Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, janeiro 24, 2015

Estiagem atrasa a piracema no Rio Piracicaba


Será preciso de 1 a 2 anos para o fenômeno se normalizar, diz pesquisador.
Reprodução vai até fevereiro; prejuízo, no entanto, é menor do que previsto.

 

Do G1 Piracicaba e Região
A seca que atingiu a região de Piracicaba (SP) durante 2014 prejudicou o período de reprodução de peixes deste ano, que termina em fevereiro. 

A piracema, fenômeno de migração dos cardumes para desova, começou atrasada por causa da estiagem e caiu pela metade, com 50% do esperado para essa época, de acordo com o primeiro balanço de especialistas do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Peixes Continentais (Cepta).

"Do dia 22 a 23 de dezembro, tivemos fortes chuvas na região de Campinas (SP), principalmente, isso fez com que o Piracicaba tivesse um bom volume de água. 

Em vista da situação crítica, até que tivemos uma piracema satisfatória para região de Piracicaba", disse o pesquisador do Cepta, Fábio Sussel.

Sussel adverte ainda que é preciso chover bem mais para que a reprodução volte ao normal. 

“A expectativa é que demore de um a dois anos para que a piracema se normalize nos rios do sudeste paulista”, afirmou. 

Ele explica ainda que a situação pode ser levemente atenuada até o fim de janeiro, já que há previsão de chuva forte exatamente junto com mais um período de desova.
Caos no Piracicaba.

A vazão do Rio Piracicaba ficou em torno dos 50 metros cúbicos por segundo no últimos três meses. 


Historicamente, o índice normal neste mesmo período é de 200 metros cúbicos por segundo.

"Isso é muito preocupante. 

Para que o volume aumente significativamente, é necessário que chova na região do Cantareira, porque é de lá que é liberada a água", disse Guilherme Valerini, coordenador dos projetos PCJ.

Além da necessidade de chuvas, é preciso que a população respeite o período de piracema, lembra o pescador e organizador dos passeios de barco no Rio Piracicaba, Luís Fernando Magossi. 

"Apesar de ter melhorado, a conscientização está longe de ser como deveria. 

Os peixes já sofrem por falta de água e ainda há pessoas que pescam durante essa época. 

Não é justo", afirmou.

Pesquisadores do Cepta afirmam que, apenas na próxima piracema, que começa em novembro de 2015, vai ser possível recuperar a reprodução normal das espécies de peixes do Rio.
Piracema no Rio Piracicaba (Foto: (((não usar - cessão expirada))) Antonio Trivelin/Arquivo pessoal)Piracema no Rio Piracicaba (Foto: Antonio Trivelin/Arquivo pessoal)
Rio Piracicaba nesta terça-feira (20) com vazão 90% abaixo da média (Foto: Leon Botão/G1) 
Rio Piracicaba nesta semana estava com vazão 90% abaixo da média (Foto: Leon Botão/G1)
 

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...