Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

segunda-feira, abril 13, 2015

Mancha escura no Rio São Francisco chega a 25 km de extensão, diz IMA

Abertura de comportas da Chesf teria feito material orgânico descer o rio.

IMA afirma que vai intimar Chesf a apresentar relatório do procedimento.

Do G1 AL
Mancha escura no Rio São Francisco tem cerca de 25km de extensão (Foto: Ascom/IMA)Mancha escura no Rio São Francisco tem cerca de 25km de extensão (Foto: Ascom/IMA)
Durante uma vistoria realizada neste fim de semana, o Instituto de Meio Ambiente (IMA) sobrevoou o Rio São Francisco em Delmiro Gouveia, sertão de Alagoas, e constatou que a mancha escura na água chega a cerca de 25 km de extensão. Segundo o IMA informou nesta segunda-feira (13), a mancha causa impactos sócio-ambientais na região.
Na última sexta (10), a Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) já havia informado que a mancha pode ter sido provocada após a abertura de duas comportas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf), em Paulo Afonso, na Bahia, divisa com Alagoas.
O procedimento teria liberado sedimentos acumulados no rio por pelo menos 30 anos.
 Por isso, a Diretoria de Monitoramento e Fiscalização deve intimar a companhia a apresentar o relatório do procedimento de abertura de comportas, realizado no final de fevereiro deste ano.

À reportagem do G1 a Chesf informou que deve emitir um posicionamento sobre a abertura das comportas nesta segunda-feira.
“A captação de água da Casal foi atingida, prejudicando o abastecimentos de municípios do Sertão”, diz Ermi Ferrari, diretor de Monitoramento e Fiscalização do IMA, ao ressaltar que e a captação de Sergipe, que também manda água para Aracaju, poderá ser afetada.


Por causa do aparecimento da mancha no São Francisco, a Casal suspendeu o fornecimento de água nas cidade de Delmiro Gouveia, Água BrancaPariconhaInhapiMata GrandeCanapi e Olho D'Água do Casado
Esses municípios estão sendo abastecidos com carros-pipa desde a última quarta (8).
Segundo Ferrari, durante a vistoria na região, foi contatado que, aparentemente, não há nenhuma indústria ou empreendimento que pudesse causar um problema com a mesma proporção.  
“Na atual situação que o país passa em relação aos recursos hídricos e a baixa vazão do São Francisco, considero o problema grave”, disse Ermi Ferrari.
Ele ressaltou que o IMA deverá continuar acompanhando o caso por causa dos impactos verificados no estado de Alagoas, mas a responsabilidade do monitoramento é do órgão licenciador, no caso o Instituto Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).


Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...