Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, dezembro 19, 2014

Justiça determina quebra de sigilo telefônico de jornal em Rio Preto

Impresso considera decisão uma afronta à liberdade de imprensa. 

Abraji repudia decisão da Justiça, lamenta e condena quebra de sigilo.

Do G1 Rio Preto e Araçatuba
A Justiça tomou uma decisão contra o jornal impresso Diário da Região, de São José do Rio Preto (SP), que está gerando polêmica na imprensa nacional. 
O juiz federal Dasser Lattiérre Júnior determinou a quebra do sigilo telefônico do jornal e de um jornalista para descobrir as fontes que passaram ao jornal documentos que denunciavam um esquema de corrupção na Delegacia do Trabalho de Rio Preto.
Tudo começou quando a Polícia Federal realizou a operação “Tamburutaca”, em 2011, em que 17 pessoas ligadas à Delegacia do Trabalho de Rio Preto foram presas, entre elas o delegado do trabalho Robério Caffagni. 
O delegado e fiscais do trabalho são acusados de receber propina em troca de anular multas trabalhistas e fiscalizações em grandes empresas da região.
Depois das prisões, a TV TEM e o jornal tiveram acesso, por meio de suas fontes, a trechos do processo e transcrições de escutas telefônicas que comprovariam as denúncias. 
Foi quando a Procuradoria da República mandou a Polícia Federal intimar vários jornalistas, por entender que os documentos não poderiam ter sido revelados à imprensa.
A lei brasileira protege os jornalistas quando o assunto são as fontes da notícia. 
A imprensa tem o direito de proteger a identidade das fontes e, por isso, a equipe da TV TEM e os jornalistas do Diário não apontaram para a Justiça quem teria deixado vazar os documentos. 
O inquérito contra a TV TEM foi arquivado e, agora, a Justiça autorizou a Procuradoria da República a fazer uma varredura nas ligações telefônicas do Diário da Região para chegar ao nome de quem permitiu a liberação dos documentos.  
Fabrício Carareto, editor chefe do jornal Diário da Região, disse que está assustado com a decisão, que considera uma afronta à liberdade da imprensa e disse também que o jornal vai recorrer da decisão. 
A Abraji, Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo, repudia a decisão da Justiça, lamenta e condena a quebra de sigilo, entendendo isso como uma coerção ao trabalho investigativo do jornalismo.
TV TEM sempre teve o compromisso de checar incansavelmente a origem das informações e a qualidade das fontes. 
As transcrições das escutas telefônicas mostradas no Tem Notícias são oficiais e até hoje são usadas pelo próprio Ministério Público Federal contra os funcionários da Delegacia do Trabalho, acusados de corrupção.
O que o TEM Notícias fez foi informar sobre as investigações e as denúncias, embasadas em documentos, contra aquelas pessoas. 
O trabalho não prejudicou nenhuma investigação, pelo contrário, deixá-la pública força ainda mais que as autoridades vasculhem com responsabilidade seus próprios colegas, denunciados como corruptos.
Reportagem mostrou denúncia contra a Delegacia do Trabalho de Rio Preto (Foto: Reprodução/ TV TEM)Reportagem mostrou denúncia contra a Delegacia do Trabalho de Rio Preto (Foto: Reprodução/ TV TEM)

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...