Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

sexta-feira, maio 29, 2015

O Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Parauapebas - SAAEP, interage com a Secretaria Municipal de Administração para ministrar oficinas de reciclagem

As educadoras ambiental Jacilene Mendes, Maria Izabel e a Pedagoga Gina Miuki Mikawa Barreto, coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do SAAEP,  ministraram durante a manhã desta quinta feira, 28, no auditório do Centro Administrativo da Prefeitura Municipal de Parauapebas, uma oficina e exposição de reaproveitamento de materiais recicláveis, para os servidores públicos municipal, usando rolos de papel higiênico, confeccionando produtos artesanais para ornamentação de residências. 

Segundo a Pedagoga Gina Mikawa, "a proposta dessas oficinas ministradas pelo departamento de Educação Ambiental do SAAEP para a comunidade parauapebense através das instituições de ensino do município, setores públicos e privados, tem como objetivo precípuo, despertar nas pessoas que participam dessas oficinas, utilizando diversos materiais descartáveis que  são jogados no lixo, e que podem ser reutilizados, é o reaproveitamento desses materiais transformados em obras de arte gerando economia doméstica, contribuindo com a natureza, o meio ambiente, e ainda gerando renda que ajudará nas despesas da família. 

Mas também não basta confeccionarmos esses produtos, e não termos para quem vender, se a população não se conscientizar da necessidade de mudar de hábito no que se refere ao consumismo de produtos industrializados. 

Porque vai chegar o tempo que não teremos mais lugar para acumularmos o lixo que produzimos diariamente, além de poluir a natureza e o meio ambiente. 

Para isso precisamos contar com a parceria da imprensa em geral, como jornais escrito, rádio, televisão, blogs, sites e até mesmo as redes sociais, mostrando para a sociedade a importância de fazermos uso desses produtos utilitários, confeccionados a partir de materiais recicláveis. 

Ainda existe muito preconceito da nossa sociedade no que se refere usar esses tipos de produtos. 

E esse preconceito tem que acabar, a partir de nós que transformamos "lixo" em luxo, criando o hábito de utilizarmos esses produtos, como exemplo e estímulo para os usuários em potencial, que poderá se tornar nossos clientes cativos", conclui a educadora ambiental Gina Mikawa Barreto. 

Eu acrescentaria mais uma observação na sugestão da Coordenadora do Departamento de Educação Ambiental do SAAEP. 

Os nossos governantes tanto a nível federal, estadual, e municipal, deveriam começar a incentivar a população brasileira a consumir produtos recicláveis, partindo do seu próprio exemplo, adquirindo esses produtos para uso em seus gabinetes de trabalho e secretarias, fomentando assim a mão de obra daqueles que estão fora do mercado de trabalho como uma alternativa de amenizar os problemas sociais que consomem parte do orçamento das administrações pública do Brasil, por falta de uma política pública para atender a demanda de um exército interminável de cidadãos desprovidos do mínimo necessário para sua sobrevivência  e de sua família. 

Porque, o que nós percebemos, é que os nossos governantes promovem seminários, congressos e conferências todo ano, em diversas regiões do Brasil e do mundo, abordando temas voltados para o meio ambiente, com ênfase na reutilização e sustentabilidade dos materiais recicláveis, induzindo a população a se dedicar a esse tipo de atividade alternativa, como agente defensor e protetor da natureza e do meio ambiente, buscando nesta iniciativa sua autossustentação, mas os mesmos não adquirem e nem compram tais produtos como forma de estímulo e incentivo a quem se dedica a esta atividade laboral. 

Se os governantes passarem a investir no consumo de produtos confeccionados a base de materiais recicláveis já encontrados no mercado, com certeza a população se sentirá motivada a mudar de hábito, e a natureza e o meio ambiente agradecem. 

O evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Administração (Semad), por meio da Coordenadoria de Treinamentos e Recursos Humanos (CTRH), em parceria com o Centro de Educação Ambiental de Parauapebas (Ceap).

Texto: Jornalista Valter Desiderio Barreto.

Fotos: Departamento de Educação Ambiental do SAAEP.

















  

Nenhum comentário:

Turista de SP é assassinado com um tiro em casa de veraneio invadida por criminosos; VÍDEO Dupla de bandidos pulou o muro do imóvel em Itanhaém e, depois de ameaçar a vítima, disparou contra ela. Os criminosos levaram um celular. Por g1 Santos

16/03/2024 13h29.  Ativar som Ativar som Homem é assassinado com um tiro dentro de casa após invasão de criminosos. Um homem, de 52 anos, fo...