Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

Aproveitamento do caroço de açaí

< / a >

sábado, maio 31, 2014

Acadêmicos da Faculdade UNISA visitaram as ETAs I e II neste sábado

O Departamento de Meio Ambiente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-SAAEP, encerra o mês de maio do ano em curso, acompanhando um grupo de estudantes universitários da UNISA, na tarde deste sábado, através de sua servidora, a Pedagoga GINA MIUKI MIKAWA BARRETO, chefe daquele departamento, as ETAs I e II, atendendo solicitação dos mesmos previamente agendada. 

A referida visita dos acadêmicos as Estações de Tratamento de Água, tem como objetivo principal, o enriquecimento curricular, visto que os mesmos estão se graduando na área de Engenharia Ambiental. 

Acompanhados de sua tutora (professora) THAÍS BRITO, os mesmos receberam do técnico PERISVALDO LIMEIRA, todas as informações sobre o processo de tratamento de água que abastece a população parauapebense durante 24 horas, de janeiro a dezembro.

Ao final da visita, um grupo de estudantes, manifestou interesse em produzir "Trabalho de Conclusão do Curso-TCC", que os mesmos estão fazendo, sobre o tratamento de água. 

Por parte dos acadêmicos, houve o questionamento sobre o trabalho que o SAAEP tem realizado para combater o desperdício de água pelos munícipes. 

Tanto o técnico Perisvaldo Limeira, como a educadora ambiental Gina Mikawa, responderam que a autarquia ligada a Prefeitura Municipal de Parauapebas, tem desenvolvido diversas ações de conscientização a população parauapebense sobre a utilização da água de forma racional, como também a necessidade de proteger a natureza e o meio ambiente, utilizando o processo pedagógico de forma lúdica para o público infantil em idade escolar, e campanhas com material informativo em forma de panfletos, para as pessoas adultas, entregues em seus lares. 

"Quero agradecer ao SAAEP na pessoa do seu gestor Paulo Galdino, em nome dos nossos alunos, por nos ter dado esta grande oportunidade de conhecer in loco, todo o processo de tratamento da água que é servida a todos nós moradores desta cidade, assim também agradecer tanto a educadora ambiental D. Gina Mikawa e o técnico de meio ambiente,  Sr. Perisvaldo Limeira, pelas explicações dadas ao nosso grupo de alunos, sobre o importante trabalho realizado por este governo não só nos garantindo água de boa qualidade para o uso doméstico, como também a boa administração que vem realizando frente a prefeitura municipal, tendo a frente o Sr.  Valmir como o prefeito". 

Finalizou a professora Thaís Brito.

























































PERISVALDO LIMEIRA de blusa branca





Thais Brito a que está em destaque caminhando

Gina Miuki Mikawa a Japonesa





Texto: Jornalista Valter Desiderio Barreto

Fotos: Educadora ambiental Gina Miuki Mikawa Barreto






O Departamento de Meio Ambiente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas-Saaep, fecha o mês de maio com chave de ouro

O governo Valmir Queiroz Mariano através do Departamento de Meio Ambiente do Saaep, encerra o mês de maio comemorando o sucesso de sua parceria com as escolas de ensino fundamental no combate ao desperdício de água, tendo como atores principais desta parceria, os alunos de 1ª a 8ª série, que tem visitado as ETAs I e II, acompanhados das educadoras ambiental daquele departamento, recebendo das mesmas, todas as informações do sistema de tratamento de água consumida diariamente pelos moradores de Parauapebas, como também, orientação de como evitar o
desperdício de água, fazendo uso da mesma, de forma racional, para não corrermos o risco de mais adiante, ficarmos sem esse líquido precioso indispensável para a nossa sobrevivência. 

A última escola deste mês de maio que visitou as ETAs I e II, foi a Escola Municipal Chico Mendes" no último dia 30. 

Para a vice-diretora Aurilene, "a visitas in loco as ETAs tiraram dúvidas a respeito do processo de tratamento da água que chegam as nossas torneiras diariamente".  

"O Saaep pode contar com o apoio da nossa escola para participar de qualquer campanha que tenha o objetivo de conscientizar a população para a utilização da água de forma racional". Finalizou Aureni.