Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, fevereiro 06, 2015

Petrobras confirma Bendine como sucessor de Graça Foster


Executivo renunciou ao cargo de presidente do Banco do Brasil.
Nova diretoria tem outro ex-BB e quatro diretores interinos.

 

Karina Trevizan Do G1, em São Paulo


Aldemir Bendine, em imagem de arquivo  (Foto: Valter Campanato/ABr)Aldemir Bendine, em imagem de arquivo (Foto: Valter Campanato/ABr)
A Petrobras confirmou na tarde desta sexta-feira (6) que o Conselho de Administração da companhia aprovou "por maioria" a eleição de Aldemir Bendine – até então presidente do Banco do Brasil – para a presidência da Petrobras, em substituição a Graça Foster, cuja renúncia foi comunicada na terça-feira.

Graça Foster também deixa o Conselho de Administração da companhia, sendo substituída por Bendine, que renunciou ao seu cargo no Banco do Brasil, segundo comunicado divulgado pelo banco.
Também foi anunciado Ivan de Souza Monteiro como novo diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa.

Monteiro era vice-presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do BB, cargo ao qual também renunciou nesta sexta.

Os outros quatro diretores que renunciaram serão substituídos interinamente por Solange da Silva Guedes (Exploração e Produção), Jorge Celestino Ramos (abastecimento), Hugo Repsold Júnior (Gás e Energia) e Roberto Moro (Engenharia).

       NOVA COMPOSIÇÃO DO CONSELHO DE
                   ADMINISTRAÇÃO DA PETROBRAS
                                     Presidente
                                  Guido Mantega
        Representantes indicados pelo governo federal:
                                  Aldemir Bendine
                               Luciano Coutinho
                   Francisco Roberto de Albuquerque
                         Sérgio Franklin Quintella
                         Miriam Aparecida Belchior
                      Márcio Pereira Zimmermann             
          Representante dos acionistas preferencialistas
                         José Guimarães Monforte
             Representante dos acionistas minoritários
              Mauro Gentile Rodrigues da Cunha
         Representante dos empregados da empresa
                           Sílvio Sinedino Pinheiro


No fato relevante divulgado ao mercado, a Petrobras agradeceu ainda a Graça Foster e aos cinco diretores demissionários "pela competência técnica, o profissionalismo e a dedicação" no exercício dos cargos.

Com a troca de Graça Foster por Bendini, o Conselho de Administração da Petrobras passa a ter a seguinte formação: Guido Mantega (presidente do conselho), Aldemir Bendini, Luciano Coutinho, Francisco Roberto de Albuquerque, Márcio Zimmermann, Sérgio Franklin Quintella, Miriam Belchior, José Guimarães Monforte, Mauro Gentile Rodrigues da Cunha e Sílvio Sinedino Pinheiro.

Fora de horário

O comunicado da Petrobras sobre a troca de comando foi divulgado às 15h22. O horário é pouco usual, uma vez que esse tipo de divulgação, em geral, deve acontecer com o mercado fechado, conforme determina o manual da Bovespa: "Sempre que possível, a divulgação de Ato ou Fato Relevante deverá ocorrer antes do início ou após o encerramento dos negócios nas Bolsas de Valores".


Perfil de Bendine

Aldemir Bendine está na presidência do Banco do Brasil desde abril de 2009. 


O executivo tem ligações com o Partido dos Trabalhadores (PT), mas não é filiado.

Segundo o jornal "O Globo", Bendine havia sido convidado em novembro de 2014 para assumir a presidência do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) no lugar de Luciano Coutinho.

Formado em Administração de Empresas, foi gerente em Piracicaba (SP), assessor na Superintendência II de São Paulo, gerente-executivo da Diretoria de Varejo do BB (Soluções do mercado de cartões para o segmento corporativo), e secretário-executivo do Conselho Diretor do BB, chegando a vice-presidente do setor de Varejo do banco em dezembro de 2006.

CONFIRA A ÍNTEGRA DO COMUNICADO DA PETROBRAS

"Petrobras informa que seu Conselho de Administração, em reunião realizada hoje, aprovou, por maioria, a eleição de Aldemir Bendine para ocupar o cargo de Presidente da Petrobras em substituição à atual Presidente, Maria das Graças Silva Foster.

Maria das Graças Silva Foster também está se desligando do Conselho de Administração da Companhia, que elegeu Aldemir Bendine como novo Conselheiro. 

Essa eleição, conforme dispõem a Lei das Sociedades Anônimas e o Estatuto Social da Petrobras, é válida até a próxima Assembleia Geral de Acionistas.

Aldemir Bendine era Presidente e membro do Conselho de Administração do Banco do Brasil. 

É graduado em Administração de Empresas pela PUC-Rio, com MBA em Finanças e em Formação Geral para Altos Executivos.

O Conselho de Administração também elegeu, por maioria, Ivan de Souza Monteiro como Diretor Financeiro e de Relacionamento com Investidores, em substituição a Almir Guilherme Barbassa. 

Ivan Monteiro era Vice-Presidente de Gestão Financeira e de Relações com Investidores do Banco do Brasil desde junho de 2009, onde já havia ocupado cargos de Diretor Comercial, Vice-Presidente de Finanças, Mercado de Capitais e Relações com Investidores, além de Presidente do Conselho de Supervisão da BB AG. 

É graduado em Engenharia Eletrônica e Telecomunicações pela INATEL-MG, com MBA em Finanças e Gestão.

Além disso, foram eleitos, por maioria, para exercerem interinamente a função de Diretor os seguintes executivos:

 a atual Gerente Executiva de Exploração e Produção Corporativa, Solange da Silva Guedes, como Diretora de Exploração e Produção, em substituição a José Miranda Formigli Filho. 


Solange Guedes é Doutora em engenharia de petróleo, com experiência de 30 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais, todas relacionadas à área de Exploração e Produção.

o atual Gerente Executivo de Logística do Abastecimento, Jorge Celestino Ramos, como Diretor de Abastecimento em substituição ao Diretor José Carlos Cosenza. 

Jorge Celestino é formado em engenharia química pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e em engenharia de processamento de petróleo pelo CENPRO, com especialização em tecnologia de produção de álcool pela COPPE/UFRJ e MBA em Administração e Marketing. 

Trabalha há 32 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Abastecimento e na Petrobras Distribuidora.

o atual Gerente Executivo de Gás e Energia Corporativo, Hugo Repsold Júnior, como Diretor de Gás e Energia em substituição a José Alcides Santoro Martins. 

Hugo Repsold é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Federal Fluminense (UFF), em economia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e é mestre em Planejamento Energético pelo Programa de Planejamento Energético da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppe / PPE / UFRJ). 

Trabalha há 30 anos na Companhia, onde já ocupou diversas posições gerenciais nas áreas de Exploração e Produção, Estratégia e Desempenho Empresarial e Gás e Energia.

o atual Gerente Executivo de Engenharia para Empreendimentos Submarinos, Roberto Moro, como Diretor de Engenharia, Tecnologia e Materiais em substituição a José Antônio de Figueiredo. 

Roberto Moro é formado em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, com especialização em Gerenciamento de Projetos. 

Trabalha há 33 anos na Petrobras onde já ocupou diversas posições gerenciais na área de Engenharia."

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...