Banners


Create your own banner at mybannermaker.com!

quinta-feira, junho 11, 2015

Empresários do estado do Tocantins apoiam Concurso Nacional de Redação para Educadores, "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges".




































O município de Araguaína no estado do Tocantins, será palco de entrega do "Prêmio Educadora Estela Nomey Borges", do Concurso Nacional de Redação para Educadores, cuja inscrição foi aberta no período de 15 de maio ao dia 15 de julho do ano em curso.

Esta é a segunda versão deste prêmio que visa homenagear a professora ESTELA NOEMY BORGES, pelo seu relevante serviço prestado a educação deste país, quando se mudara de sua terra natal no estado de Goiás, no ano de 1982, para explorar o ramo comercial na área de confecção no então povoado denominado "Rio Verde", pertencente ao município de Marabá, hoje município de Parauapebas, e em lá chegando, vendo uma grande quantidade de crianças fora da escola, por não existir ainda naquela "corruptela" em território marabaense, nenhuma instituição pública ou privada de ensino que pudesse acolher aquela quantidade de seres indefesos ainda em fase de formação, abandonou seu sonho de se tornar uma grande empresária do ramo de confecções, desocupou a sua casa transformado-a em uma escola de ensino fundamental, passando a morar em uma pequena palhoça, dando início ao curso de alfabetização inteiramente gratuita para todas as crianças daquela comunidade. 

Inspirada no exemplo de sua avó Eurides Santana, que também dedicara sua vida ao ensino gratuito de crianças, e que naquele ano viria a falecer, deu a sua escolinha, o nome de sua querida avó em homenagem por tudo que fizera em vida pela educação. 

Como a cada dia crescia o número de crianças atendida pela única escola de alfabetização existente naquela localidade, a professora Estela Noemy Borges procurou o prefeito de Marabá para que o mesmo ajudasse na contratação de professores para atender a demanda dos seus alunos. 

O prefeito prontamente atendeu a sua solicitação, não só na manutenção de duas professoras assalariada, manteve o nome da Escola dado pela sua fundadora, como também, a manteve como sua diretora. 

Após a emancipação política e administrativa de Parauapebas em 10 de maio de 1988, a professora Estela Noemy Borges continuou frente a Escola Eurides Santana por mais alguns anos, até ser substituída por outra professora. 

Dando sua missão por encerrada neste município paraense, retornou ao convívio de seus familiares no município de Araguaína, estado do Tocantins. 

Esta é a origem da criação deste prêmio criado pelo nosso blog, que se materializou no ano passado, através do primeiro concurso nacional de literatura, cuja cerimônia de entrega do prêmio (troféu) aos vencedores, aconteceu no município de Paraupebas, com a presença da homenageada que se deslocou de Araguaína para se fazer presente àquele que seria o primeiro de uma série de concursos culturais sem fins lucrativos, sempre em homenagem a essa baluarte e pioneira da educação no município de Parauapebas, estado do Pará. 

Este ano resolvemos contemplar a cidade de Araguaína como a anfitriã da cerimônia de entrega do "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges", por vários motivos. 

O primeiro motivo, é exatamente porque a nossa homenageada está residindo naquela bela cidade, aonde residem a maioria de seus familiares, inclusive sua genitora, filhos, netos e irmãos. 

O segundo motivo, é homenagear os educadores do Brasil inteiro, através dos educadores do estado do Tocantins, já que a entrega dos prêmios será no "Dia do Professor". 

E o terceiro, e último motivo, é homenagear o segmento empresarial de Araguaína, através dos empresários daquele pujante município que se tornaram nossos parceiros neste grande e inédito evento, que será um grande marco na história do estado de Tocantins, tendo como palco principal da cerimônia de entrega dos prêmios e brindes aos vencedores deste segundo certame cultural a nível nacional, este valoroso município tocantinense.

Aproveitamos a oportunidade para agradecer ao Presidente da Câmara Municipal de Araguaína, vereador Marcus Marcelo de Barros Araújo, juntamente com seus demais colegas, representantes daquele Legislativo Municipal, por liberar o auditório do mesmo para a realização da cerimônia de entrega do "Prêmio Educadora Estela Noemy Borges" aos vencedores do Concurso Nacional de Redação para Educadores, no dia 15 de outubro de 2015. 

