Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

terça-feira, abril 07, 2015

Brasileiros não conseguem dar entrada no seguro-desemprego

Reclamação é que o sistema de agendamento não funciona.

No RJ, a equipe do JH encontrou filas em vários postos de atendimento.


Renata Capucci Rio de Janeiro, RJ


 Muitos brasileiros enfrentam dificuldades para dar entrada no seguro-desemprego. 
A reclamação é que o sistema de agendamento não funciona. Nesta terça-feira (7), no Rio de Janeiro, a equipe do Jornal Hoje encontrou filas em vários postos de atendimento.
O garçom João Evangelista está na quinta tentativa para dar entrada no benefício.
 “Dá muita revolta porque a gente vem com trabalho. Trabalha para receber nossos direitos e não recebe na hora exata”, diz.
O copeiro Marcos Pereira, demitido depois de quatro anos de trabalho num restaurante, foi o primeiro a chegar na fila do Poupa Tempo de Ipanema, na zona sul do Rio de Janeiro, ontem (6), às 18h. 
“Sono, deixando a mulher em casa, a filha, tem que vir para conseguir”, conta.
No local só 40 senhas são distribuídas por dia, quando o posto abre, às 8h. 
Os que chegaram primeiro fizeram uma lista para organizar a fila.
“Chegaram muita gente, já desistiram, já foram embora porque não tem como, só são 40 senhas, a gente fez a lista aí, aí eles vão embora”, fala o faxineiro José Messias.
Imagens enviadas por um telespectador mostram que também tinha muita gente esperando hoje cedo num posto de Campo Grande, na zona oeste.
 Na sede do Ministério do Trabalho, no centro, mais fila, mais reclamação.
A espera, o transtorno, tudo poderia ser evitado se as pessoas conseguissem marcar o atendimento pelo telefone ou pela página do Ministério do Trabalho na internet. 
Mas todos os trabalhadores com quem a equipe do Jornal Hoje conversou, disseram que não comseguiram fazer esse agendamento apesar de terem tentado várias vezes.
“Nós ligamos, aí começa a tocar aquela musiquinha. 
Daqui a pouco desliga. Sem chance”, diz o pedreiro Raimundo Barbosa.
A desempregada Simone Tavares tenta agendar o atendimento pela internet até de madrugada desde 11 de março.
“A data não está liberada. Eles dizem que está aguardando liberação.
 Então ele nem te dá opção de horário e nem a data, ele fica bloqueado. 
Aí tem que passar por isso aqui. 
Tem que passar por isso a noite toda. Sem dormir, sem um banheiro, sem nada. Essa humilhação”, reclama Simone.

O Ministério do Trabalho diz que o sistema de agendamento funciona normalmente, mas por causa de uma greve, que já terminou, de funcionários do Poupa Tempo, gerido pelo governo do Rio de Janeiro, a demanda é muito grande e as vagas são preenchidas rapidamente.
Já os responsáveis pelo programa Rio Poupa Tempo disseram que o número de senhas distribuídas dos postos é definido com base na capacidade do sistema de informática do Ministério do Trabalho e que melhorar o sistema não é competência do Governo do Estado
.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...