Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, janeiro 29, 2015

RJ volta atrás e confirma meta olímpica de limpeza da Baía de Guanabara

Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro
Ana Carolina Fernandes/The New York Times Lixo acumula-se na beira da Baía de Guanabara, local de competição da Rio-2016
Lixo acumula-se na beira da Baía de Guanabara, local de competição da Rio-2016


Veja Também


 
Quer levar a tocha olímpica? 
 
Empresas já preparam seleção de interessados. 

Coca, Nissan e Bradesco pagam R$ 500 mil por patrocínio da tocha olímpica.
Tocha Olímpica passará por 250 cidades 100 dias antes da Rio-2016
 
Linha 4 fica pronta antes dos Jogos e sem gastos extras, garante secretário.
O governo do Rio de Janeiro voltou atrás e ratificou nesta quinta-feira (29) seu compromisso de limpar a Baía de Guanabara para a Olimpíada de 2016. 

Nesta manhã, o secretário estadual da Casa Civil, Leonardo Espíndola, afirmou o Estado vai, sim, passar a tratar 80% do esgoto despejado na baía até o início dos Jogos Olímpicos do Rio.

"O compromisso olímpico está mantido. 

Hoje, já tratamos 50% do esgoto da baía. 

Pretendemos cumprir a meta de tratar 80% do esgoto", afirmou Espíndola.

A declaração foi dada dias depois de o secretário estadual do Meio Ambiente, André Corrêa, descartar o cumprimento da mesma meta. 

Na semana passada, Corrêa pregou transparência e afirmou que a limpeza da baía prometida pelo governo ao COI (Comitê Olímpico Internacional) era inviável. 

"Não vai acontecer", resumiu Corrêa.

Para o secretário Espíndola, a declaração de Correa foi mal interpretada. 

Segundo ele, Correa disse que a limpeza total da baía não estará concluída. 

Ele não quis dizer, contudo, que o tratamento do esgoto não chegará aos 80% prometidos.

O secretário da Casa Civil ainda ressaltou que, no evento-teste de vela realizado no passado, a água da baía já mostrou ter condições de receber uma competição olímpica. "Estamos absolutamente tranquilos. 

A competição de vela será realizada em um cenário maravilhoso, com perfeitas condições para que os atletas consigam desempenhar suas capacidades."

Metrô.

O secretário também afirmou que a Linha 4 do metrô, ligando a zona sul à Barra da Tijuca, será concluída em 2016. 

Ele acrescentou que estão mantidos os compromissos e prazos de entrega das obras de modernização do Parque Aquático Julio Delamare e de instalação de quadras de aquecimento do ginásio do Maracanãzinho.

As duas obras eram de responsabilidade do governo estadual, na Matriz de Responsabilidade dos Jogos, mas foram repassadas ao Consórcio Maracanã, concessionária que administra o complexo esportivo. 

Conforme Espíndola, a Odebrecht, principal empresa do consórcio, pediu reequilíbrio financeiro do contrato, mas isso não afetará o andamento das obras.

*Com informações da Agência Brasil

Comentários 12

Brain

Vou tentar adivinhar : Vão gastar 100 Bilhões de dólares e a agua vai piorar. hahahahahaha.
Avatar de ossap 
ossap

Há muito tempo que os "denominados políticos" atuais, são na realidade aproveitadores da ignorância popular. Boa fala, bom de prosa, lábia afiada e assim vão sendo eleitos os espertalhões. Esse é mais um. E comentário do betaum é a realidade que enfrentamos hoje. Não só ao nível de Estado, mas nos municípios isso é frequente e na União é vergonhosa a quantidade de falcatruas e descaso que ocorre com a população. Enganada e saqueada.
Avatar de Cabeça Grávida 
Cabeça Grávida

Vai ser o grupo do Cabral que fará a licitação? Ah tá, só queria saber se a Delta vai ganhar.
Avatar de epichler 
epichler

O tratamento de esgotos antes que sejam lançados ao mar é uma coisa. Outra é a coleta do lixo flutuante. São técnicas de engenharia distintas, ambas necessárias.
Avatar de b timm 
b timm

É repugnante o descaso e a insanidade tomou conta ,alem da poluiçao tem os famosos arrastoes que estao se tornando cartao postal é certo que vai acontecer tal qual o tiete ,nao há mais respeito com ninguem fazem o que querem.
Avatar de HPR 
HPR
Me engana que eu gosto.......O responsável pela declaração anterior de que não conseguiriam a meta de despoluição, falando a verdade, deve ter levado "uma dura" dos seus superiores e voltou atrás, afinal de contas o papel aceita tudo.
Avatar de betaum 
betaum
Não vai limpar coisa nenhuma, vai é "licitar" (daqueles tipos de licitações, manja?) uma empresa de mais um exxxpééérrto carioca (geralmente parente de político) para, depois, lhe mandar uma conta milionária por um serviço mal feito, se é que vai ser feito. Estamos falando do Estado do Rio de Janeiro, meu chapa!!, onde tudo é arrumado no jeitinho, na sombra, nas coxas. Olha a polícia de lá, olha a saúde de lá, olha os políticos de lá, se juntar tudo e puxar a descarga vai parar tudo na baia da Guanabara. Juro que não sei o que ainda falta para o governo federal intervir naquele estado.
Avatar de fredd sp 
fredd sp
Nossa!!!! Isso é de envergonhar. Como pode um pais deixar um patrimônio chegar a tal ponto, fazer isso com a natureza? E ainda ter governo com este tipo de mentalidade, Mais como dizem, as pessoas tem o governo que merece.
Avatar de Sino2011 
Sino2011
MAS, como dizem: cada povo tem o governo que merece
Avatar de BRANCÃO SJC 
BRANCÃO SJC
APROVEITA QUE NÃO TEM ÁGUA !!
Avatar de descrente 
descrente 
afgora vai: soube que já contrataram como reforço para a equipe de limpeza todos os políticos honestos do Brasil para ajudar a equipe contratada, que é liderada pelo Papai Noel com a ajuda dos sete anões. Caso precisem de reforço, vão chamar os mais competentes do governo federal e todos os inocentes do caso Lava Jato também. Com tanta gente, agora a limpeza sai.


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...