Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, janeiro 19, 2015

Chorar e aplaudir

 Luiz Garcia

Luiz Garcia Foto: O Globo

PF acaba de fazer o que poderíamos chamar de gol de placa: raramente é preso um alto funcionário da Petrobras; no caso, o ex-diretor da área internacional Nestor Cerveró 

 

Todos os países que se levam a sério têm dois tipos de organizações destinadas a manter índices saudáveis na sociedade. 

Um deles identifica e persegue bandidos profissionais que agem nas ruas e estradas, roubando e às vezes matando cidadãos comuns.

Policiais arriscam a vida enfrentando esses bandidos. 

O outro grupo enfrenta os chamados criminosos de terno e gravata. 

Não são assassinos, mas merecem igual atenção das autoridades. 

Principalmente, no caso do Brasil, da Polícia Federal. 

No momento, ela acaba de fazer o que poderíamos chamar de um gol de placa: raramente acontece a prisão de um alto funcionário da Petrobras; no caso, o ex-diretor de sua área internacional Nestor Cerveró.

Ele é acusado de dois tipos de delito: num caso, registro de transferência de imóveis por valores subfaturados; no outro, tentar sacar recursos de um fundo de previdência para depositá-los na conta bancária de uma filha.

Segundo a Justiça e a Polícia Federal, Cerveró pretendia guardar esse dinheiro para financiar uma possível fuga do país. 

Tinha bons motivos para isso: ele já é acusado dos crimes de corrupção passiva (receber propinas em contratos de sondas de perfuração e lavagem de dinheiro). 

Não se trata de um caso isolado de corrupção na Petrobras: ele é o terceiro dos seus altos funcionários a ir para a cadeia: um deles, Paulo Roberto Costa, fez um acordo de delação premiada que levou à prisão um lote de empreiteiros da empresa estatal.

Pode-se dizer que existe aí uma notícia boa e má. 

Primeiro, pelas prisões efetuadas; depois, pela constatação de que a nossa importante estatal não dispõe, pelo menos até agora, de um sistema eficiente de controlar os possíveis maus passos de seus altos funcionários. 

É um caso raro em que devemos chorar e bater palmas ao mesmo tempo.

Luiz Garcia é jornalista

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...