Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

domingo, março 15, 2015

Governo confirma 49 mortos em acidente com ônibus em SC

Grupo ia para evento religioso no PR; acidente foi no Norte catarinense.

Ocorrência já é considerada a maior tragédia de trânsito em SC.

Géssica ValentiniDo G1 SC

Corpos foram encaminhados ao IML de Joinville (Foto: Kleber Pizzamiglio/RBS TV)Corpos foram encaminhados ao IML de Joinville (Foto: Kleber Pizzamiglio/RBS TV)










A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional (SDR) de Joinville, do Governo de Santa Catarina, e o Instituto Médico Legal (IML) confirmaram 49 mortes no acidente que envolveu um ônibus de turismo no fim da tarde deste sábado (14).
O veículo caiu em uma ribanceira de aproximadamente 400 metros em Joinville, no Norte do Estado, no km 89 da SC-418. Segundo o IML, entre as 49 vítimas estão oito crianças, três adolescentes, 14 homens e 24 mulheres.
Esta já é considerada a maior tragédia rodoviária registrada em Santa Catarina em número de mortes, superando o acidente com um ônibus argentino, em 2000, que matou 42 pessoas.
Além disso, segundo a Segundo a Polícia Militar Rodoviária, parentes das vítimas que começaram a chegar registraram o desaparecimento de duas pessoas, cujos corpos não foram encontrados no IML e hospitais. 
Os policiais acreditam que eles podem ter ficado embaixo do ônibus, que será retirado na manhã deste domingo (15).
Segundo a SDR, 12 pessoas foram retiradas com vida do ônibus. Sete foram levadas para o Hospital São José, em Joinville, uma para o Hospital de Campo Alegre e quatro crianças para o Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. 
Duas destas crianças estão contabilizadas entre os 49 óbitos, de acordo com o IML. 
Conforme a polícia, os documentos do veículo não foram encontrados, mas a apuração inicial indica que o ônibus tinha capacidade para 51 pessoas sentadas. 
Além destas, havia crianças de colo, que podem não ter sido contabilizadas.
Ainda segundo a PMRv, familiares das vítimas relataram que inicialmente o grupo viajaria com mais de um veículo. 
Porém, um deles teve problema mecânico e um ônibus maior reuniu todos no mesmo veículo.
Acidente de ônibus em Santa Catarina deixa ao menos 20 mortos/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)Acidente de ônibus em Santa Catarina deixa ao menos 20 mortos/GNews (Foto: Reprodução GloboNews)
O acidente.

O motorista do ônibus, com placas de União da Vitória, no Paraná, teria perdido o controle do veículo em uma curva. 
O local do acidente fica próximo a um mirante na região turística conhecida como Serra Dona Francisca.
Segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville, o grupo saiu de União da Vitória e atravessava Santa Catarina para ir até um evento religioso em Guaratuba, também no Paraná.
Feridos
Após o acidente, 12 pessoas foram resgatadas com vida, segundo a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Regional de Joinville. 
Sete feridos foram enviados para o Hospital São José, em Joinville, que colocou em prática um 'plano de catástrofe'. Conforme o boletim da unidade, divulgado às 23h40, cinco permanecem em estado grave e dois estão em estado estável, mas com fraturas graves.
Outras quatro crianças foram encaminhadas ao Hospital Infantil Dr. Jeser Amarante Faria. 
Um outro paciente estável foi para o Hospital de Campo Alegre.
Segundo a assessoria hospital Jeser Amarante, nenhuma das crianças havia sido identificada até as 23h, por isso a unidade não informou o estado de saúde delas.
Local do acidente

Resgate
Equipes trabalham desde o fim da tarde de sábado (14) no resgate de feridos. 
Pelo menos 15 viaturas e ambulâncias foram mobilizadas no local, mas as equipes enfrentaram dificuldades por conta da escuridão e pela falta de sinal de rádio e celular no local.
O grupo de Bombeiros Voluntários de Joinville se reuniu para organizar uma operação de resgate que deve atravessar a madrugada.
O trânsito permaneceu interditado nos dois sentidos para os trabalhos de resgate até o fim da noite. 
O ônibus deve ser retirado na manhã deste domingo (15), conforme o governo do estado.
Mensagem do governador.

O governador de Santa Catarina, Raimundo Colombo, acompanha as ações de resgate e postou uma mensagem de solidariedade aos profissionais e às famílias das vítimas em uma rede social.
"A maior tragédia de trânsito da história de Santa Catarina. Policiais, bombeiros, técnicos do IGP, reforçamos todas as equipes.
Nossos irmãos paranaenses, de modo muito especial os familiares, recebam nossos sentimentos de dor e pesar nesse momento tão triste. 
#‎Tristeza‬ ‪#‎Solidariedade‬ ‪#‎Paraná‬ ‪#‎SantaCatarina‬", escreveu Colombo.
Ajuda de motoristas.

Segundo relato da repórter da RBS TV Marjorie Caturani, que chegou ao local instantes após o acidente, motoristas de outros veículos tentaram descer a ribanceira para tentar prestar socorro aos passageiros do ônibus. 
Muitas das vítimas resgatadas com vida estavam desacordadas.
Inquérito.

O delegado Rodrigo Bueno Gusso afirmou que um inquérito já foi aberto para apurar as causas do acidente. Ele foi até o local, mas uma perícia deve ser feita no veículo.
Gusso também não descarta a possibilidade de ouvir os sobreviventes, quando tiverem se recuperado.  
Ele também vai aguardar os exames no corpo do motorista, para saber se pode ter tido algum mal súbito. 
O resultado da investigação será encaminho para a Polícia Civil de Trânsito.

Joinville-SC | 14 de Março de 2015 - 23:37:00


Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...