundo o documento, eram os estupros, especialmente contra as mulheres. 

Há, também, relatos de homens que foram presos pelo regime e que sofreram agressões e choques elétricos nos órgãos genitais.

O relatório também enumera diversas situações em que os militares violentaram "verbalmente" as presas políticas com palavras "que rotulavam a mulher como 'prostituta'" e, portanto, "merecedora de violações de natureza sexual".

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...