Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, dezembro 28, 2014

Governo do Japão aprova pacote de estímulo de US$29 bilhões

Primeiro-ministro, Shinzo Abe


TÓQUIO (Reuters) - 

O governo do Japão aprovou neste sábado um pacote de estímulo nos gastos no valor de 29 bilhões de dólares, destinados a ajudar as regiões menos desenvolvidas e as famílias do país com subsídios, mercadorias e outras atividades, mas analistas estão céticos sobre o quanto isso pode estimular o crescimento.


O pacote de 3,5 trilhões de ienes (29,12 bilhões de dólares) foi revelado duas semanas após uma vitória eleitoral maciça da coalizão governista do primeiro-ministro, Shinzo Abe, que lhe rendeu um novo mandato.

O governo disse que espera que o plano de estímulo impulsione o PIB do Japão em 0,7 por cento.

Considerando as finanças públicas ruins do Japão, o governo vai evitar a emissão de dívida e financiará o pacote com o dinheiro não gasto de orçamentos anteriores e as receitas fiscais que excederam as previsões orçamentais devido à recuperação econômica.

Com as eleições locais em todo o país previstas para abril, nas quais o bloco de Abe deve vencer para consolidar seu controle do poder, os pacotes de subsídios aos governos regionais buscam estimular o consumo privado e apoiar as pequenas empresas.

Do total, 1,8 bilhão de ienes serão gastos em medidas como a distribuição de cupons para comprar mercadorias, subsídios para a compra de combustível às famílias de baixa renda e financiamento a pequenas empresas.

Os 1,7 bilhão restantes serão usados para a prevenção de desastres e reconstrução das áreas afetadas, incluindo as atingidas pelo tsunami de março de 2011.

Tóquio também buscará reforçar o mercado imobiliário, diminuindo as taxas de hipoteca oferecidas por uma agência de crédito à habitação governamental.

"É melhor do que não fazer nada, mas não acredito que este estímulo terá um grande impacto no impulso da economia", disse Masaki Kuwahara, economista da Nomura Securities.

(Por Takaya Yamaguchi e Tetsushi Kajimoto)

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...