Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quarta-feira, abril 15, 2015

Cetesb multa Ultracargo em R$ 22,5 milhões após incêndio em Santos

Anúncio foi feito nesta quarta pela Secretaria de Meio Ambiente Estadual.

Além da multa, Ultracargo terá de cumprir cinco novas exigências.

Do G1 Santos
Quatro tanques de combustíveis da Ultracargo seguem em chamas em Santos (Foto: Roberto Strauss/G1)Seis tanques de combustíveis pegaram fogo durante incêndio em Santos (Foto: Roberto Strauss/G1)
A Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb) anunciou no começo da tarde desta quarta-feira (15) que a Ultracargo será multada em R$ 22,5 milhões pelo incêndio que atingiu o Terminal da Alemoa, em Santos, no litoral de São Paulo, entre os dias 2 e 9 de abril. 
A empresa confirma que recebeu a autuação e vai analisar o documento.
De acordo com a Secretaria de Meio Ambiente do Estado de São Paulo, a multa foi dada pois a empresa provocou danos ambientais e colocou a população em risco com o incêndio na zona industrial de Santos. 
A penalidade se baseou nos artigos 61 e 62 do decreto federal 6514/08, que regulamenta a Lei de Crimes Ambientais (Lei 9.605/98).
Em nota, a Cetesb diz que a Ultracargo foi multada por lançar efluentes líquidos no estuário de Santos, em manguezais e na lagoa ao lado do terminal, além de emitir efluentes gasosos na atmosfera, colocar em risco a segurança das comunidades próximas, dos funcionários e de outras instalações localizadas na mesma zona industrial. 

A Cetesb diz também que a Ultracargo ocasionou incômodos significativos no bem-estar da população e provocou a mortandade de milhares de peixes, de várias espécies, no estuário e no rio Casqueiro, em Cubatão (SP), prejudicando a pesca na região.
Ainda segundo a Companhia, outros agravantes também foram levados em consideração, como a interrupção das atividades de outros terminais da região e do tráfego de caminhões no Porto de Santos, além dos transtornos causados ao tráfego urbano e operações portuárias.
  •  
Toneladas de peixes estão sendo removidas durante o incêndio (Foto: Robynson Señoraes / G1)Peixes apareceram mortos durante o incêndio que atingiu a Alemoa  (Foto: Robynson Señoraes / G1)
Segundo a Secretaria de Meio Ambiente do Estado, além da multa, a Ultracargo terá de cumprir cinco exigências, que são:
1. Condicionar qualquer remoção de resíduos ou de produtos gerados no incêndio à apresentação de plano específico para esse fim pela Cetesb, que também terá de aprovar o local de disposição desse material, ao emitir o Certificado de Movimentação de Resíduos de Interesse Ambiental.

2. Adotar medidas adequadas na operação de rescaldo do incêndio, para que não haja poluição atmosférica e emissão de substâncias odoríferas fora dos limites do terminal.
 
Incêndio ainda atinge um tanque de combustível em Santos, SP (Foto: Rafaella Mendes/G1)Incêndio destruiu vários tanques de combustíveis
(Foto: Rafaella Mendes/G1)
3. Realizar novo licenciamento ambiental, nos termos da legislação vigente, para a substituição, adequação ou reforma das instalações e equipamentos colapsados (tanques) ou não.

4. Revisar, no prazo de 30 dias, contados a partir de 14 de abril, o Plano de Ação de Emergência e o Plano de Gerenciamento de Riscos, apontando as falhas que resultaram no incêndio ocorrido no terminal, bem como as medidas preventivas a serem implementadas;

5. Efetuar, no prazo de 30 dias, o monitoramento das águas superficiais do estuário de Santos e lagoa contígua ao terminal, bem como da vegetação do entorno, inclusive de manguezais eventualmente impactados, adotando medidas necessárias para sua recuperação.

Além disso, a Ultracargo terá que contratar uma empresa especializada para fazer o resgate e atendimento emergencial da fauna silvestre aquática e terrestre, bem como o monitoramento de todos os grupos de fauna da área de interesse direto e indireto do local do incêndio, com apresentação de cronograma de atividades, projeto de translocação e eutanásia, e anuência do Departamento de Fauna da Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais, órgão da Secretaria Estadual de Meio Ambiente, e da Polícia Ambiental, para a translocação das espécies que ainda poderão sofrer impacto após o incêndio.

Resposta

Em nota, a Ultracargo confirma que recebeu a autuação da Cetesb referente ao incidente ocorrido em parte do terminal que opera em Santos. 
A empresa irá avaliar o documento, suas exigências e responderá à autoridade no prazo determinado. 
A Companhia segue prestando todos os esclarecimentos necessários e continuará em cooperação com as autoridades

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...