Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 29, 2015

Presidente da UTC quer ministro e deputados como testemunhas


Executivo apresentou defesa por denúncia na Operação Lava Jato.
Advogados pedem acesso a documentos e alegam cerceamento de defesa.


Do G1, em Brasília
 
O presidente da UTC, Ricardo Ribeiro Pessoa, que responde a ação penal por suspeita de participação no esquema investigado pela Operação Lava Jato, da Polícia Federal, pediu nesta quarta-feira (28) que entre as suas testemunhas de defesa seja incluído o ministro Jaques Wagner (Defesa). 

Ele também quer que sejam ouvidos pela Justiça os deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) e Paulinho da Força (SD-SP).
O documento apresentado pela defesa de Pessoa não explica o motivo da escolha de cada testemunha. 

Ao todo, são 22 pessoas que a defesa pede para serem ouvidas. 

A Justiça ainda analisará o pedido para definir quem será testemunha.

Também foram incluídos no pedido da defesa o ex-ministro das Comunicações Paulo Bernardo, além dos deputados federais Jutahy Junior (PSDB-BA), Jorge Tadeu Mutalen (DEM-SP) e Arnaldo Jardim (PPS-SP). 

Os 22 nomes incluem pessoas com endereços de trabalho em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Salvador e Lauro de Freitas, no interior da Bahia.

Ricardo Pessoa foi indiciado pela Polícia Federal em 12 de dezembro e dias depois se tornou réu na Justiça pelos crimes de lavagem de dinheiro, corrupção ativa e fraudes em licitações públicas. 

Além dele, os executivos da UTC Ednaldo Alves da Silva e Walmir Pinheiro Santana também são apontados como responsáveis pelos crimes. 

Todos chegaram a ser detidos pela PF quando a sétima fase da operação foi deflagrada, em 14 de novembro.

A UTC, segundo a PF, é parte de um esquema de corrupção que envolvia, diversas empreiteiras do país, que celebravam contratos superfaturados com a Petrobras. 

De acordo com o doleiro Alberto Youssef e o ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, as empresas formaram um cartel que definia quem venceria as licitações. 

Os dois foram detidos em março deste ano, quando houve a primeira fase da Lava Jato.

No documento de defesa apresentado nesta quarta, os advogados de Pessoa negam que o executivo tenha cometido crime de lavagem de dinheiro e afirmam que a denúncia de corrupção é “genérica” e” insuficiente”, por não dizer “como teriam sido feitas as ofertas e promessas” de entrega de dinheiro ao ex-diretor da Petrobras Paulo Roberto Costa.

“Se há, de fato, algo um pouco mais descrito na denúncia, seria sobre a forma como a suposta propina teria sido paga, o que, entretanto, restringe-se ao exaurimento do suposto crime, não sendo, pois suficiente para a imputação da oferta ou promessa de vantagem indevida”, diz a defesa.

O documento também pede acesso dos advogados de Ricardo Pessoa a conteúdos da ação penal e argumenta ter havido cerceamento da defesa no processo judicial devido ao fato de a Justiça não ter disponibilizado os depoimentos das delações premiadas da Operação Lava Jato.

“Provas amplamente utilizadas contra o denunciado são mantidas em sigilo sem que ele tenha a oportunidade de conhecê-las por inteiro e possa rebatê-las. 

Pior, obrigado a apresentar resposta à acusação e arrolar testemunhas, o denunciado permanece ignorante quanto aos depoimentos prestados em delação premiada enquanto o MPF tem acesso amplo a todos estes”, diz o documento.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...