Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, fevereiro 09, 2015

5 coisas que SP precisa fazer para enfrentar a crise da água

  Torneira pingando
São Paulo – A possibilidade de ficar sem água já assusta os moradores de São Paulo, e muitos se perguntam o que mais seria possível fazer para enfrentar a crise hídrica no estado.
 Foi pensando nisso que a Aliança pela Água, grupo com mais de 40 organizações, lançou hoje um documento com propostas de ações práticas emergenciais para encarar o problema.
Dentre as principais sugestões estão: 1) a criação de uma força tarefa para enfrentar a seca; 2) a melhoria na comunicação sobre o tema e 3) a fiscalização do uso da água. 
As entidades também pedem mais informações sobre as obras pretendidas pela Sabesp. 
Segundo elas, a companhia não apresentou cronograma nem orçamento à população.
Sob o título de “Chamado à ação sobre a crise hídrica”, o texto critica a forma como a gestão do governador Geraldo Alckmin (PSDB) vem lidando com a situação.
 Para as entidades que formularam as propostas, ainda falta transparência e coordenação por parte do governo estadual.
 Contatada pela reportagem, a gestão Alckmin rebate dizendo que está trabalhando.
Veja abaixo cinco propostas de ação para enfrentar a falta de água em São Paulo, e algumas respostas do governo estadual sobre elas.
 De acordo com Marussia Whately, especialista em gestão de recursos hídricos e membro da Aliança pela Água, o objetivo é apresentar essas propostas ao governo do estado.
Força tarefa para enfrentar a crise
A sugestão da Aliança pela Água é que seja criado um grupo com a participação dos governos federal, estadual e municipal, entidades da justiça (como Ministério Público e defensorias), além de organizações da sociedade civil.
A ideia é que essa força tarefa planeje a aplicação de medidas como redução de pressão, racionamento e rodízio de água, definindo um cronograma em conjunto com as prefeituras. 
Também é proposta a criação de uma central para acompanhamento da situação das chuvas e dos reservatórios, além de uma sala de imprensa, para coordenar a comunicação.
O governo afirma que já criou o Comitê de Crise Hídrica no âmbito da região metropolitana. 
E diz inclusive que convidou entidades da Aliança pela Água para integrá-lo.
No entanto, de acordo com Marussia Whately, a atuação do Comitê ainda é restrita.
 “Esse Comitê não inclui uma série de atores.
 A secretaria de agricultura, por exemplo, não está lá. 
Apesar de a agricultura ser o maior consumidor de água. 
Também não há representantes do governo federal, ou de municípios de fora da região metropolitana”, avalia a especialista.
 “Nosso entendimento é que é preciso uma força tarefa mais ampla”, afirma.
Mais clareza na comunicação
A avaliação da Aliança pela Água é de que há falhas graves neste aspecto.
 “A comunicação ainda está muito longe do ideal. 
 Vemos muita especulação. 
O anúncio da possibilidade de um racionamento, por exemplo, foi feito de tal forma que começa a gerar uma sensação de pânico. Isso não ajuda. 
É preciso ter mais clareza”, afirma Marussia.
Para isso, a entidade propõe a criação de um canal de atendimento direto à população, para prestar esclarecimentos sobre a redução da pressão da água ou o racionamento.
Além disso, campanhas de conscientização para quem armazena água em casa, com o objetivo de não permitir a propagação de doenças como a dengue.
Cidades organizadas para a falta d’água
As entidades acreditam que já é hora de pensar em como as cidades devem se organizar caso haja de fato um rodízio.
Dentre as ações, é preciso traçar uma forma de garantir o abastecimento para serviços essenciais como hospitais, postos de saúde, escolas, creches, asilos, bombeiros e postos de polícia.
Outro ponto levantado se refere à logística necessária para o abastecimento de alguns locais com caminhões-pipa. 
Para as entidades, é necessário traçar planos de tráfego para esses veículos, principalmente em cidades congestionadas como São Paulo.
Outra necessidade, segundo o documento, é a realização de reparos na rede de distribuição para minimizar os vazamentos.
Prazos e orçamento para as obras da Sabesp
Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis© Paulo Whitaker/Reuters Sistema de captação de água do sistema de abastecimento Cantareira na represa de Jaguari, em Joanópolis
A Aliança pela Água critica a forma como têm sido divulgadas as obras previstas pela Sabesp para enfrentar o problema.




“A Sabesp divulgou na imprensa um pacote de obras emergenciais para ampliar a capacidade de produção e tratamento de água nos sistemas Alto Tietê e Guarapiranga. 
Até o momento, no entanto, não foram apresentados prazos e orçamentos detalhados”, diz o documento.
O governo do estado, através da Secretaria de Saneamento e Recursos Hídricos, afirma que há uma série de obras em andamento. 
O órgão cita a obra do sistema São Lourenço, que vai gerar 4,7 metros cúbicos de água por segundo. 
O investimento é de R$ 2,2 bilhões e a conclusão das obras está prevista para 2017.
Fiscalização do uso da água
Para as entidades já é hora de regulamentar e orientar a população para o armazenamento de água da chuva através de cisternas. 
Também é necessário, segundo a entidade, aumentar a fiscalização do uso da água subterrânea e de nascentes.
A entidade sugere ainda criar um mutirão de testes para aferir a qualidade da água em poços e nascentes, e também a regulamentação do reuso da água de piscinões.
O governo do estado diz que está distribuindo caixas d’água de forma gratuita para a população de baixa renda a fim de manter o abastecimento por 24 horas.
 Fonte: Exame.comExame.com

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...