Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 11, 2015

Fotos de satélite da Nasa registram mudanças ambientais no mundo

Impacto do derretimento de geleiras, represamento de águas e da urbanização podem ser vistos do alto ao longo dos anos.

BBC
A represa de Mirani, no sul do Paquistão, foi finalizada em 2006, para prover água potável, irrigação e energia elétrica. A imagem à esquerda mostra a região antes da construção da represa; à direita, a represa em 2011, com o avanço agrícola propiciado pela água (Foto: Nasa)A represa de Mirani, no sul do Paquistão, foi finalizada em 2006, para prover água potável, irrigação e energia elétrica. A imagem à esquerda mostra a região antes da construção da represa; à direita, a represa em 2011, com o avanço agrícola propiciado pela água (Foto: Nasa)
Vistas de cima, áreas enormes do planeta sofreram profundas transformações nas últimas décadas.

Imagens da Nasa mostram como o derretimento de geleiras, lagos em extinção e cidades em expansão alteraram o seu redor, da China à América do Sul.


Quarenta anos atrás, o Mar de Aral ficava repleto de barcos e pescadores - mas agora ele praticamente desapareceu.
 Ele começou a secar com a construção de represas e canais, a partir dos anos 1960, que impediram dois rios de abastecê-lo de água. 
Em 2000, o Mar de Aral do Norte já estava separado do Sul.
 Em 2014, o lado leste do mar já estava completamente seco.
O Mar de Aral, localizado na Ásia Central, visto em 2000, com o Mar do Norte já separado do sul e em 2014, quando o lado leste do mar já estava completamente seco (Foto: Nasa)O Mar de Aral, localizado na Ásia Central, visto em 2000, com o Mar do Norte já separado do sul e em 2014, quando o lado leste do mar já estava completamente seco (Foto: Nasa)
A geleira de Qoris Kalis, nos Andres peruanos (Foto: Nasa)A geleira de Qoris Kalis, nos Andres peruanos (Foto: Nasa)
Derretimento de geleiras, lagos em extinção e cidades em expansão são algumas das mudanças no ambiente terrestre documentadas pela Nasa. 
Imagens antigas e atuais mostram as diferenças: acima, a geleira de Qoris Kalis, nos Andes peruanos, vista em 1978 e em 2011, quando já havia se retraído completamente, deixando vazio um lago de cerca de 60 metros de profundidade.

O projeto completo, chamado Images of Change (Imagens da mudança), pode ser visto no siteclimate.nasa.gov/state_of_flux.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...