Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 04, 2015

Amigas e amigos,

Governador Simão Jatene

É inegável que vivemos tempos difíceis. O País vive uma grave crise fiscal, que as falas oficiais já não mais escondem e que se reflete nas contas dos Estados e no visível empobrecimento das cidades e dos municípios. 

A economia apresenta fortes sinais de retração, e a redução do produto por habitante, somada ao desemprego e a inflação, assombra ricos, machuca pobres e desfaz as chamadas classes médias. Mas o que parece mais grave é a progressiva e aparentemente incontrolável destruição de princípios e valores que atinge a todos e dificulta encontrar saídas duradouras. 

A crise ética e moral, que parece estar acabando com qualquer trava social, banalizando todo e qualquer comportamento, por mais absurdo que seja.

Não me refiro apenas ao "petrolão" ou escândalos do gênero, que tem ocupado a mídia nacional e até internacional. Me refiro a completa quebra de correspondência entre direitos e deveres. 

Me refiro ao oportunismo sem limite que parece estar dominando as relações mais simples do cotidiano. Me refiro à absoluta falta de compromisso com a verdade, ou qualquer preocupação com o exemplo. Me refiro à total, completa e absoluta falta de limites.

Falta de limites que se manifesta, inclusive, quando veículos de comunicação, frutos de concessão pública, como emissora de rádio e canal de televisão, além de integrarem um patrimônio questionado, servem de escudo e instrumento político para um grupo familiar, que, a pretexto de denunciar violência, não se envergonha de alimentar e se alimentar da própria violência, mentindo, distorcendo, omitindo, chegando muitas vezes a usar a dor e sofrimento alheio, como se tal comportamento, por si só, já não fosse uma violência.

Amigas e amigos,

Só não vê quem não quer a descarada campanha, que o conhecido grupo vem fazendo, ao aproveitar tristes fatos que marcam a atual realidade brasileira, para tentar fazer crer que a violência que assusta o País é uma questão particular do nosso Estado.

Chega a agredir a inteligência de qualquer observador, o oportunismo e a irresponsabilidade com que tratam uma das mais graves questões do momento, como bem atesta o debate sobre a redução da maioridade penal, para citar apenas um exemplo. Por que será que este tema virou assunto nacional? Será que foi por causa do Pará? Não! 

Mais uma vez desmentindo o já desacreditado grupo político, que tenta de todas as formas manipular a população, tal fato é demonstração cristalina e evidente que a questão da violência, lamentavelmente, se tornou uma doença nacional.

Tal constatação não retira nem diminui nossa responsabilidade, pelo contrário, aumenta. Entretanto, ajuda também a compreender nossas possibilidades e limites, fortalecendo a percepção de que só a cooperação honesta e sem politicagem entre União, Estados e Municípios, apoiada numa forte colaboração da sociedade, pode nos levar a bons resultados.

Exemplos da responsabilidade conjunta não faltam e basta recordar o crescente número de ocorrências violentas envolvendo armas de fogo, mais de uma década após a aprovação do Estatuto do Desarmamento, que, indiscutivelmente, dificultou a aquisição legal de armas. 


Como explicar a crescente circulação e apreensão crescente desse tipo de arma sem colocar em pauta, também, o controle das fronteiras, que sabidamente extrapola a competência do Estado.

Amigas e amigos,

O Mapa da Violência, por exemplo, destaca que o Brasil, para nossa dor, é o 11º país com maior número de homicídios, entre os dados levantados de 90 países (Tabela 9.1, página 87, disponível em http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf…/mapaViolencia2015.pdf).

Do mesmo modo, o Pará, apesar de ter registrado uma redução no número de homicídios por cem mil habitantes, ainda apresenta números muito elevados, como bem demonstram os estudos nacionais elencados a seguir.

Em 2010, segundo o Mapa da Violência de 2013 (página 20, disponível em http://www.mapadaviolencia.org.br/…/MapaViolencia2013_armas…), o Pará ocupava a terceira posição entre as Unidades da Federação, com 34,6 óbitos a cada cem mil habitantes.

Já em 2012, último ano que permite comparação entre estados, segundo o estudo de 2015, lançado recentemente (Pág. 31, disponível em http://www.mapadaviolencia.org.br/pdf…/mapaViolencia2015.pdf), este índice caiu para 28,8, permitindo que o Pará deixasse a terceira para a décima colocação.

Mesmo assim, não há o que se comemorar. E os fatos recentes que só não entristecem aqueles que fizeram do vale-tudo a forma para manter ou obter poder e dinheiro, mostra que temos que estar alerta e recorrendo a intensificação de ações, que mesmo não alcançando as causas da violência - que vão além do aparato policial e de segurança-, reduzem sofrimento e dor.

O enfrentamento do problema com a seriedade necessária se dá em diferentes campos, e é inegável que estamos buscando trabalhar em todos eles.

No que se refere ao efetivo das polícias, aprovamos lei que garantisse sua ampliação, realizamos concurso, admitimos mais de 2 mil novos policiais, trabalhamos a questão das promoções e melhoramos substancialmente a remuneração. 

Agora, estamos em fase de licitação de novos concursos. E enquanto isso se realiza, autorizamos a chamada de policiais da reserva para um reforço emergencial. 

Também quanto à estrutura, equipamentos e logística, ampliamos e substituímos a frota por carros mais potentes e confortáveis, ampliamos o número de helicópteros e lanchas, além de adquirirmos um avião para transporte da tropa. 

Sem falar nas inúmeras unidades construídas e em construção e na individualização do armamento para os policiais militares. 

Avançamos também na linha da prevenção, ampliando e estruturando o Propaz, que, cada vez mais, aumenta sua capacidade de atuação e abrangência, sendo hoje, inclusive, uma experiência de política pública reconhecida por organismo da ONU (Organização das Nações Unidas), em relatório recente.
Amigas e amigos,

Certamente tudo é pouco diante da gravidade e sensibilidade da questão, mas não podemos admitir que aproveitadores, inconformados com a derrota no último pleito e sempre de olho no próximo, usem um momento delicado e a dor das pessoas, para confundir, manipular, denegrir a imagem do Estado e destruir a autoestima da nossa gente, na velha aposta do quanto pior / melhor. 

Não! 

Que o tempo e a vida contribuam para que eles percebam que sua derrota nas eleições se deve a sua própria história e comportamento, e não a mim e ao povo paraense. 

Quem, verdadeiramente, pretende um mundo melhor, tem que procurar ser melhor pro mundo.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...