Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sábado, abril 04, 2015

Saúde investiga casos humanos de febre maculosa no Rio Grande do Sul

 Doença é transmitida por carrapatos infectados por bactéria. Vários casos foram registrados no estado nos últimos anos.
 Do G1 RS Facebook febre maculosa RS (Foto: Divulgação/SES)
 febre maculosa RS (Foto: Divulgação/SES)
Armadilha usada para captura de carrapatos (Foto: Divulgação/SES) O Centro Estadual de Vigilância em Saúde (CEVS), por meio da Vigilância Ambiental, investiga casos humanos de febre maculosa brasileira no Rio Grande do Sul. 

A doença infecciosa é transmitida por carrapatos infectados por bactéria do gênero Rickettsia. 

 Na última semana de março, as ações ocorreram em Rosário do Sul, município da 10ª Coordenadoria Regional de Saúde (CRS), e em Toropi (4ª CRS), para investigar a ocorrência de dois casos da doença, um em cada município, em 2011 e 2014, respectivamente. 

A atividade, que também acontece no município de Lindolfo Collor, neste mês, tem por objetivo compreender o ciclo da doença no Estado, identificando o tipo de carrapato transmissor e o animal silvestre que está servindo como reservatório para a bactéria. 

O município registrou a ocorrência de três casos humanos de febre maculosa, em 2013.

 “Apesar de não existir no Rio Grande do Sul o carrapato estrela, o mais conhecido transmissor da febre maculosa no Brasil, temos diversos registros da doença no Estado. 

Em função disso, estamos aprofundando a investigação dos casos ocorridos nos últimos anos para entender o ciclo de transmissão da doença", ressalta Bárbara Stenzel, veterinária da Vigilância Ambiental em Saúde. 

saiba mais 

 Sobe para 123 o número de casos de dengue registrados no RS em 2015 .

 Em Rosário do Sul e Toropi, a equipe coletou carrapatos e sangue de animais nos locais de residência de pessoas que contraíram a doença. 

As amostras foram encaminhadas para exames laboratoriais. J

á em Lindolfo Collor é feito um trabalho mais amplo, que incluirá sorologia em cães domiciliados no local de ocorrência de casos da doença, a captura de animais silvestres para identificar presença de carrapatos e a circulação da bactéria na região. 

De acordo com a técnica, o carrapato abandona o corpo do animal morto, migrando para as pessoas. 

Portanto, todas as pessoas que costumam entrar em matas, banhar-se em rios ou fazer trilhas devem vistoriar seu corpo a cada três horas para verificar a presença de carrapatos. 

O contato dos animais domésticos com carrapatos também podem ser fator de risco. 

Segundo a Vigilância Ambiental, a febre maculosa brasileira (FMB) é uma doença infecciosa, febril aguda, cuja apresentação clínica pode variar desde as formas leves e atípicas até formas graves, com elevada taxa de letalidade. 

 Os principais sintomas são febre elevada, dor de cabeça e dor muscular intensa e/ou desânimo, seguida de manchas avermelhadas pelo corpo, sobretudo nas regiões de mãos e pés, que podem crescer tornando-se salientes e evoluir para hemorragias. 

O tratamento precoce é essencial para evitar formas mais graves da doença 

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...