Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, dezembro 29, 2014

Gruta mapeada em 1790 é encontrada por pesquisadores em Mato Grosso


Há mais dois séculos, caverna foi mapeada em 1790 por expedição baiana.
Gruta tem 17 metros de extensão e vários desenhos no teto.

 

Do G1 MT
Caverna tinha sido mapeada durante expedição em 1790 (Foto: Reprodução/ TVCA)Caverna tinha sido mapeada durante expedição em 1790 (Foto: Reprodução/ TVCA)
 
 
Uma caverna foi reencontrada por pesquisadores no município de Vale de São Domingos, a 491km de Cuiabá, depois de 226 anos. 

Há 9 anos, pesquisadores tentaram encontrar a caverna, mas não obtiveram sucesso. 

A caverna foi a primeira a ser mapeada no país pela expedição de Alexandre Rodrigues, composta por baianos que na época trabalhavam para o governo português. 

Ela foi denominada de 'Gruta das Onças'.


De acordo com o Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Cavernas (Cecav), a caverna pode servir de abrigo para onças pintadas da região da floresta. 

Segundo o consultor geográfico Júlio César Linhares, só pesquisas mais aprofundadas poderão afirmar se realmente a caverna encontrada é a 'Gruta das Onças'. 

“O fato de falar, encontrar a gruta, ainda estou buscando cientificamente para comprovar que ela [caverna] realmente é a gruta das onças. 

Estou verificando isto com os desenhos junto com o Cecav”, disse Júlio.

A caverna tem mais de 17 metros de extensão e vários desenhos no teto, mapeados pela primeira vez no ano de 1790. 

O Cecav deve pesquisar há quanto tempo os desenhos foram feitos. 

A caverna rodeada por morcegos é composta por arenito e tem o solo arenoso. 

“É sempre uma emoção poder ver, ler a descrição toda e realmente estar aqui, vendo que tem uma continuidade. 

Isso é único”, afirma o coordenador nacional do Cecav, Jocy Cruz.

Ainda segundo Jacy, eles devem publicar um artigo para atestar se ela é a primeira cavidade topografada no Brasil, mas que isso é um atributo histórico-cultural que a legislação a coloca em máxima relevância. 

De acordo com o Cecav, eles pretendem documentar e criar um banco de dados sobre a gruta das onças, onde as informações devem ficar disponíveis ao público.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...