Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, fevereiro 19, 2015

Ex-primeira-ministra da Tailândia é indiciada por negligência

Yingluck Shinawatra pode ser condenada a mais de 10 anos de prisão.
Ela renunciou em maio de 2014 após ser acusada de abuso de poder.

 

Da EFE
Ex-primeira-ministra tailandesa Yingluck Shinawatra. (Foto: Chaiwat Subprasom / Arquivo / Reuters) 
Ex-primeira-ministra tailandesa Yingluck
Shinawatra. (Foto: Chaiwat Subprasom / Arquivo / Reuters)


A procuradoria da Tailândia apresentou nesta quinta-feira (19) uma denúncia contra a ex-primeira-ministra Yingluck Shinawatra por negligência em relação aos prejuízos e casos de corrupção do sistema de subsídios aos produtores de arroz.

No mês passado, Yingluck foi inabilitada da política por cinco anos, após decisão do parlamento escolhido a dedo pela junta militar que derrubou seu governo, e agora pode ser condenada a mais de 10 anos de prisão.

"A equipe da procuradoria vai trabalhar com justiça, rapidez e prudência neste caso", disse o procurador de Estado, Surasak Treerattanakul, na saída da audiência.

A Suprema Corte do país estabelecerá um painel de 9 membros que decidirá, no dia 19 de março, se aceita a denúncia apresentada pela procuradoria e dá início ao processo, que pode levar até um ano.

A ex-primeira-ministra se declarou inocente das acusações relacionadas com o plano de subsídios, que consistia na compra de arroz dos agricultores por preços superiores aos aplicados no mercado.

Segundo a comissão anticorrupção, o plano causou perdas de 518 milhões de bats (cerca de US$ 16 milhões), fomentou a corrupção e causou danos aos agricultores pelo atraso dos pagamentos.

O advogado de Yingluck, Norawit Larlaeng, disse que a ex-primeira-ministra está disposta a comparecer diante do juiz para seguir com o processo se a Suprema Corte aceitar a acusação, mas denunciou que a ex-premiê 'não recebeu justiça suficiente'.

O presidente da Comissão Nacional Anticorrupção, Panthep Klanarongran, sugeriu esta semana ao Ministério da Economia que abra um processo contra Yingluck e reivindique que ela devolva os valores equivalentes às perdas causadas pelo plano de subsídio.

A procuradoria informou que, até o momento, não existe nenhuma sentença definitiva por corrupção relacionada com os subsídios ao arroz.

A ex-chefe de governo foi forçada a renunciar em maio do ano passado pelo Tribunal Constitucional, que a acusou de abuso de poder e de violar a Constituição na promoção de um funcionário do alto escalão, dias antes de o Exército tomar o poder em um golpe de Estado.

Yingluck se tornou premiê do país após vencer com maioria absoluta as eleições de 2011, à frente de um dos partidos criados por seu irmão e ex-primeiro-ministro, Thaksin Shinawatra, também deposto por um golpe, em 2006, e atualmente no exílio em Dubai, desde que foi condenado em 2008 na Tailândia por abuso de poder.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...