Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, dezembro 26, 2014

Lixo ocupa salas, corredores e até o teto do Hospital de Taguatinga, no DF

Imagens de telespectador mostram barata morta, goteira e infiltrações.
Secretaria diz que repassou verba; G1 não conseguiu contato com empresa.

 

Do G1 DF
Imagens feitas por um telespectador da TV Globo mostram "montanhas" de sujeira acumulada nos corredores do Hospital Regional de Taguatinga (HRT), no Distrito Federal

A greve dos servidores terceirizados responsáveis pela limpeza completou uma semana nesta sexta-feira (26), mas os funcionários dizem que ainda não receberam os auxílios alimentação e transporte.

Em nota enviada na quinta (25), a Secretaria de Saúde disse que já repassou a verba à Ipanema, empresa responsável pelos contratos. 

O G1 não conseguiu contato com a empresa na quinta e na sexta-feira.


Nas imagens, é possível ver sacos de lixo amontoados em meio aos espaços de circulação de médicos e pacientes. 

No corredor que dá acesso ao centro cirúrgico e à ala obstétrica, a pilha quase alcança o teto. 

No mesmo local, baldes e panos foram deixados embaixo de um buraco na cobertura de gesso, por onde vaza água durante as chuvas.

Já no acesso ao ambulatório, o telespectador flagrou uma barata morta. 

No corredor da pediatria, segundo o autor das imagens, há um líquido escuro no chão que parece chorume. 

No fim da manhã desta sexta (26), imagens feitas pelo Globocop mostraram que o lixo também se acumula no teto do hospital.

Caos generalizado

A crise na gestão do lixo não atinge apenas o HRT. 


Na quinta (25), os contêineres de lixo em frente ao hospital da Asa Norte (Hran) também estavam cheios, e sacos estavam empilhados ao lado de uma ambulância do Samu.

Na segunda-feira (22), servidores terceirizados do DF fecharam o Eixo Monumental, na altura do Palácio do Buriti, para protestar contra o atraso no pagamento da última parcela do 13º, do salário de novembro e do vale-alimentação. 

A previsão era de que os repasses acontecessem até o dia 20 de dezembro. 

Junto com os concursados, a categoria já havia feito paralisações e bloqueios no início do mês por não receberem os salários.

Segundo o sindicato da categoria, 30 mil terceirizados estão com 13º e benefícios atrasados desde o dia 20. 

A maior parte destes trabalhadores atua nas unidades de saúde e nas escolas públicas, em funções de serviços gerais e recepção. 

As empresas responsáveis pelos contratos alegam que o governo do DF não fez os pagamentos, mesmo com os serviços já prestados.

Mesmo o lixo que é recolhido nas unidades de saúde não tem sido recolhido pelos garis, que também fizeram paralisação nesta semana para cobrar o 13º salário. 

O movimento na terça-feira (23) durou poucas horas, mas os reflexos da interrupção ainda são visíveis nas ruas do Distrito Federal.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...