Leiam a seguir, o REGULAMENTO DESTE CONCURSO:


REGULAMENTO DO CONCURSO DE REDAÇÃO PARA EDUCADORES 2015.


DOS PARTICIPANTES


Artigo 1º:
Poderão participar professores lotados em instituições de ensino da rede pública e privada, do ensino fundamental ao nível superior, do Brasil inteiro.


DAS INSCRIÇÕES


Artigo 2º:
As inscrições são gratuitas e estarão abertas no
Período de 15 de maio a 15 de julho de 2015.
Artigo 3º:
A inscrição deverá ser feita pelos e-mails: valterdesideriob@gmail.com/ valterbt@gmail.com


Artigo 4º: Os trabalhos inscritos não serão devolvidos, ainda que os mesmos não sejam classificados.
Art. 5º
Ao se inscrever, o participante autoriza automaticamente
a utilizar, publicar e reproduzir, por meio de jornais, revistas, rádio e internet e CDs o conteúdo, respeitando-se a propriedade intelectual do autor da redação.
Artigo 6º:
A redação deve ser digitada em fonte Times New Roman, corpo 1 2,
espaço simples, em no máximo 3.000 palavras.
Artigo 7º:
A redação deverá inserir-se no Gênero Dissertativo
Artigo 8º:
A redação não poderá:
a) Causar danos materiais ou danos morais a terceiros;
b) Conter dados ou informações que constituam ou possam
constituir crime (ou contravenção penal), ou que possam ser entendidos como incitação a prática de crimes;
c) Constituir ofensa à liberdade e à crença;
d) Revestir-se de conteúdo que implique discriminação
ou preconceito de raça,
cor, etnia ou procedência nacional ou regional;
e) Fazer propaganda eleitoral;
f) Ter sido produzido por terceiros.


DA PREMIAÇÃO


Artigo 9º:
Serão premiados a primeira, segunda e terceira redação escolhidos, com:


1 º Lugar - Troféu “EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES”,
e um Notebook.
2 º Lugar – Troféu “EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES”,
e um Tablet
3 º Lugar – Troféu “EDUCADORA ESTELA NOEMY BORGES”,
e um Tablet


DO RESULTADO E DA PREMIAÇÃO


Artigo 10º:
A premiação acontecerá no dia 15 de outubro (Dia do Professor) do ano em curso, no auditório da Câmara Municipal de Araguaína, Rua das Mangueiras, 10 - Centro - TO. 


Artigo 11º:
As 10 (dez) melhores redações selecionadas, serão
divulgadas pelo jornal local do município ( sugestão)


SELEÇÃO E COMISSÃO JULGADORA
Artigo 12º:
Serão convidados 3 professores de literatura e ou redação para a seleção das melhores redações.


DISPOSIÇÕES FINAIS
Artigo 13º:
Não poderão concorrer os membros das Comissões Especiais e Organizadoras.
Artigo 14º:
A participação no concurso implica no conhecimento e na aceitação, pelo candidato, de todas as disposições deste regulamento, sendo desclassificados os trabalhos que não atenderem as regras nele contidas
Artigo 15º:
Os casos omissos serão resolvidos pela Comissão Organizadora
Presidente da Comissão Organizadora do Concurso Nacional de Redação para Educadores 2015.



Vereador Marcus Marcelo de Barros Araújo - Presidente da Câmara Municipal de Araguaína - TO.







Empresário Vital José de Lima Neto

















Empresário Vital "Kakareko Locações", e Caelson Coelho "Arcoiris".


Empresário Alves "Distribuidora de Livros" e Vital.



Empresário Claudio "Kakareko Disk Entulhos".







































































































Empresário Gaspar Ordemiro "Panela Cheia" um dos patrocinadores do evento representando o Pará.

Nenhum comentário:

Pastor Davi Passamani abriu novo local de culto em fevereiro após renunciar cargo em igreja depois de investigações de crimes sexuais Polícia Civil disse que prisão preventiva foi necessária porque pastor cometeu crimes usando cargo religioso.

Advogado alegou que prisão do pastor faz parte de ‘conspirações para destruir sua imagem’. Por Thauany Melo, g1 Goiás 07/04/2024 04h00.    P...