Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, maio 29, 2015

I WORKSHOP "Impactos Ambientais Associados às Cadeias Produtivas no Município de Parauapebas": Peixes Contaminados.




Na última quarta feira, 27, tive a oportunidade de participar de uma reunião com um grupo de pessoas no Campus da Universidade Federal Rural da Amazônia - UFRA, para tratar da questão da contaminação dos peixes dos rios de Parauapebas e seus afluentes, pelos rejeitos de metais pesados e produtos químicos que são descartados diariamente pela mineradora Vale nesses rios sem nenhum controle da empresa. 

Presente a esta reunião, representantes da – APA do Gelado, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente na pessoa do seu secretário Gesmar Costa, da Sempror, na pessoa do adjunto Erasmo, do CMbio, Frederico Martins, estudantes e professores da instituição anfitriã, e alguns representantes da comunidade de Parauapebas. 

A reunião teve duas etapas, uma no período da manhã com uma palestra de uma doutoranda na área de Engenharia Florestal, onde a mesma nos mostrou um terrível diagnóstico da contaminação da água dos rios do município de Parauapebas, que está pondo em risco a saúde dos munícipes que consomem esses peixes já contaminados com rejeitos de metais pesados e produtos químicos utilizados pela mineradora Vale. 

A tarde os participantes da reunião se dividiria em grupos de estudos para se discutir sugestões que seriam transformadas em uma espécie de "Carta de Intenções", assinada por todos os presentes, para ser entregue ao representante da mineradora para uma possível solução de mais esse desastre ecológico que está acontecendo no município de Parauapebas, dentre outros. 

Infelizmente não pude retornar a tarde por dificuldade de transporte. 

Se as autoridades do nosso país tivesse dado atenção, e seguido a orientação do Geólogo Orlando Valverde, que foi contratado pelo governo militar parar elaborar um relatório sobre o impacto ambiental causado pela implantação do projeto Carajás nesta região, que transformou no livro proibido, cujo título é: GRANDE CARAJÁS: Planejamento da Destruição, onde ele conclui com a seguinte afirmação:  Projeto Carajás: IN-VI-Á-VEL, hoje Parauapebas não correria o risco de em breve, se transformar em uma segunda Serra do Navio, em Macapá.











Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...