Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 13, 2015

Aprendizado no Pará é um dos piores do Brasil

Sexta-Feira, 13/02/2015, 06:44:22 

 Aprendizado no Pará é um dos piores do Brasil (Foto: Divulgação)
(Foto: Divulgação)
 
Os alunos do 5º e 9º anos do Ensino Fundamental das escolas públicas paraenses são, juntamente com os estudantes maranhenses, os que menos absorvem aprendizado no Brasil. 
 
Um levantamento divulgado ontem, 12, pelo movimento Todos Pela Educação (TPE), com base no desempenho dos alunos, mostra que as escolas do Pará e do Maranhão não conseguem chegar a 20% de cumprimento das metas da educação. 
 
Os alunos não dominam a leitura e a compreensão de textos e não conseguem aprender a matemática básica ensinada nas escolas. 

O levantamento foi feito a partir da comparação de notas do exame nacional Prova Brasil, realizada em 2013, com metas - expectativas de notas - específicas à realidade de cada cidade estudada. 

Os dados fazem parte do monitoramento da Meta 3 do Todos Pela Educação: “Todo aluno com aprendizado adequado ao seu ano”.
 
Foram avaliadas as disciplinas língua portuguesa e matemática de alunos do 5º e do 9º anos do Ensino Fundamental. 

As escolas públicas do Pará e do Maranhão foram as únicas que tiveram o percentual de municípios que ficaram abaixo de 20% nas duas matérias nos dois anos letivos avaliados.

No Pará foram analisados 143 dos 144 municípios e no Maranhão 204 dos 217 municípios, no caso do 5º ano, e 201 no 9º ano. 

Em matemática, no 5º ano, apenas 18,9% das metas foram cumpridas nas escolas paraenses. 

Na mesma disciplina, no 9º ano, este percentual cai para 5,6%. 

Em língua portuguesa, no 5º ano, 9,1% das metas foram cumpridas e no 9º, 13,3%. 

Isto mostra, segundo o levantamento, que as redes de ensino do Pará não estão conseguindo avançar nos indicadores de desempenho dos alunos.

ESTUDO

Comparando com outros estados da Região Norte, o estudo do movimento Todos Pela Educação mostra que o Acre foi a unidade federativa com maior percentual de municípios que atingiram as metas intermediárias do TPE para língua portuguesa no 5º ano – dentre 22 municípios no estado, 21 tiveram essa etapa avaliada, e 85,7% alcançaram as metas intermediárias nesse quesito. 

Rondônia foi o segundo estado onde mais se ampliou o número de municípios que atingiram as metas: 36 das 51 cidades (70,6%) avaliadas em 2013.

Em relação à matemática, no Acre, todos os 21 municípios avaliados alcançaram as metas em matemática no 5º ano. 

Na disciplina matemática para o 9º ano, em todas as unidades da federação, com exceção do Distrito Federal, houve queda no indicador.


Com relação ao Brasil inteiro, apenas 10,8% dos municípios atingiram as metas intermediárias estabelecidas pelo movimento para o 9º ano do Ensino Fundamental em matemática e 29,6% em língua portuguesa. 

Já em relação ao 5º ano os percentuais de municípios que atingiram as metas em matemática e língua portuguesa foram de, respectivamente, 61,7% e 48%.

Em 2013, no 5º ano do Ensino Fundamental, 45,1% dos alunos brasileiros tiveram aprendizado adequado em língua portuguesa e 39,5% em matemática, percentuais abaixo das metas intermediárias para o país, respectivamente, 47,9% e 42,3%. 

Já no 9º ano do Ensino Fundamental, o percentual de alunos com aprendizado adequado foi de 28,7% em língua portuguesa e 16,4% em matemática, abaixo das metas para essa etapa, que eram de 42,9% e 37,1%, respectivamente.
(Diário do Pará)
 

Um comentário:

Francivaldo Pereira da Silva. disse...

Que decepção para o nosso querido estado do Pará esse triste avaliação ! Agora eu não entendo é como a secretária municipal de educação de Parauapebas acaba de receber um troféu de uma empresa que ninguém nunca ouviu falar, alegando que a educação do nosso município está entre as melhores do Brasil ! E os jornais de Parauapebas ainda se prestam a publicar uma mentira deslavada dessas. Não sei se você vai postar esse meu comentário senhor jornalista, já que você está comendo na mesma panela deste governo que eu tive o desprazer de dar meu voto em 2012, achando que Parauapebas teria alguma mudança. Com certeza só melhorou pra você e os demais jornalistas que ganham dinheiro só para falar bem dele e esconder as coisas erradas que estão acontecendo nos bastidores como por exemplo. O saape depois que o Gesmar saiu, acabou, ali não tem mais administração, quem entrou depois do Gesmar sucateou aquela instituição de cuidava da água e do esgoto do município, não cuida mais, está uma vergonha, lógico que você tem suas razões para ficar calado, porque a sua esposa trabalha no setor de educação ambiental de lá e com certeza se você ficar publicando matéria sobre esses desmandos que estão acontecendo neste governo do empresário Valmir Mariano, ela vai pra rua. Até entendo a sua posição, mas você sempre foi um jornalista que denunciava as coisas erradas das outras administrações passadas e agora você ficou mudo. Cadê o tal do restaurante popular que o prefeito e a secretária da semmas disseram que iam inaugurar na cidade ? Foi só conversa pra boi dormir. Mais 2016 está chegando aí, o povo de Parauapebas vai dá o troco pra essa turma que está só mamando nas tetas deste governo e nada estão fazendo de bom para nós. Aguardem.

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...