Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 22, 2015

Em artigo, presidente da Sabesp admite racionamento de água em SP


Segundo Kelman, atualmente não há 'diminuição coletiva do consumo'.
Presidente diz que Sabesp vai divulgar horários de redução de pressão. 

 

Do G1 São Paulo
Jerson Kelman (direita) durante cerimônia de posse na Sabesp (Foto: Tatiana Santiago/G1) 
Jerson Kelman (direita) durante cerimônia de posse na Sabesp (Foto: Tatiana Santiago/G1)
 
 
O novo presidente da Sabesp, Jerson Kelman, admitiu em artigo publicado nesta quinta-feira (22), que pode adotar racionamento em São Paulo "se continuar a não chover nos lugares certos e nas quantidades necessárias".

"O termo racionamento é usado, em geral, quando se força a diminuição coletiva do consumo por meio da total interrupção do fornecimento por algumas horas do dia ou quando se impõem quotas individuais de consumo. 

Não é o que a Sabesp tem feito, mas poderá ser forçada a fazê-lo, se continuar a não chover nos lugares certos e nas quantidades necessárias", disse em artigo publicado na "Folha de S.Paulo".

"É evidente que, na crise atual, a Sabesp não tem como prestar o serviço como se a situação fosse de normalidade. 

Não é sensato brigar com os fatos. Se for necessário chamar isso de racionamento, que assim seja. 

O relevante é impedir que ações na Justiça, de proteção a supostos direitos individuais, atentem contra a segurança hídrica de todos", completou.

Ao longo do texto, Kelman fala sobre a redução de pressão da água, que causa "transtornos à população", mas "é necessária".

"Em breve, a Sabesp disponibilizará em seu site e nas agências de atendimento ao consumidor um meio mais rápido de conhecer o horário de redução da pressão para cada local específico", disse.

Só em 2015, a Sabesp admitiu que toda a Região Metropolitana está com redução de pressão na água. 

“A Sabesp está aplicando a redução de pressão em todos os setores de abastecimento atendidos na Grande São Paulo”, diz texto na página da companhia.

Os dados estão em uma listagem e um mapa no site da Sabesp, feitos após determinação da  Agência Reguladora de Saneamento e Energia do Estado de São Paulo (Arsesp).

Em sua cerimônia de posse no último dia (9), Kelman afirmou que é preciso estar preparado para o pior. 

"Como a natureza nos ensinou que ela pode nos surpreender e ter um ano tão ruim como foi de 2014, agora nós temos que torcer para o melhor, mas estar preparados para o pior", afirmou. 

Segundo ele, estar preparado para pior significa estar pronto para enfrentar situação de escassez de água, como ocorreu no ano passado. 

"O estado de São Paulo, a secretaria e a Sabesp têm que estar preparados para o pior na minha visão", declarou.

Para Kelman, a seca ocorrida no ano passado foi imprevisível e seria imprudente fazer investimentos em período de abundância de água.

"O que poderia se esperar da Sabesp é que o sistema de abastecimento estivesse preparado para enfrentar uma situação como aquela que foi observada em 1953 ou talvez um pouco pior", afirmou.

"O evento do ano passado, do ponto de vista hidrológico, foi imprevisível", repetiu o discurso da ex-presidente Dilma Pena.

"Nenhum administrador público de qualquer nível seria considerado prudente se fizesse um sobreinvestimento tão grande para enfrentar algo que nunca tinha sido enfrentado", argumentou ele sobre as críticas feitas por especialistas de que o governo não investiu.

Kelman ainda usou o nome do santo para justificar a seca. "São Pedro tem errado a pontaria, tem chovido, mas não onde deve chover", referindo-se ao sistema Cantareira.

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...